.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 11 de março de 2010

MARANHÃO TRILHA UM NOVO CAMINHO DE DESENVOLVIMENTO


Foi aberto nesta quinta-feira (11), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, pelo ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, e pela governadora Roseana Sarney, o XVIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte e a Hidrovia do Parnaíba.


Também participaram da abertura o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon), Alberto Polo Perira; o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho; e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Luiz Fernando Renner.


O encontro tem como objetivo promover parceria entre governos federal e estadual, iniciativa privada e sociedade civil organizada para discutir e buscar, de acordo com as potencialidades do Corredor, soluções de transportes e logística para o desenvolvimento da região.


Na ocasião, o ministro Pedro Brito anunciou a classificação dos portos que compõem as três categorias (Portos Nacionais Estratégicos, Regionais Estratégicos e Regionais Complementares) da lista de prioridades, aprovada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "O Porto do Itaqui está incluído entre os sete mais importantes portos brasileiros na categoria Portos Nacionais Estratégicos. Não se trata apenas de uma seleção comum, é uma questão prática de garantir investimentos que serão importantes para o estado e para todo o país", enfatizou.


A governadora Roseana Sarney, que, em seu pronunciamento, destacou as ações e os programas articulados em sua gestão, comemorou o resultado. "O Maranhão trilha um novo caminho de desenvolvimento. Estamos investindo na expansão com a construção de dois novos berços para o Itaqui para ajudar a atender as demandas dos grandes projetos que já estão sendo implantados no estado e, a partir de agora, com esta notícia, temos a certeza que receberemos ainda mais apoio do governo federal", declarou. "O meu governo está trabalhando firmemente para alcançarmos, o mais rápido possível, uma integração regional que nos torne cada vez mais fortes e competitivos", completou.


O Encontro é promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon) e é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sinc), e pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).


Para esta tarde, está prevista ainda uma vistoria às obras de expansão e modernização do Porto do Itaqui (MA), financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do governo estadual pelo ministro Pedro Brito. A visita também inclui a ida ao canteiro de obras do berço 100 (em construção), berços 101 e 102 (em recuperação), além de informações sobre o projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e as atividades de dragagem dos berços 100 ao 103.
FONTE PORTAL IMIRANTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário