.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Senado brasileiro é pioneiro na utilização da Internet


Na estréia do novo portal do Senado o presidente José Sarney apontou a Internet como caminho para a democracia direta, porque abre espaço real para a participação do cidadão no processo legislativo e nas decisões de Governo. "Quero recordar que o Senado brasileiro, antes mesmo do Senado americano, colocou sua página na Internet", disse.

"Até então o Senado não tinha nada desses meios de comunicação modernos e tivemos que criar do nada todo esse sistema de comunicação que temos hoje com Internet, televisão, rádio, jornal e agência de notícias", relembrou Sarney, emendando: "A Internet é outra etapa da sociedade humana. A modernização administrativa do Senado, que atualmente se discute, passa pela Internet".

O novo sistema permite ao público maior facilidade para o acompanhamento das atividades do Senado, seja através de vídeo, áudio ou texto. Também está mais fácil e ágil o acesso a todas as informações contidas no site – da tramitação dos projetos, sessões até agenda e contatos com os senadores.

Sarney contou que, quando assumiu a presidência do Senado, em 1995, preocupava-se com o papel das novas mídias no processo de interação do poder legislativo com a sociedade e trabalhou para isso. Depois, ressaltou o papel do Secretário de Comunicação, Fernando Cesar Mesquita, relembrando que ele, como seu "braço direito", esteve à frente do trabalho de modernização na comunicação do Senado – agora, na renovação do site e, antes, na criação do sistema de informação do Senado.

Animado, Sarney também falou de suas sugestões para novo site do Senado. Lembrou que, quando seus assessores lhe mostraram pela primeira vez o novo portal, ele sugeriu que fosse construído um guia do usuário (tutorial) para ser exibido na TV Senado. Esse guia será importante, segundo ele, para mostrar ao cidadão todos os recursos e informações que estão a sua disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário