.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Relatório da PF revela que Murad coagia funcionários da SES a atestar obras fantasmas

Ricardo Murad agia com mão de ferro para defender a operacionalização do esquema que desviou, entre os anos de 2010 e 2013, R$ 1,2 bilhão dos recursos federais destinados à saúde pública do Maranhão.
Ex secretário de estado da Saúde Ricardo Murad. 
Funcionários da secretaria de estado que ele comandava durante o governo Roseana Sarney disseram em depoimentos  à Controladoria Geral de União que eram ameaçados de demissão caso não assinassem documentos permitindo o devido pagamento de serviços e obras que não eram realizados.
Um exemplo pôde ser constatado pela Polícia Federal nos pagamentos da Tempo Engenharia, empresa ligada à Rômulo Trovão, sobrinho de Ricardo Murad, por obras de manutenção superfaturadas e não realizadas no Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra.
Todas as notas fiscais investigadas sobre a firma que possuía relações consanguíneas com os Murad foram atestadas por profissionais (engenheiros, administradores, etc.) lotados na sede da Secretaria de Estado da Saúde, sem nunca terem colocado os pés em Presidente Dutra, distante 350 Km de São Luís.
Adilamar Nunes Pinheiro Adler Freitas afirmou em seu depoimento que se sentia coagiada a atestar as notas da Tempo Engenharia sem se deslocar aos hospitais em outros municípios, porque o seu chefe imediato, Antônio Belo, superintendente de engenharia da SES-MA, afirmava que era um pedido do próprio secretário de saúde, Ricardo Murad, e que ele demitia quem assim não o fizesse.
Rômulo Trovão: sobrinho na engenharia da corrupção
A Tempo Engenharia foi considerada pela PF “apenas uma fachada para desvio escandaloso de recursos públicos destinados à saúde”.  Ela recebeu do ICN e Bem Viver R$ 10.660,004, entre os anos de 2010 a 2013, e  foi uma das financiadoras de candidatos ligados diretamente ao ex-secretário Murad, inclusive seu genro, deputado Sousa Neto, esposa, prefeita de Coroatá, Teresa Murad, e filha, a deputada Andréa Murad.
A pressão e o rígido controle para o devido funcionamento do esquema da família Murad eram tantos, que Adilamar desabafou em seu depoimento que se sentiu muito aliviada quando deixou de ser a responsável por atestar as notas dos serviços de manutenção dos hospitais.

Neto Tavares, dono de "Paredão", no facebook rebate forma como blogs ligaram aos paredões à violência!


Neto Tavares, como dono de paredões reagem a postagem de blogs que ligam os paredões à violência  
Coelhonetenses em comentário em blog local, e exercendo o direito de resposta e livre manifestação conferido a minha pessoa, pela nossa Constituição de 1988, venho esclarecer:

As festas com som automotivo (paredão) tratam-se também de uma forma de expressão cultural.
Nessas festas, o som eletrônico executa diversos tipos de gênero musical, inclusive de bandas que frequentemente se apresentam em nossa cidade.

Apontar os "paredões de som" como DETERMINANTES para a fatalidade ocorrida no último fim de semana, em Coelho Neto/MA, nada mais é que um "jeitinho" de enfrentar o problema.
Eu, como proprietário de uma estrutura de som automotivo, repudio qualquer ato de violência a uma pessoa.

Ressalto, o Paredão Neto Tavares, como qualquer outra estrutura do tipo, anima diversos eventos/carnavais em nossa cidade e região, sem incitar qualquer apologia ao crime, sempre pregando a alegria e o respeito.

O blogueiro foi muito infeliz em seu comentário, pois, ligar um assassinato a um tipo de festa é algo muito sério, que atenta, inclusive, contra as mais diversas formas de manifestação cultural, pois, sabemos que a violência em eventos, infelizmente, é algo recorrente, mas que o ânimo de cometer crimes só diz respeito a alguns, é uma minoria que deve ser contida por meio de segurança, seja pública ou privada.
Antes de tudo, deve-se analisar o que de fato ocorreu.

Preventivamente, privilegiar a segurança e educação dos nossos jovens. Eles têm o direito de se divertir, e cabe ao estado e toda sociedade prover os meios.
Por fim, trabalho com esse tipo de estrutura, de onde tiro o sustento da minha família, não desejo mal a ninguém, porém, condenar uma festa por uma fatalidade é algo temeroso, vez que o blogueiro como imprensa, é um formador de opinião.
Meus sentimentos de condolência e pesar à família enlutada.
Atenciosamente;
Neto Tavares
Coelho Neto/MA
30/11/15



A oligarquia Jorge e a semelhança com os Sarneys

Deu no blog Marrapa

unnamed-1
Quem acompanhou o lamentável episódio protagonizado pela prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, no último sábado, em visita do governador Flávio Dino ao município, achou estranha a forma como a gestora agiu, batendo o pé e, de maneira coronelista, querendo descumprir o acordo firmado de que ninguém da cidade falaria para não politizar o evento.
Adepta da política do “eu quero, eu posso, eu mando”, a “educação” de Maura Jorge vem de berço. Filha de Waldir Jorge, falecido no início deste ano, nasceu aprendendo os ensinamentos do pai e da mãe, Raimundinha, de que Lago da Pedra era a cidade deles. Ali mandavam, desmandavam, elegeram parentes prefeitos, deputados, vereadores, faziam o que queriam.
E tinham guarida dos Sarneys, talvez pela semelhança oligárquica de governar seus respectivos redutos. Prova disso é a postura da imprensa sarneysista e a manifestação de apoio dos aliados de primeira hora da ex-governadora.
Incomodada com o fato de ter sido contrariada pela forma democrática com que o governador Flávio Dino trata a política, a prefeita perdeu a compostura e provou, ao subir em um trio elétrico, a maneira baixa com que a família Jorge fez política a vida toda em Lago da Pedra.
Assim como sua amiga Roseana, Maura é apenas filhote de uma política ultrapassada e que está deixando de existir no Maranhão. Só que essa mudança é lenta e complicada. Mas o fato do povo maranhense ter dado o primeiro resultado nas urnas, já demonstra que o sistema oligárquico de governar está com os dias contados. Principalmente em Lago da Pedra. Talvez tenha vindo daí o desespero da prefeita.
Vendo a oposição se organizar e crescer nas pesquisas, e sem um candidato forte o suficiente para dar continuidade ao projeto de perpetuação de poder dos Jorge, Maura viu na situação uma oportunidade ideal de se aproveitar das obras do Governo para fazer palanque para sua desastrosa administração.
Se deu mal…

Jorge Oliveira dá a devida importância e se mostra grato com a chegada de importantes lideranças no grupo!

Quem conhece o Jorge Oliveira, vice-prefeito de Duque Bacelar e pré-candidato a prefeito no grupo político liderado pelo prefeito Flávio Furtado, sabe que ele é um homem de poucas palavras diante do microfone, mas de grandes ações e importantes gestos, em toda a sua trajetória política em Duque Bacelar.  







No último dia 21 de novembro no Povoado Poço de Pedra, Jorge Oliveira, mostrou este atributo político. Desprovido de qualquer atitude demagógica (algo que ele não tem) praticou gestos com aliados que estarão certamente com ele na luta em breve. Isso, arrancou aplausos e elogios de todos os presentes.

Igualmente ao prefeito Flávio Furtado Jorge Oliveira, reconhece e dá a devida atenção que uma liderança política de seu grupo merece sem esquecer de dá boas-vindas aos que estão chegando com muita atenção, respeito e dignidade.  Para Jorge, “o fortalecimento do grupo político é importante e está acontecendo com o que tem de melhor na política de Duque Bacelar”.

 Verdadeiro e objetivo, Jorge não muda o seu jeito de ser para fazer política. Ao contrário de muitos ele faz a política se adequar ao seu jeito, mas nunca deixa de tomar uma atitude se não for saindo de seu bom e terno coração.  Com um sentimento verdadeiro e natural de si, Jorge Oliveira foi muito agradecido e atencioso com os que recentemente chegaram no grupo. Durante toda a festa que marcou o retorno de Valdemir e outras figuras importantes da política de Duque Bacelar, para o grupo liderado por Flávio, Jorge fez bonito dignificando a importância das lideranças hora ali prestigiadas.

   Enquanto fazia o seu breve discurso se mostrou a vontade e fez questão de ficar perto e abraçando aos recém chegados ao grupo. Nem só a classe política viu isso, mas a população também captou a mensagem e a imagem e aplaudiu o líder.

A boa repercussão da atitude que se transformou num gesto pra lá de significativo, para a carreira pública de qualquer um, só mostra que Jorge Oliveira está preparado para suceder o prefeito Flávio Furtado, e certamente dá continuidade ao progresso que se instalou em Duque Bacelar, e certamente vai manter o respeito e consideração para com os aliados, coisa que se vê com constância no município, no grupo do governo, da qual Jorge faz parte.  
    


Final de Festejo de Senhora das Graças em Parnarama é marcado por recorde de público!

Nesta Sexta-feira 27 de novembro, aconteceu em Parnarama, o final dos festejos de Senhora das Graças, padroeira do Município.  

As festividades de encerramento do festejo que este ano teve recorde de público do começo até ao fim, iniciou no final da tarde, desta sexta-feira 27, com a procissão contendo um número elevado de vaqueiros, que estava participando da noite do vaqueiro no segundo ano consecutivo. A noite do vaqueiro foi resgatado no ano passado, algo que acontecia há muitos anos.















A procissão de Senhora das Graças, iniciou no final da tarde na Avenida Vitorino Freire, no Bairro Agrovema, com uma grande multidão de católicos Liderada pelo Pároco da cidade (o Padre Otacílio Laurindo dos Santos,) e percorreu ruas e avenidas da sede do município, até chegar à Igreja matriz.

Após o cortejo religioso chegar à igreja, a imagem da padroeira que vinha sendo carregada pelos católicos mais fervorosos, foi conduzida à frente do templo, e o padre procedeu com a programação das festividades. Após rederem muitas homenagem a Senhora das Graças, o Padre agradeceu a todos que colaboraram com o evento inclusive a prefeitura, na pessoa do prefeito David carvalho, e a imagem foi recolhida ao templo e iniciou a programação cultural do festejo.

Em homenagem aos vaqueiros foi realizado o sorteio de muitos objetos usados em montaria de animal como arreios selas, para a vaqueirama, se tornando uma grande festa. Em seguida aconteceu o leilão de animal vivo, se tronando uma atração aparte para a população que vibrava a cada momento na esperança de ganhar uma novilha ou outro tipo de gado inserido no sorteio. 

 Em seguida aconteceu o grande show cultural patrocinado pela prefeitura onde o prefeito David Carvalho, determinou a secretaria de cultura que fizesse o possível para dá o melhor para a população de Parnarama. Em parceria com a secretaria de estado da cultura foi realizado um grande show com a banda Meu Xodó de Pernambuco, onde milhares e milhares de pessoas participaram da festa.

Logo antes da atração principal entrar em cena, artistas locais Bastantes talentosos fizeram a festa aquecendo os dançantes.

O prefeito David Carvalho, secretários assessores e vereadores da base aliada estiveram presentes no ato religioso, assim como o deputado estadual Rafael Leitoa, e demais vereadores de Parnarama.    


Um gesto assim, não é todo dia que se ver!

Está de parabéns a jovem Maria augusta Reis, pelo extraordinário senso de agradecimento que ela demostrou ter. Isso não é pra todo mundo.
E o mais bonito de tudo isso, é que as palavras de agradecimento da jovem eram dirigidas para seus pais; Rita Reis e José Reis.

Estes agradecimentos tem nome e sobrenome; é que Maria Augusta Reis passou no vestibular para medicina, e jamais esqueceu de seus pais que foram como ela mesmo disse, “importantíssimos para esta sua conquista”.
Maria Augusta Reis é filha de Rita Reis, ex-primeira dama do município de Aldeias Altas, e de José Reis, um dos maiores líderes aldeense dos últimos anos.
Falar em José Reis, ele é fortíssimo pré-candidato a prefeito no município que já governou por 8 anos e que deixou uma ampla folha de serviço prestado ao seu povo.  
O que se resume de tudo isso, é que a família Reis em Aldeias Altas é muito querida e por ali já contabilizou muitas conquistas e continuará conquistando.

Mais uma etapa concluída!Sem vocês,nada seria possível!


Foto de Maria Augusta Reis.

domingo, 29 de novembro de 2015

FALA LUIS SERRA!

Agradeço o carinho e o apoio que tenho recebido nos últimos dias. Fico muito feliz com as palavras de motivação, as mensagens gentis, os abraços sinceros e a especial acolhida de pessoas trabalhadoras e guerreiras. Que sigamos caminhando juntos em busca do bem de Coelho Neto.

AS HOMENAGENS PÓSTUMAS AO MESTRE NAURO MACHADO

SENADOR ROBERTO ROCHA 
Registro aqui minha homenagem ao poeta e escritor Nauro Machado, um dos maiores literários da história do nosso estado. O Maranhão perde um grande poeta. Meus pêsames aos amigos e familiares.

NOTA DE PESAR DO DEPUTADO FEDERAL WEVERTON ROCHA 
A literatura maranhense está de luto com a despedida do poeta Nauro Machado. A perda de Nauro, anunciada neste sábado, entristece todo o povo maranhense pela importância de seus livros publicados, no decorrer de uma vida longa, que retratavam o cotidiano com simplicidade e liberdade poética, tornando-se referências para a poesia maranhense. À família deste poeta maior, bem como amigos e leitores, minhas condolências e solidariedade.


DEPUTADO FEDERAL WALDIR MARANHÃO 
É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do poeta Nauro Machado. Um maranhense cujo obra nos orgulha profundamente. Que Nauro Machado descanse em paz, sabendo de sua importância para a Literatura brasileira e - por que não dizer? - mundial.
Meus sentimentos estão neste momento com a família.

Governo do Estado e Banco do Nordeste fecham parceria para desenvolvimento do turismo no Maranhão

Com o objetivo de trazer melhorias para o setor turístico do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), iniciou uma série de reuniões para a realização de acordo de cooperação técnica com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Para efetividades das ações, serão realizados levantamentos para identificar as melhores estratégias a serem adotadas.


O objetivo é executar procedimentos operacionais necessários à implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos do setor turístico, como redução tributária e o oferecimento de capital de giro e crédito comercial, destinados a equipamentos do setor, como o hoteleiro, e para profissionais individuais, como os artesãos.

Para a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, a parceria vem em um momento crucial para a renovação do setor diante da crise econômica e pela falta de políticas públicas voltadas para o turismo nos últimos anos, o que está sendo combatido desde janeiro, com o início da gestão do governador Flávio Dino. “Esse acordo incentiva os empresários, que sofrem com a falta de investimento e capital de giro”, destacou.

A intenção, afirmou a secretária, é buscar o maior número de parcerias possíveis para incentivar os empresários do Brasil, e até de outros países, a investirem no Maranhão. “A partir do momento em que tivermos um plano norteado pelo levantamento das potencialidades do turismo, eventos de atração de investidores e promoção das linhas crédito, o Maranhão fica aberto para receber grandes investimentos a médio e longo prazo”, explicou.

Para o superintendente do BNB, César Ney, a iniciativa do Governo do Estado engrandece a participação do banco na expansão do turismo maranhense. “O BNB investe em aeroportos modernos, na recuperação de estradas e no saneamento básico, mas, também, prima pelo crescimento dos empresários locais. Ajudar a implantar, expandir, modernizar, reformar ou relocalizar empreendimentos do setor de turismo, capacitar pessoal, informatizar empresas e investir na promoção do Maranhão, faz parte do conjunto de ações que o BNB faz questão de participar”, afirmou.

Aécio tem 31%, Lula, 22% e Marina, 21%, diz Datafolha

São Paulo – Nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra o senador Aécio Neves (PSDB) na liderança pela corrida presidencial de 2018, com 31% das intenções de voto.
A maior surpresa, no entanto, é Marina Silva (Rede), que subiu para 21% e encostou no segundo lugar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que possui 22%.
Já em um outro cenário traçado pelo jornal, com o governador de SP, Geraldo Alckmin (PSDB), no lugar de Aécio Neves, Marina assume a liderança, com 28% das intenções de voto.
Veja abaixo o resultado da pesquisa para os dois principais cenários:
Cenário 1
Aécio Neves (PSDB): 31%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Marina Silva (Rede): 21%
Luciana Genro (PSOL): 3%
Eduardo Paes (PMDB): 2%
Eduardo Jorge (PV): 2%
Branco/nenhum: 14%
Não sabe: 5%

Cenário 2
Marina Silva (Rede): 28%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Geraldo Alckmin (PSDB): 18%
Luciana Genro (PSOL): 3%
Eduardo Jorge (PV): 3%
Eduardo Paes (PMDB): 2%
Branco/nenhum: 17%
Não sabe: 6%

Em um segundo turno, Aécio venceria Lula, com 51% das intenções de voto.
O ex-presidente conseguiria 32% dos votos.
Já na disputa entre Marina e Lula, a fundadora do Rede ganharia as eleições com 52%, enquanto o presidente de honra do PT alcançaria 31% dos votos.
Rejeição
O jornal chama atenção para taxa de rejeição do ex-presidente, que chegou ao nível mais alto, só comparado ao de Ulysses Guimarães (PMDB), morto em 1992.
47% do eleitorado dizem que não votariam em Lula de jeito nenhum.
A taxa de rejeição de Ulysses Guimarães, em agosto de 1989, chegou a 52% do eleitorado na disputa pela Presidência do PMDB, segundo o jornal.
A pesquisa, com margem de erro de dois pontos, foi feita nos dias 25 e 26 de novembro, com 3.541 entrevistas em 185 cidades.

O dia hoje é dele; Parabéns Sílvio Araújo, vida longa e muitas felicidades!

Sabe quem está aniversariando hoje 28 de novembro, é o meu amigo e leitor assíduo do Portal Leste Maranhense, Silvio Araújo.


A ele, o Portal Leste Maranhense, deseja vida longa e muitas felicidades.

Silvio Araújo é locutor publicitário. Como homem de mídia, Silvio é antenado nas redes sociais e participa ativamente dos bastidores políticos do municípios, inclusive com seus posicionamentos críticos tão precisos para o processo democrático que constroem cidadania.


Parabéns Silvio Araújo. Muitos anos de vida.  

sábado, 28 de novembro de 2015

VEJA O QUE DISSE O JOVEM LUCIANO GOMES, DA CONFRATERNIZAÇÃO OPOSICIONISTA!

Proveitosa e muito feliz foi a confraternização dos grupos da oposição. No evento foi confirmado mais uma vez a união do grupo que a cada dia está mais forte.
Com a presença do amigo deputado Fábio Braga, Prefeito Jose Leane Pinho Borges do meu amigo e pré candidato a prefeito Cláudio Furtado do empresário e tbm pré candidato Luis Serra tbm estava presente a vereadora Cristiane Bacelar que tbm é pré candidata a prefeita e muitas outras lideranças entre elas pré candidatos a vereadores ex vereadores, presidentes de partidos e muitos amigos que abraçam esse projeto maravilhoso que preparamos pra COELHO NETO. QUE VENHA 2016 COM SAÚDE GARRA E DETERMINACAO E DEUS FRENTE COELHO NETO SO TEM A GANHAR

VEJA O QUE RICHARD CABRERA, FALA DA CONFRATERNIZAÇÃO OPOSICIONISTA!



Ontem (27) nos reunimos em uma belíssima confraternizaçã. Além das maiores lideranças oposicionistas, novos integrantes que passarão a fazer parte de um time que leva como proposta defender os verdadeiros interesses e direito do povo. 
Não há uma voz, há a voz. A voz de todos unidos que por uma unidade está construindo uma força diante do povo guerreiro de Coelho Neto.

Na foto:
Vereadora Cristiane Bacelar
Mariano Crateus
Bené Gomes
Prefeito José Leane
Cláudio Furtado
Wilson Vaz
Dep. Fábio Braga
Luís Serra
Oberdan
Richard Cabrera
Celso
Luciano

Amostragem está fazendo pesquisa em Coelho Neto!

Num ano pré-eleitoral é comum se vê Instituto de pesquisa fazendo consulta de opinião pública em nossa terra. Principalmente agora num cenário de muitos pré-candidatos tanto na oposição quanto no governo.  
 

Desde de ontem, o instituto piauiense Amostragem está fazendo uma pesquisa em Coelho Neto.

Embora seja difícil saber quem encomendou a pesquisa, mas os fatos apontam com mais evidências para o prefeito Soliney, que é quem disse ao seu grupo que logo, logo, anunciaria quem será o seu candidato, a prefeito.

É mais isso não quer dizer que foi ele quem mandou fazer a pesquisa. Os últimos acontecimentos também apontam para o pré-candidato Luis Serra. Diante do homem que busca um padrão elevado de bons critérios pra fazer seus projetos, já seria de bom tamanho uma pesquisa para o seu consumo, já que Luis está engajado tanto em seu projeto político que já até se desligou da De um tudo.

Todas as vezes em que está sendo feita uma pesquisa de opinião pública em Coelho Neto, nos bastidores da política local fica um burburinho.

Por mais que os encomendadores escondam o jogo, depois a gente fica sabendo quem mandou fazer, e até os percentuais de cada pré-candidato que foi submetido ao crivo da pesquisa.    


Plano de Ações Mais IDH é apresentado como exemplo de combate à pobreza em evento nacional

A convite do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Plano de Ações Mais IDH foi apresentado a gestores de todo o país como um exemplo positivo de enfrentamento a problemas sociais. Idealizado e executado pelo Governo do Maranhão, o Mais IDH foi apresentado durante o 3º Seminário de Pactuação Federativa no Brasil Sem Miséria, realizado em Brasília, na quinta-feira (26).
Ministra Tereza Campello destacou importância de apoio dos Estados na luta contra a extrema pobreza

Secretário Neto Evangelista apresentou o Plano de Ações Mais IDH, que virou destaque nacional no combate à extrema pobreza


O secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, fez a exposição do programa estadual maranhense. Ele explicou que o governador Flávio Dino e sua equipe de governo planejaram o Plano de Ações Mais IDH diante da necessidade de rápido enfrentamento aos baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) herdados de anos de descaso do poder público estadual com a população maranhense.

O convite para que o Maranhão fosse apresentado como exemplo aos demais estados brasileiros foi fruto do reconhecimento do MDS aos resultados alcançados no primeiro ano de gestão, onde o Maranhão ficou à frente de outros entes federativos que ainda estão articulando e planejando ações para o ano de 2016. Além disso, o modelo de ações impactantes e urgentes reunidos no Plano Mais IDH se destacou pela ousadia e pelo foco principal, que é o combate efetivo aos baixos índices sociais.

“Em período de adversidades, os governos registram certa desaceleração em suas ações. Mas, no Maranhão, não temos tempo para isso. O nosso foco, em cada programa e em todos projetos, é continuar promovendo a justiça social e cidadania para levar qualidade de vida, principalmente para as populações mais vulneráveis. O Plano Mais IDH é a principal estratégia do Governo do Estado para superar o paradoxo de ser um estado com tantas riquezas, mas com índices sociais tão baixos”, afirmou o secretário Neto Evangelista, que apresentou o programa à plateia formada por gestores públicos de todo o país.

Evangelista apresentou os dados de exclusão social no Maranhão, entre os quais se destaca o percentual de pessoas na linha da miséria, que em todo o país gira em torno de 6%, enquanto no Maranhão chega ao patamar de 20% de famílias vivendo em tal situação.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou o papel dos Estados como atores fundamentais na identificação e apoio aos brasileiros que ainda estão na pobreza extrema. “Trabalhando juntos, vamos chegar mais longe e avançar mais, por isso essa discussão conjunta com os entes federativos é de fundamental importância para o avanço e desenvolvimento de nossas políticas sociais”, declarou a ministra.

“O Maranhão tem de ensinar a todos como, em meio a um momento de crise, está investindo e ofertando melhores condições de vida à sua população. Isso mostra a importância da decisão política na gestão pública”, destacou o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Arnoldo de Campos, que destacou a estratégia do Governo do Estado em instalar 30 novas cozinhas comunitárias no Maranhão.

Durante o evento, o secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, do MDS, Tiago Falcão, enfatizou o reflexo nacional da forma de atuação do Governo do Maranhão. “O que nos enche de orgulho é sentir essa motivação do Governo do Maranhão em dar esse caráter de urgência e desenhar esse verdadeiro ‘enxoval de ações’ que vão garantir melhorias efetivas para a população”, ressaltou.

Desenvolvimento Social no Maranhão

Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), dentro do Plano de Ações Mais IDH, serão executados projetos com foco na transferência de renda, na inclusão socioprodutiva das famílias e no resgate à dignidade dos maranhenses, a fim de promover o efetivo desenvolvimento social.

Com a transferência direto de recurso, o programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) vai beneficiar cerca de 1,2 milhão de crianças e jovens na faixa etária dos 4 aos 17 anos, com o valor de R$ 46,00 por filho matriculado em escola pública e beneficiário do Bolsa Família. Já por meio do Programa de Saneamento Básico Rural, serão instalados 92 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), com perfuração de poços e ligação de rede de abastecimento, e construídos 3 mil kits sanitários, que são estruturas de módulos sanitários que permitirão acesso ao saneamento básico.

Para combater os índices de insegurança alimentar, que no Maranhão chegam a atingir cerca de 60,9% da população, a Sedes vai construir 30 cozinhas comunitárias, que atuarão como verdadeiros Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, já que, além de fornecer alimentação de qualidade e nutritivamente balanceada, vai oferecer atividades de Educação Alimentar, atividades físicas e orientação e avaliação nutricional dos beneficiários das Cozinhas.

Todos os projetos foram apresentados durante o 3º Seminário de Pactuação Federativa no Brasil Sem Miséria, que foi uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas). O evento reuniu representantes de órgãos do governo federal e secretários e gestores estaduais, interlocutores do Plano Brasil Sem Miséria. A programação também debateu os desafios colocados na agenda de ações para superação da pobreza e da extrema pobreza no Brasil, para o período 2016-2019.