.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Governo reativa Conselho Estadual de Turismo



Manter um canal de diálogo aberto com a sociedade civil para debater questões relevantes ao desenvolvimento do setor turístico maranhense. Esse é o objetivo da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) ao reativar o Conselho Estadual de Turismo do Maranhão, que voltou a se encontrar na tarde de ontem, na sede da pasta, no Calhau.

Formado por 25 membros titulares e 25 suplentes, o Conselho é uma instituição que tem o papel de garantir a participação da sociedade civil na definição das políticas públicas aplicadas pelo poder público em âmbito estadual. “Reativando o Conselho, estamos dando mais um passo para a democratização e o fortalecimento do setor. Temos uma gestão pautada no diálogo e a reativação do conselho é uma prova disso”, pontuou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Na reunião, o turismólogo Bruno Mezenga, representante da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Maranhão foi eleito o presidente do Conselho. “A nossa expectativa é que, a partir de agora, com a sociedade civil andando lado a lado com o poder público, possamos trabalhar mais intensamente a agenda positiva do turismo maranhense”, destacou.

Regionalização

Durante a reunião, os representantes do conselho também aprovaram a atualização do novo mapa do turismo brasileiro, realizado pela equipe da Sectur após visitas técnicas realizadas aos 10 polos turísticos do Maranhão. Pela atualização, a partir de agora, 45 municípios farão parte da composição dos polos.

O mapeamento faz parte do Programa de Regionalização (PRT), do Ministério do Turismo (MTur), que prevê a atualização do Mapa do Turismo brasileiro em 2016. O Mapa do Turismo é um instrumento que possibilita o desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada.

“Somente a partir da aprovação do Conselho vamos encaminhar a atualização do novo mapa do turismo brasileiro para o Ministério do Turismo e ficarmos aptos a pleitear verbas federais para desenvolver ações e projetos em prol do turismo no Maranhão”, explicou o secretário adjunto de turismo da Sectur, Hugo Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário