.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ALDEIAS ALTAS 50 ANOS: UM CELEIRO DE ARTISTAS.



A cidade de Aldeias Altas não é só terra de poetas e escritor, mas sim também de representantes de outras modalidades da cultura Brasileira.

Iremos falar um pouco nesta postagem do músico instrumentista José Maria da Silva(foto) o maior banjista da região.

Na extrovertida conversa em que tivemos, com o mestre em musicalidade, disse que não se sente constrangido por ser chamado de “Negro dos Espetos” apelido da qual eles foram chamados no inicio da fama, porque eram três irmãos.

Quando ele mesmo auto se intitulou de “Negro dos espetos”; perguntamos se ele não se incomodava com esse apelido, ele disse: “Para mim, não há problema nem um, tudo começou assim jamais negarei nossa historia,” lembra José Maria.

Bem humorado e bastante receptivo, o Banjista que ganhou fama no auge de sua carreira até no Rio de Janeiro, Pernambuco e outras paragens Brasileira, é um arquivo vivo da história da região.

Apesar de ser um homem de visão, José Maria diz que sempre se escondeu na zona rural, no que ele chamou de mato, para não ser levado para os grandes centros urbanos. Mesmo assim, Piauí e Maranhão, conheceram de perto o ícone do pau e corda dos tempos antigos da nossa região.

Aos 86 anos de idade, José Maria conversa francamente com a equipe do portal leste maranhense, e conta um pouco de sua historia. Amigo de alguns políticos do passado como o ex-governador Eugenio Barros, e político contemporâneo como Paulo Marinho. Entre figura ilustre da cidade de Caxias, ele se lembra de Aniceto Cruz, e outros.

A cada momento, Zé Maria fala de passagens de sua vida entre as tocadas e outros ramos profissionais. Longe de ser um individualista ele lembra todos os companheiros, que iniciaram a careira com ele que na época tinha 28 anos de idade usufruindo com ele os 20 anos de sucesso.

Morando no povoado Barro Seco, em sua propriedade, José Maria ainda nos mostrou o banjo com 08 cordas que em suas mãos só faltava falar.

O portal leste maranhense presta essa justa homenagem ao grande tocador José Maria e conseqüentemente a cidade de Aldeias Altas, pelo o seu Jubileu de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário