.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ALDEIAS ALTAS 5O ANOS: MUITAS HISTÓRIAS A SER CONTADAS.

Casa grande de seu antonio Rodrigues Bom Lugar



casa grande de seu Dizidero Jenipapairo.

Em nossas andanças pelo o município de Aldeias Altas, encontramos histórias curiosas que merecem ser contadas um pouco nesse período em que o município de Aldeias Altas, comemora meio século.

Uma delas é o de seu Antonio Rodrigues, um homem que viveu e fez historia em Aldeias Altas, na zona Rural no povoado Bom Lugar.

O pouco que se sabe de Antonio Rodrigues é que ele chegou à região, vindo de São Luís, MA, e era Militar. Com a postura herdada nos quartéis, Antonio Rodrigues adotou uma filosofia de vida exercida na família e em sua propriedade.

Embora Respeitado e temível, Rodrigues era uma figura carismática, e servidor. Ninguém ia a sua casa precisando de ajuda, para não ser atendido.

Não era muito simpático ao sistema político contemporâneo de nossa Federação, mas segundo fatos históricos era um verdadeiro simpatizante do comunismo.

Inteligente e muito atencioso, Antonio Rodrigues viveu sempre a frente de seu tempo. Como um monumento, contando a sua historia está à residência ali no povoado Bom Lugar.

Ali próximo ao Bom Lugar, no povoado Jenipapeiro, viveu um rival de Antonio Rodrigues o alto de data, chamado Dizidero.

Dizidero era um advogado nato. Ganhava questões onde quer que fosse. Uma delas que lhe rendeu fama e reconhecimento foi contra o próprio Antonio Rodrigues.

Segundo o professor e historiador de Coelho Neto, Nonato Sampaio, já falecido, Dizidero era do Piauí. Suas primeiras façanhas aqui no Maranhão que ganharam notoriedade foi ser prefeito da cidade de Coelho Neto. Comprando o povoado Jenipapeiro, o ilustre piauiense passou a morar no município de Aldeias Altas.

Segundo relatos de moradores antigos da região, Dizidero era organizado e Justiceiro com seus moradores. A tolerância era zero. Certa feita, ele correu com um morador de sua propriedade, simplesmente, porque comeu um mamão sem a sua autorização e sem a de sua esposa Luisinha.

Dizidero era dono de uma invejável Biblioteca com um acervo literário histórico.

Dizidero deixou um legado inesquecível, que jamais será esquecido. O que resta ali no Jenipapeiro, que marcou a sua historia é a casa grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário