.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SARNEY RECEBE PLACA COMO PERSONALIDADE NOTÁVEL DO TURISMO BRASILEIRO


Personalidade Notável do Turismo Brasileiro. Esse foi o título, inscrito em uma placa de bronze, que o presidente Sarney recebeu na manhã desta quinta-feira (3). A honraria foi concedida pelo presidente da Confederação Nacional do Turismo Brasileiro (CNTur), Nelson de Abreu Pinto, que estava acompanhado do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Leomar Quintanilha (PMDB/TO), além de outras autoridades ligadas ao setor. Para Nelson de Abreu, o presidente do Senado é “sem dúvida alguma, merecedor da homenagem pelos relevantes serviços prestados à causa do turismo econômico no Brasil e pelo apoio concedido à nossa confederação”.

Sarney agradeceu a homenagem e afirmou que o turismo é um setor que merece muitos incentivos pelas inúmeras oportunidades que oferece ao desenvolvimento do país e para a melhoria da distribuição de renda da população. “Considerando o número de empregos que o turismo cria e o montante de riquezas que gera, o setor é um dos mais promissores tanto para o cidadão que conseguiu terminar uma faculdade, quanto para grande faixa de população que faz cursos técnicos”, disse o presidente do Senado.

Na oportunidade, o senador Leomar Quintanilha relatou a Sarney o teor de um projeto de sua autoria (174/09), que se encontra em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, criando o Sistema S do Turismo, por meio do Serviço Social do Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo, que devem ficar ligados à CNTur. De acordo com o senador, a criação do Sistema S é necessária para atender à demanda latente de qualificação do setor. Quintanilha argumentou que a iniciativa não criará novas despesas nem para o governo, nem para o setor privado. “Ele irá tão somente remanejar a contribuição compulsória dos 2,5% devidos sobre a folha de pagamento das empresas ligadas ao setor, recolhida atualmente para o comércio”, explicou.

Leomar Quintanilha defendeu ainda que o modelo no qual o Sistema S foi planejado se baseia em novos paradigmas de desenvolvimento sustentável e que deverá atuar, exclusivamente, na capacitação e desenvolvimento profissional do turismo. Desde já, afirmou o senador, estão sendo firmados convênios com mais de 100 instituições de ensino superior do turismo de todos os estados brasileiros. Na área social, também já foi firmado um termo de cooperação com o Ministério do Esporte e com a Confederação Brasileira de Clubes para a utilização da estrutura física e equipamentos de mais de 1000 clubes sociais e esportivos nos 26 estados e no Distrito Federal, para ações de desenvolvimento social e humano dos trabalhadores no turismo e seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário