.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Comitiva da Secretaria de Agricultura faz visita a Casa Familiar Rural de Buriti-MA

Uma comitiva da Secretaria de Agricultura de Buriti esteve dia 28 de janeiro, na Casa Familiar Rural, para vê de perto como anda o projeto, visto que, um dos objetivos da Secretaria para esta administração é fazer da Casa Familiar Rural um instrumento de aprendizado e capacitação dos filhos dos Agricultores e das famílias nas melhorias técnicas da agropecuária e da política de desenvolvimento Rural.
Atualmente a Casa tem 28 alunos matriculados, mas só freqüentam 19. Esse fracasso é por causa da falta de apoio do poder público local.

As matrículas para formação de uma nova turma que deve começar em março, estão abertas, tem 5 alunos matriculados mas a proposta é formar uma turma de 30 alunos .

No momento, a maior dificuldade da Casa, está na alimentação dos alunos, os quais ficam 15 dias, em regime de internato, onde precisam tomar café, lanchar, almoçar e jantar e a estrutura da casa não permite produzir nada.
O projeto da secretaria, em médio prazo é murar a área que mede um hectare, cavar um poço artesiano, montar um projeto manda La com aviário, tanque de peixe, cultivo de batata doce, macaxeira, cheiro verde, feijão vargem, milho e etc. para garantir a alimentação dos alunos.

Arquimedes participa da entrega de cartões do Programa Bolsa Escola…

O prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar (PTB), participou nesta terça (31), de uma mobilização realizada pela Secretaria de Assistência Social para entrega de cartões do programa Bolsa Escola (Mais Bolsa família).

A ação atende as famílias que por algum motivo não foram localizadas pelos Correios. Ao lado da Secretária de Assistência Social Elaine Lopes, o prefeito destacou a importância e o alcance social do projeto.
“Esse é um dos programas sociais mais importantes do governador Flávio Dino, que atende a necessidade dos alunos de baixa renda com acesso aos materiais escolares e proporciona um incremento na economia local, já que habilita os comerciantes a participarem da iniciativa”, disse ele.

Participaram do evento o Assessor de Articulação Política do Estado Francisco Duduzinho, o Presidente da Câmara Pedro Medeiros, além de vereadores e secretários.


ASCOM

Prefeito Zé Farias e a secretária Cláudia realizam entrega dos cartões do Mais Bolsa Família em Brejo-MA

Prefeito da cidade de Brejo-MA, Zé Farias, participou nesta sexta (27), da entrega dos cartões do programa Mais Bolsa Família, programa este que contribuirá para uma melhor distribuição de renda no município suprindo a necessidade de vários lares.


Prestigiando a entrega esteve presente o presidente do CMDCA Eduardo e Adilio Gomes coordenador ACECTMA da regional de Chapadinha.
A secretária de Assistência Social Cláudia deu as boas-vindas as famílias e agradeceu pela presença das demais autoridades que se fizeram presentes no ato da entrega, neste evento que contribuirá favoravelmente a população mais carente.
O prefeito Zé Farias e a secretária Cláudia, estão confiantes com seus apoios em especial sua nova equipe de governo que juntos farão um verdadeiro trabalho de amparo para corrigir as mazelas sociais do município e darão um considerável suporte as famílias de Brejo-Ma. 
A realização da entregas dos cartões do programa Mais Bolsa Família, trouxe e se tornou uma ajuda significativa para aquisição de material escolar e beneficiando a cidade fazendo a circulação de recursos, gerindo renda ao município.



SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BURITI – MA CONVOCA BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA ESCOLA PARA RECEBEREM SEUS CARTÕES

A entrega começa próxima quarta-feira (1/2) e vale para aqueles que ainda não receberam seus cartões.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Buriti-MA comunica aos beneficiários do Programa Bolsa Escola que ainda não receberam seus cartões que nos dias 1 e 2 de fevereiro, a partir das 8h, vai fazer a entrega dos mesmos. Os beneficiados devem se dirigir ao CAP (Centro de Apoio Pedagógico), localizado na Avenida Coronel Lino , Centro,
A entrega seguirá conforme as letras iniciais dos beneficiários:
Ø DIA 01 - Beneficiários com inicias de “A a L”.
Ø DIA 02 - Beneficiários com iniciais de “M a Z”.



Do Correio Buritiense.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Flavio Furtado, o nome que jamais será esquecido

O memorável discurso de Flávio Furtado (PDT), ao passar o município de Duque Bacelar as mãos de seu sucessor Jorge Oliveira (PCdoB),ficará marcado na memória daqueles que presenciaram a cerimônia da posse realizado no auditório da educação no dia (01).

O ex-prefeito Flávio deixou as boas lembranças nos bacelarenses, de um recomeço marcado por incontáveis desafios e a gloria de desarticular um dos maiores impérios políticos da cidade que hoje sobrevivi, calejado e fadado ao insucesso infindo, os “Bularmaquis”.

As embargadas e emotivas palavras que finalizaram um mandado de oito anos de mudanças e feitos progressistas, Flávio Furtado pôde relatar esmiuçadamente seu empenho e dedicação enquanto gestor e defensor de um povo que lhe confiou a cidade para governar. 

As conquistas foram visíveis como: centenas de casas, pavimentação asfáltica, dezenas de estradas vicinais, quadras esportivas, estádios de futebol, escolas na zona rural e urbana, postos de saúde, a final do maranhão junino como conquista cultural, reconhecimento ao esporte com a realização de torneios e o 9° Rally que contou com dezenas de participantes.

Descomunal é o orgulho nutrido por sua gente, em especial suas raízes, esposa e filhos, que passaram a ver no filho, irmão, marido e pai um exemplo de homem que os enche de orgulho passando a ser seguido e um nome que jamais será esquecido.

Ficando a responsabilidade de Jorge Oliveira continuar com o legado, mantendo a cidade no rumo certo, isso sem dúvidas o fará, pois seu nome já é sinônimo de trabalho.

A história de Flávio Furtado ainda será motivo para muitos capítulos, que precederá outras conquistas.


Aguardem!...


Casa Dona Galiana: Criando cidadãos para o amanhã

A CASA DONA GALIANA é uma realização da FUNDAÇÂO CRISTO REDENTOR em parceria com a Loja DE UM TUDO, está localizada na rua  Armando Farjado, S/N – Centro , nesta cidade.

O nome Galiana é uma homenagem à mãe do empresário Luís Serra, que junto com a sua esposa Derlane Serra idealizaram, coordenam e mantêm o projeto em pleno funcionamento.

A CASA DONA GALIANA é uma casa de apoio pedagógico. Atende atualmente 54 crianças, no contra turno escolar, com faixa etária de 04 a 14 anos. Destas 54 crianças assistidas 28 são oriundas das escolas municipais (São Francisco, José Sarney, Benedito Duarte, Diego Bacelar, Leozinho Sabido, Raimundo Guanabara, Tia Lúcia e Moacyr Bacelar), 22 da Escola Espírita Maria de Nazaré e 04 da Escola Maria Regueira dos Santos.

As crianças assistidas recebem apoio pedagógico e realizam outras atividades tais como: aula de informática, leitura compartilhada, produção textual, jogos matemáticos, jogos de língua portuguesa, teatro com fantoches, aulas de capoeira, cineminha, canto coral, partitura com flauta e desenho grafite.

A Casa Dona Galiana tem como SLOGAN: “CRIANDO CIDADÃOS PARA O AMANHÔ, pois visa aperfeiçoar o desenvolvimento dos processos sociais, cognitivos e motores das crianças assistidas.


·        Realizar atividades para o desenvolvimento dos processos sociais, cognitivos e motores dos participantes;
·        Fortalecer os vínculos das famílias dos participantes do projeto;
·        Formalizar parcerias para a realização de atividades pontuais e continuadas.

A permanência da criança na Casa Dona Galiana deve respeitar os seguintes requisitos:
·        Assiduidade e pontualidade
·        Respeito ao próximo, especialmente professores, colaboradores e voluntários
·        Convivência com os demais participantes
·        Evolução cognitiva
Atualmente o trabalho da Casa Dona Galiana é desenvolvido por nove profissionais:
01-Claudilene Oliveira (Pedagogia e especialização em Supervisão Escolar) - Gestora
02 -Tatiana Ferreira (Pedagogia) – orientadora pedagógica
03 -Ana Lúcia (Pedagogia e especialização em Psicologia da Educação) – orientadora pedagógica
04 -Domingos de Jesus (Ensino Médio) – Caseiro e zelador
05 –Márcio Luiz Sousa (Pedagogia e curso de extensão em musicalização) -  professor de música
06 – Rosilene Costa (Pedagogia e especialização em Psicopedagogia e em Arte e  Educação para o Ensino de Música) - professora de música
07 – Antonio Melo (Ensino Médio) – professor de capoeira
08 – Fagner Carvalho (Ensino Médio e cursos de extensão em desenhos com grafite) – orientador de desenho com grafite.
09 – Tiago Carvalho (Ensino Médio) – orientador de desenho com grafite

A Casa Dona Galiana, ainda tem atualmente a colaboração dos voluntários:
·        Erick Macgregor ( Técnico em Informática IFMA integrado ao Ensino Médio)  - orientador aulas de informática
·        Moniely Araújo (Técnico em Informática IFMA Integrado ao Ensino Médio) – orientadora aulas de informática
Obs: Ambos cursando o IFMA.


A Casa Dona Galiana, funciona de segunda a sexta, das 07:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00. 


Venha conhecer de perto nosso trabalho. 




Associação do povoado Açará recebe visita das comitivas das secretarias de Assistencia Social e Agricultura

Uma comitiva da Secretaria de Agricultura de Buriti-MA, juntamente com a Secretaria Municipal de Ação Social e a primeira dama do município, Gicele Lages, compareceu, na última quinta-feira (26/1), no povoado Araçá, aproximadamente 18 km da sede do município, para visitar os trabalhos da Associação de Produtores daquela localidade que está recebendo R$ 198.412,00 da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para comprar a produção de 27 famílias cadastradas no Programa de Compra e Doação Simultânea.
A associação tem um campo de 21 hectares já preparado para cultivo de arroz, milho e outro campo de 25 hectares onde pretendem plantar feijão. Os agricultores, por meio da associação, já receberam sementes de milho e arroz da AGERP, e estão aguardando as sementes de Feijão. Além do arroz, milho e feijão, os associados poderão vender outros produtos como: cheiro verde, coco babaçu, alface, laranja, abacaxi, pequi, bacuri, jaca, goiaba, limão, banana, macaxeira, abobora, tudo que produz na roça.
A associação compra os produtos dos associados e repassa para o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS que faz a distribuição dos produtos.
Os produtores estão animados porque, além de venderem seus produtos, vão receber assistência técnica da secretaria de agricultura.




sábado, 28 de janeiro de 2017

Deputado Fábio Braga destaca investimentos de R$ 730 milhões no Porto do Itaqui e nos terminais de ferryboat


O deputado Fábio Braga (SD) participou, no Palácio dos Leões, ao lado do governador Flávio Dino e do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, da solenidade de apresentação do balanço financeiro e operacional 2016 da EMAP. Na ocasião, foram anunciados investimentos de R$ 730 milhões na infraestrutura, na segurança e na ampliação, previstos para o Porto do Itaqui e para os terminais de ferryboat em 2017.

O parlamentar reconheceu que os investimentos ratificam a política de desenvolvimento do governador em um dos maiores vetores de crescimento do Maranhão. Os investimentos de R$ 39 milhões – entre recursos próprios (R$ 34 milhões) e privados (R$ 5 milhões) – contemplarão a revitalização do sistema de combate a incêndios do Porto do Itaqui (berços 100 a 108) e instalações complementares para operacionalização do berço 108.

O governo informou que os recursos financeiros também vão contemplar a construção da unidade de segurança pública, a nova cobertura da Receita Estadual e melhorias no acesso principal do Terminal da Ponta da Espera; o novo sistema de iluminação da área primária; o novo Terminal do Cujupe e melhoria no controle de acesso de veículos e pessoas na área do Itaqui.

Na ocasião, o deputado Fábio Braga destacou os investimentos na infraestrutura do Porto do Itaqui e dos terminais de ferryboat, especialmente no novo Terminal do Cujupe, que receberá uma estrutura multimodal, integrando o transporte marítimo com o transporte rodoviário, beneficiando mais de dois milhões de pessoas que anualmente transitam na Baixada Maranhense.

POSTOS DE TRABALHO

Durante a solenidade, Flávio Dino anunciou que em 2017 teremos investimentos de R$ 730 milhões e reafirmou a importância da Emap e do Porto do Itaqui. “Os investimentos terão capacidade de multiplicar postos de trabalho. Hoje são 14 mil pessoas que trabalham diretamente e nas empresas na área do Porto do Itaqui. Os recursos vão modernizar, dar mais segurança e atrair outras empresas privadas para o Maranhão”, disse o governador. 

Em sua fala, Flávio Dino destacou o papel da Emap para a economia maranhense. Segundo ele, os investimentos, calculados em cerca de R$ 39 milhões, para ampliar da infraestrutura e da segurança do Porto do Itaqui e dos terminais externos são frutos da gestão proba e transparente, que beneficiarão milhares e se somam a outros R$ 692 milhões que o governo, em parceria com a iniciativa privada, fará no ano de 2017.

Já o presidente da Emap, Ted Lago, apresentou os resultados financeiros e operacionais alcançados em 2016 pela Empresa. “A partir de 2015 a Emap implantou um novo modelo de gestão e o Porto do Itaqui teve os melhores resultados de sua história, chegando a 21% de aumento na movimentação de carga e lucratividade de R$ 68,2 milhões já no final do primeiro ano”, informou.

Para Ted, os resultados são fruto de visão integrada do negócio portuário que equilibra melhorias em infraestrutura, mudanças na gestão, com foco em resultado e trabalho em equipe. “Apesar da quebra da safra de grãos ocasionada pela estiagem que impactou a movimentação de cargas, a Emap fechou o ano com 16,9 milhões de toneladas e manteve a saúde financeira”, avaliou. 


quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A saúde que recebemos... A saúde que queremos. Novo tempo nova história

 

No dia 23 de Janeiro de 2017 a Secretaria de saúde de Buriti realizou a 1º Reunião da Secretaria de Saúde no qual a equipe técnica mostrou os indicadores da saúde de Buriti do ano de 2016, no qual encontraram-se quase todos zerados.

O objetivo da reunião visou mostrar como a Secretaria de Saúde foi recebida pela atual gestão e como a equipe técnica planeja para melhorar esses indicadores, no qual a próxima reunião que será no fim do ano, buscara mostrar a melhora dos indicadores.
Da esquerda pra direita: Francisco, analista dos sistemas do SUS; Iracema Lages, Secretária Adjunta da Saúde; Rogério Marques Viana, Secretário de Saúde de Buriti; Zilene Noberto, Assessora de Planejamento em Saúde; Prefeito Naldo Batista; Rai Pablo, Biomédico; Chicão.

A sessão iniciou-se com a apresentação da equipe técnica que esta frente ao desenvolvimento das novas ações, dentre eles: Rogério Marques Viana, Secretário Municipal de Saúde; Iracema Lages, Secretária Adjunta da Saúde; Zilene Noberto, Assessora de Planejamento da Saúde; Alone Bruno, Assessor jurídico; Filho Canuto, Farmacêutico/Bioquímico; Rai Pablo, Biomédico e Mestrando em Ciências Biomédicas. A equipe apresentada não está medindo esforços para o desenvolvimento e melhora da saúde.

Após uma fala inicial do Secretário Rogério Marques Viana, no qual o Secretário ressaltou a importância da união de todos os funcionários para o a melhora dos indicadores e principalmente das equipes dos agentes comunitários de saúde, a assessora de planejamento, Zilene Noberto, prosseguiu mostrando como os indicadores deixados estavam baixos e precisariam da união de todos os profissionais da saúde para melhorar a situação que foi recebida.

Esteve presente na reunião: os agentes comunitários de saúde, os agentes de endemias, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares, alguns vereadores, como Andréia Costa, Enchente, Edvan Lafaete, os ex vereadores, sargento Vagner e Laudelino, o vice prefeito Antonio Flora e o prefeito Naldo Batista. Ao termino da reunião o atual Gestor Naldo Batista fez um pronunciamento onde houve muito entusiasmo por parte da nova equipe da saúde, onde o mesmo recebeu muitos elogios por não estar medindo esforços para a melhoria do sistema de saúde dos Buritienses. O mesmo ainda pediu paciência pois ele e o maior interessado em ver Buriti avançar em todos os sentidos, principalmente na Saúde, Educação e Segurança.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Arquimedes assina termo de pactuação técnica do Mais Bolsa Família…

O prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar (PTB), esteve presente nesta terça (24), na solenidade de assinatura do termo de pactuação técnica do programa Mais Bolsa Família.
Arquimedes durante assinatura do Termo

Durante o evento que contou com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB) e do Secretário de Desenvolvimento Social Neto Evangelista, foi estabelecido parcerias para melhorar o atendimento aos beneficiários e a funcionalidade do programa, que chega ao seu segundo ano, garantindo a compra de material escolar a mais de milhão de estudantes da rede pública de ensino.

“Fico feliz de cooperar com um programa como esse que contempla justamente as famílias mais carentes do nosso município. Esse ano o programa não será mais distribuído pelos Correios, logo a entrega será otimizada e bem mais rápida”, disse o prefeito.

Secretária de Assistência Social Elaine Lopes e colaboradores com o governador Flávio Dino

Arquimedes esteve acompanhado da secretária de Assistência Social Elaine Lopes e de colaboradores da pasta no município.


ASCOM

Américo de Sousa já prova do próprio veneno

O SINTASP-MCN, recebeu hoje (24), por meio de livre e espontânea pressão, os servidores públicos, que provocaram uma assembleia contrária a vontade da entidade.
O surpreendente para os servidores foi o fato que aparentemente o sindicato não estava em favor da classe, que incisivamente reivindicava seus direitos, a ponto de deixar acuado o presidente que logo, sem mais argumentos, encerrou a cessão.

Uma das desculpas utilizadas, durante todo esse tempo, foi uma suposta senha, que rapidinho apareceu, e a mais nova desculpa é o cruzamento de informações, vamos ver qual será a próxima...
Insatisfeitos com a falta de amparo sindical, alguns servidores foram para a porta da prefeitura pedir explicações da boca do próprio prefeito. Américo como não é besta, não deu nem as caras e enviou seu emissário Dr. Walquimar, que deu garantias que o pagamento referente ao mês de dezembro seria efetuado no prazo máximo de dez dias.

Aí fica a pergunta: Será que a criatura (SINTASP), se voltará contra seu “criador” (Américo), ou se tornará mais um sindicato “patronal” da vida.



Buriti-MA: Assistente social Gicélia e adjunta Alany Priscila e as novas conquistas para o município


O encontro em favor do projeto “Mais Bolsa Escola”, aconteceu neste último fim de semana, na regional de chapadinha. A capacitação foi realizada pela secretaria de estado e desenvolvimento social e combate à fome (SEDES).
Assistente social Giselia Lages e secretaria adjunta Alany Priscila
No município de Buriti estiveram presentes: Sendo representado pela assistente social, Giselia Lages e adjunta Alany Priscila, que atentamente participaram deste fortalecimento do projeto que desde o ano de 2016 passou a ser aplicado no estado, trazendo melhoria de vida ao povo maranhense.

A aquisição para inclusão de mais duzentas famílias no projeto Mais Bolsa Família foi possível, graças a participação efetiva das representantes e o apoio irrestrito do prefeito de Buriti, Naldo Batista (PCdoB), que estarão nesta terça e quarta na capital para fortalecer e assinar o termo de confirmação que pactuará o projeto.




Secretária de Assistência Social de Afonso Cunha visita a SEDES em São Luís…


A secretária de Assistência Social de Afonso Cunha Elaine Lopes esteve nesta segunda (23), na Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, em São Luís, em visita aos departamentos de Proteção Social Básica, Gestão Suas e Vigilância Socioassistencial para tratar de assuntos relacionados ao município.

Na oportunidade foi apresentado as normas do Termo de Pactuação Técnica do Bolsa Família (Mais Bolsa Família) a ser desenvolvido através de uma ação entre Estado e Municípios. Nesta terça (24), a equipe passará por uma capacitação e os prefeitos juntamente com o Governador Flávio Dino (PCdoB), deverão assinar o Pacto.


A assistente social Inayara Cristina, o agente administrativo Geovane Magalhães e a pedagoga Erlene Sales acompanharam a secretária durante a visita.


ASCOM

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Corpo encontrado no Rio Parnaíba em Buriti , pode ser da cidade de Duque Bacelar ...

Corpo da vítima boiando.
O corpo de um homem encontrado neste domingo (22) boiando nas águas do Rio Parnaíba, no povoado Mocambinho, a 13 km da sede de Buriti (MA) pode ser de um morador da cidade de Duque Bacelar Conhecido por Pé de baleia .

As informações que são repassadas pelos grupos no WhatsApp , dão conta que um familiar já se deslocou para o IML para o reconhecimento da vítima .

De acordo com as informações da Guarda, por volta das 10h da manhã de ontem (22), populares relataram que um corpo tinha sido visto boiando no Rio Parnaíba e, com a chegada de uma equipe da Guarda, junto a escrivã da polícia civil, foi possível retirar o corpo, uma equipe do IML foi chamada ao local pela PC.

A vítima, um homem, estava vestida em um short azul com o desenho de uma bandeira e, logo abaixo, a inscrição do nome MARANHÃO, amarrado com fitas nas duas 9pernas, uma na cor verde e outra vermelha.

A polícia não descarta a hipótese de homicídio. Após resultado do exame cadavérico, a Polícia Civil de Buriti-MA deve abrir inquérito para apurar a possível causa da morte.

Aguardem mais informações 



Do Correio Buritiense

Corrida em Codó

Na modalidade Corrida Rústica Elite Feminino, Larissa Nascimento Sousa levou a cidade de Caxias
Como tradicional prova desportiva em Codó, que abre oficialmente o calendário de eventos do município, a Corrida de São Sebastião é sempre uma grande atração para as famílias codoenses. A Prefeitura Municipal de Codó, por meio de sua Superintendência de Esporte, Cultura e Juventude, realizou na sexta-feira, dia 20, a 28ª edição da Corrida de São Sebastião, a primeira realizada pelo governo Mais Avanço, Mais Conquistas. O público foi às ruas para prestigiar e acompanhar as sete modalidades da tradicional prova em homenagem ao padroeiro da cidade.

Em sua edição 2017, a Corrida de São Sebastião veio com uma inovação: a caminhada das mulheres, organizada pelo Departamento de Políticas Públicas das Mulheres. Na abertura do evento, o Prefeito Francisco Nagib e a Primeira Dama e secretária de desenvolvimento social, Agnes Oliveira, desceram o percurso das provas em caminhada com as mulheres participantes, fato inédito na festividade.

Mais uma vez, o sucesso da Corrida de São Sebastião proporcionou grandes disputas nas provas de corrida rústica e nas de ciclismo, com a participação de atletas codoenses, de outras partes do Maranhão e de outros estados, como Piauí, Tocantins, Ceará e Pará.
Mais uma vez, o sucesso da Corrida de São Sebastião proporcionou grandes disputas nas provas de corrida rústica e nas de ciclismo, com a participação de atletas codoenses, de outras partes do Maranhão e de outros estados, como Piauí, Tocantins, Ceará e Pará. Na modalidade Corrida Rústica Elite Feminino, Larissa Nascimento Sousa levou a cidade de Caxias mais uma vez ao lugar mais alto do pódio. Na Corrida Rústica Elite Masculino, Adelson Alves Rodrigues, de Barão de Grajaú, cravou 24’46” e levou a medalha de ouro.

No Ciclismo Elite Feminino, o primeiro lugar ficou com a ludovicense Keyla, que ficou com o primeiro lugar, marcando 36’42” no relógio. Entre a elite codoense no ciclismo, e vitória ficou com Sheyla Cristina, seguida por Maria Joana e Laila Lima. Ao final de todas as provas, o prefeito Francisco Nagib agradeceu ao empenho de toda a organização, parabenizou os atletas e entregou troféus, medalhas e as premiações aos atletas no pódio.

“É muito gratificante participar deste evento, já desde cedo com as mulheres, depois sentir a grande presença do público nesta 28ª edição da Corrida de São Sebastião. É a primeira em nossa administração e temos a alegria de ter saído tudo bem, com sucesso no número de participantes e sucesso de público. Queremos agradecer a todos os secretários envolvidos, a equipe da Superintendência de Esporte, Cultura e Juventude, aos atletas participantes e ao público codoense, que prova mais uma vez que é apaixonado por esportes. Parabéns!”. Concluiu o prefeito.

Foto: Ascom/PMC

Sérgio Carvalho prestigia visita de Secretário Estadual de Educação em Anapurus


O presidente da Câmara Municipal de Brejo, Sérgio Carvalho (PPS) e o vereador Zé Carlos (PDT), prestigiaram a visita do secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, a Anapurus, no último sábado (21).
Após um café da manhã na residência da prefeita de Anapurus Vanderly Monteles, os parlamentares acompanharam o secretário Felipe Camarão às futuras instalações de uma escola de ensino médio. 

Em seguida, a comitiva seguiu viagem a cidade de Brejo dando seguimento as ações do governo estadual no município.



Contribuição CN1

Secretaria de Agricultura descentraliza ações em Afonso Cunha…

Secretário Zico Bento: ações da pasta próxima do agricultor
A Secretaria de Agricultura está promovendo um trabalho descentralizado de suas ações em Afonso Cunha.

Para êxito da ação, o secretário de Agricultura Zico Bento tem percorrido as comunidades rurais para cadastrar os agricultores no Programa de Acordo Coletivo Técnico – ACT.

Através desse acordo, o Sistema da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado através da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP, vai garantir assistência técnica de qualidade e continuada para a agricultura familiar do município.
Agricultores no Olho d´Agua participaram d apalestra e realizaram o cadastro
“Através desse acordo, diversos benefício serão assegurados aos agricultores e assim a nossa agricultura sairá fortalecida, como bem determinou nosso prefeito Arquimedes Bacelar”, declarou o secretário Zico Bento.


Ascom

domingo, 22 de janeiro de 2017

Prefeito Naldo Batista e câmara de vereadores debatem novas ações junto ao Governo do Estado

O prefeito de Buriti Naldo Batista, participou, de uma sessão extraordinária na câmara municipal, que contou com a presença dos parlamentares, que juntos, criaram medidas de caráter urgentes a serem apresentadas ao Governador Flávio Dino. 

A sessão ocorreu nesta quinta-feira (19), para tratar, entre outros assuntos, de novas ações emergenciais para a cidade. O encontro foi motivado por uma ação conjunta de Naldo Batista e pela vontade dos vereadores em ver ações que atendam aos anseios da população, logo neste início de um novo governo.

Na reunião de trabalho, foram abordados temas de cada localidade e suas especificidades, e também foram colocados em pauta atitudes em detrimento a urgência da saúde e segurança pública no município e a forma precária em que vivi alguns buritienses.
Na presença do prefeito, cada vereador discutiu as prioridades do município, em especial alguns casos calamitosos. Foram pautas bem amplas, além das questões locais, todos tiveram a oportunidade de expor suas ideias de acordo com o grau de urgência. Estas medidas serão levadas ao gabinete do governador, pelo prefeito Naldo Batista. 





Exata diz que Dino tem 63% de aprovação em SL, Ribamar, Paço e Raposa

Pesquisa de avaliação do governo Flávio Dino foi realizada
 entre os dias 17 e 20 de janeiro

Pesquisa do Instituto Exata para o Jornal Pequeno divulgada na edição deste domingo (22) e com capa já circulando nas redes sociais mostra que o governador Flávio Dino tem 62% de aprovação nas cidades da Ilha de São Luís.

O governo Flávio Dino é aprovado por 62% da população na da Grande São Luís, segundo levantamento feito pelo instituto Exata para o Jornal Pequeno. De acordo com os dados, 33% desaprovam a gestão e 5% não sabem ou não responderam. O relatório da pesquisa ressalta que “a elevada aprovação de Flávio Dino, após dois anos de governo, ocorre em meio a ataques da oposição”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de janeiro, após a saraivada de ataques que o governador sofreu da oposição, especialmente do grupo Sarney através do sistema Mirante.

A pesquisa frustra a expectativa da oposição, que esperava algum abalo na popularidade do governo por causa do reajuste do ICMS e do caso de um aluguel que tentaram passar à opinião pública como escândalo.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Prefeitura de Afonso Cunha inicia Campanha de Vacinação Anti-Rábica

Secretária de Saúde Analídia Bacelar e agentes da Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Afonso Cunha, através da Secretaria de Saúde, iniciou no último dia 16 a Campanha de Vacinação Anti-Rábica.

Os postos de vacinação se darão na sede da Secretaria de Saúde, além dos agentes que foram contratos para atuarem nos domicílios tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

A ação deste sábado (21), contou com a presença do prefeito Arquimedes Bacelar (PTB), que destacou a importância da participação da comunidade, para garantir que a ação alcance o seu objetivo.

Prefeito Arquimedes Bacelar participando da ação
A raiva é uma doença infecciosa aguda, quase sempre fatal, que afeta mamíferos (homem, cão, gato, morcegos e outros animais), causada por um vírus do gênero Lyssavirus que se multiplica e se propaga – via nervos periféricos – até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplicam.


Ascom