.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 2 de dezembro de 2023

Por um Brasil sem jeito: “Lula já indicou quase um Supremo Tribunal Federal (STF) inteiro”

À exceção de Getúlio Vargas — que interviu no STF durante sua ditadura nos anos 1930 — nenhum governante em eras democráticas indicou tantos ministros à Suprema Corte quanto Lula

À exceção de Getúlio Vargas — que interviu no Supremo Tribunal Federal (STF) durante sua ditadura nos anos 1930 — nenhum governante em eras democráticas indicou tantos ministros à Suprema Corte quanto Lula. Com o nome de Flávio Dino encaminhado ao Senado, o petista encaminha seu 10º nome à cúpula do Judiciário, quase uma corte de 11 ministros inteira.

Em 2003, quando o Judiciário era bem mais discreto do que é hoje, Lula conseguiu algo impensável para os dias atuais: aprovar três nomes tranquilamente no Senado, em um único dia. César Peluso assumiu primeiro, em 6 de junho. Ayres Britto e Joaquim Barbosa assumiram juntos, em 25 de junho daquele ano.

Aos jornais da época, Peluso negaram qualquer ligação ideológica com o presidente. “Eu me sinto escolhido por critérios objetivos que levaram em conta os interesses que o cargo exige”, disse Peluso — que fez carreira no TJ paulista e ficou até 2012 na Corte. “Eu fui chamado quando estava a 12 mil km de distância daqui, em atividade acadêmica nos EUA, portanto não vejo onde está a afinidade”, respondeu Ayres Britto —um advogado com décadas de atuação, que havia até concorrido a deputado pelo PT em 1990 e que também ficou até 2012 na Corte.


Por o antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário