.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 23 de junho de 2009

II CONFERÊNCIA NACIONAL DE IGUALDADE E PROMOÇÃO RACIAL


O titular deste blog o senhor Ezequias Martins que está na foto, ao lado do Ministro da Igualdade Racial Edson Santos é presidente da Associação Quilombola Emília Martins, do povoado Cafundó, município de Coelho Neto e em uma reunião ampliada realizada no município de Coelho Neto no último dia 05/06/09 para trabalhar os eixos e proposições a serem discutidos na II Conferência Estadual da Igualdade Racial em São Luís que foi realizada nos dias 09 e 10/06/09.
Ezequias foi eleito delegado do segmento civil na reunião ampliada em Coelho Neto para representar o município na II Conferência Estadual da Igualdade e Promoção Racial no auditório da Assembléia Legislativa em São Luís, aonde se fizeram presentes várias autoridades do Estado, dos municípios e o Ministro da Igualdade Racial.
Na oportunidade, Ezequias Martins foi eleito mais uma vez e desta vez para ir a Brasília para representar Coelho Neto e consequentemente o Maranhão na II Conferência Nacional de Igualdade Racial que acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 28/06/09 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães no Distrito Federal.

MOBILIZAÇÃO GANHA DIMENSÃO SATISFATÓRIA NA COBERTURA VACINAL EM UNIÃO – PI







No último dia 20 de junho (Dia D para a mobilização de vacinação em todo o Brasil), a cidade de União – PI esteve mobilizada mostrando que a saúde é, sem dúvida, prioridade no governo municipal do PT. No município, esta afirmação partiu do prefeito de União José Barros, que ao lado dos profissionais da saúde, esteve no prédio da secretaria de saúde com muita força e entusiasmo com a recém-nomeada secretária municipal de saúde Fátima Sampaio que em nenhum momento mediu esforços e nem medirá, segundo ela, para fazer, em curto prazo, da saúde de União uma saúde modelo para a região.
O prefeito José Barros adiantou ao titular deste Blog que está fazendo uma integração entre as secretarias municipais de saúde, assistência social e educação que para o prefeito é prioridade.
O pátio e as dependências da secretaria de saúde ficaram pequenos para agregar tanta gente, além dos funcionários da prefeitura. Dezenas de populares que embalados pela execução dos hinos cívicos com a banda municipal demonstraram um sorriso largo, recheado de esperança. Na administração de José Barros, a preocupação hoje em União, tanto da secretária de saúde Fátima Sampaio, quanto do prefeito José Barros é a integração do município de União, buscando de forma urgente os bons índices de ações básicas de saúde e imunizações. O objetivo é incrementar os programas para ampliar a cobertura deles, diz a secretária de saúde Fátima Sampaio que iniciou o seu trabalho como secretária de saúde no município de União dia 03 de junho. Fátima Sampaio nos diz que encontrou uma equipe montada na secretaria e está buscando com essa equipe coordenar um trabalho, com êxito e mais efetividade para dar melhores indicadores de saúde ao município de União – PI.
A campanha de vacinação iniciou-se no dia 1º de junho nas várias equipes de saúde. O Dia “D” é para chamar a atenção da população, a responsabilidade dos pais ou responsáveis para cumprir o seu devido dever, trazendo as crianças para a imunização.
Na sede do município foram montados 12 pontos de saúde e 06 na zona rural nas localidades de maior densidade populacional como: David Caldas, Divinópolis, Muçum, Buriti Alegre, Bandeira e Novo Nilo. Em todas essas localidades, simultaneamente, estava sendo atendidas as crianças, seja nos postos de saúde ou nas escolas. O objetivo da administração José Barros é facilitar o acesso da população aos benefícios de todas as secretarias municipais.
Diante de tanta crise, inclusive das enchentes que desabrigaram mais de 200 famílias na cidade de União e com a queda do FPM em mais de 200 mil reais, o prefeito José Barros garante com muito otimismo que as grandes obras pregadas por ele e seu grupo político começaram a chegar a partir de agora.

MIRINZAL NA DISCUSSÃO DA IGUALDADE RACIAL


O município de Mirinzal – MA participou de forma ativa e participativa das discussões das políticas públicas voltadas para os negros no Maranhão na II Conferência Estadual de Igualdade Racial em São Luís, a capital do Estado, nos dias 09 e 10/06/09. O prefeito Brasil foi um dos pouquíssimos prefeitos que esteve no auditório da Assembléia Legislativa na conferência.
O prefeito municipal de Mirinzal o Sr. Brasil estava ao lado da primeira dama e da diretora do Departamento de Igualdade Racial do município.
O Blog Leste Maranhense em Foco parabeniza o prefeito e a primeira dama pela iniciativa, em prol da causa em Mirinzal.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

CRISTIANE BACELAR É RECEBIDA COM FESTA EM COELHO NETO







A ex-primeira dama e ex-secretária de Assistência Social do município de Coelho Neto, Drª. Cristiane Bacelar preferiu passar o seu aniversário em Coelho Neto (cidade natal de seu esposo), o ex-senador Dr. Magno Bacelar; município que Dr. Magno foi prefeito de 2005 a 2008, oportunizando a sua esposa Drª. Cristiane Bacelar a fazer um grande trabalho como Secretária de Assistência Social e primeira dama; trabalho esse que foi pautado na inclusão e promoção social dos menos favorecidos, rendendo pra a sociedade de Coelho Neto frutos incalculáveis.
Mesmo o casal Magno e Cristiane Bacelar morando em São Luís, a capital do Estado, sempre mantiveram contatos com seus amigos e correligionários que são frutos da administração Magno Bacelar que jamais será apagado da história de Coelho Neto.
No último dia 17/06/09, o dia do seu aniversário foi bastante corrido para Cristiane. Nas primeiras horas da manhã, participou de um café da manhã em Timon (a sua terra natal), oferecido por sua família (a família Vasconcelos), amigos e lideranças políticas e comunitárias. A partir das 10 horas da manhã até as 12 horas, já na cidade de Coelho Neto, mais precisamente no Coelho Neto Hotel, ao lado de sua genitora, recebeu dezenas de lideranças políticas e comunitárias que espontaneamente iam lhe parabenizar pela passagem de seu aniversário e terminavam falando um pouco de política. 12:30h Cristiane participou de um almoço organizado por um grupo de professores na residência da professora Digé. Após o almoço, durante toda a tarde, Cristiane Bacelar aproveitou para fazer uma visita a vários correligionários, sempre acompanhada de uma comitiva. Por volta das 19:30h, Drª. Cristiane foi recebida no Conjunto José Reinaldo por vários populares com muito entusiasmo e grito de guerra como: “Ela voltou, Coelho Neto reconhece o seu valor”. O palco da concentração que recepcionou Cristiane Bacelar foi a residência da líder comunitária Dalva Sousa que com a comunidade do Bairro organizou um bolo para cantar os parabéns a Cristiane Bacelar e para agradecer à Drª. Cristiane que quando era primeira dama do município sempre dava apoio irrestrito às manifestações culturais do município, além da Secretaria de Cultura. Duas quadrilhas apresentaram-se parabenizando Cristiane, aonde na oportunidade, foi relembrado um grande trabalho realizado pela então primeira dama, em parceria com a Polícia Militar (Tenente Alexandre, Soldado Neuton) projeto esse que é a Polícia Mirim.
Para encerrar as inúmeras e espontâneas manifestações de felicitações pela passagem do aniversário de Drª. Cristiane Bacelar. O Movimento de Mulheres, idealizado e fundado por ela que foi presidente da entidade duas vezes ofereceu um jantar na residência do ex-prefeito e Secretário de Obras do governo Magno: Antonio Cruz, aonde a sua esposa, Dona Pastora Cruz e a atual presidente.
O jantar.na residência de Antonio Cruz e o evento cultural no Conjunto José Reinaldo ficou bem claro e evidente que ainda existe o grupo de Magno Bacelar, formado pela maioria absoluta de seus ex-secretários, assessores, líderes políticos e comunitários que passaram a ser eternos administradores de seus feitos históricos em sua então administração.

IRMÃ SHEILA: UMA LIDERANÇA EM ALTO ALEGRE DO MA


A cidade de Alto Alegre do MA hoje tem no seu quadro político uma liderança nata, trata-se de Irlana Sheila Silva Costa. Filha de Raimundo Silva Costa e Maria das Graças Santos Silva. A primeira escola a receber a Sheila Costa foi a Escola Municipal Eurico Ribeiro, no então Povoado Alto Alegre do Natim. Povoado esse que mais tarde passou a ser a cidade de Alto Alegre do MA.
Irmã Sheila, como é chamada por todos em Alto Alegre, iniciou a sua luta em prol do povo. Foi em 2002, quando Sheila e um grupo de professores fundaram um núcleo do SIMPROECEMA – Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão, aonde Sheila iniciou na diretoria e depois assumiu a presidência da entidade até 2007, com grandes embates com a prefeitura em prol dos professores, obtendo bons resultados.
Em 2004 a categoria de professores apoiaram o candidato da oposição, ao então prefeito “Ditinho” o senhor Liorne que foi eleito e em 2005 nomeou irmã Sheila como Secretária de Educação, que por sinal, fez diante da pasta um grande trabalho com uma grande repercussão, fazendo de irmã Sheila uma forte candidata a vice-prefeita em 2008, sendo eleita com Liorne Junior.
Vice-prefeita, irmã Sheila continua fazendo um grande trabalho, prestando uma assessoria na Secretaria de Educação do município em parceria com a nova secrertária Ivanete Damasceno.
Irmã Sheila é professora licenciada pela Universidade Estadual do Maranhão em Magistério Superior, pós-graduada em História e Geografia e está cursando Administração de Empresas no CEUMA. Irmã Sheila é divorciada, mãe de três filhos: Thalita, Taísa e Jéferson. Irmã Sheila, como vice-prefeita de Alto Alegre do MA, tem ajudado o prefeito Liorne Junior a fazer um grande trabalho. É evangélica desde o dia 23 de novembro de 2006 e como crente, tem sido incansável na obra de Deus.Irmã Sheila escreveu um livro com o título: Os dois reinos, retratando uma experiência espiritual de minha vida. “O reino dessa vida e o reino espiritual são coisas que Deus me presenteou e eu senti a presença de Deus para citar nesse livro e surtirá efeito na vida de muitas pessoas, porque Deus está como centro de tudo que está naquele livro”, conclui Irmã Sheila. O livro ainda está em revisão e ainda não foi lançado.

terça-feira, 9 de junho de 2009

NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

O titular deste blog estar em São Luis MA mais precisamente na Assembléia legislativa do Estado do Maranhão acompanhando a sessão ordinaria da casa, na oportunidade ele Ezequias Martins participará nos dias 09 e 10 hoje e amanhã no auditório da Assembléia Legislativa da ll conferencia Estadual de promoção de Igualdade Racial. Ezequias Martins representa a sua Cidade Coelho Neto No SegmetoQuilombolas . A Cidade de Coelho Neto fica no leste Maranhense.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

MÁRCIA BACELAR NO GOVERNO ROSEANA


A ex-prefeita de Coelho Neto, Drª. Márcia Bacelar, esposa do deputado estadual Antonio Bacelar, foi convidada pela governadora Roseana Sarney a exercer o cargo de Secretária Adjunta da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão. Márcia Bacelar aceitou o convite e já está exercendo a função. Apesar de Drª. Márcia ter perdido a eleição de prefeito para o então deputado Soliney Silva, ficando em 2º. Lugar na disputa, o casal Antonio Bacelar e Márcia Bacelar exerce ainda uma grande influência política em Coelho Neto.

O PT E OS DESABRIGADOS NO PIAUÍ



O governador do Estado do Piauí Wellington Dias, nesses últimos meses que o Estado piauiense tem atravessado grandes dificuldades com as enchentes que abateram o Estado, Wellington Dias tem ido ver de perto a situação dos flagelados e tem buscado no seu governo e no governo do aliado presidente Lula, soluções com muito sucesso para o problema.

UMA LIDERANÇA DO MOVIMENTO SOCIAL SINDICAL PIAUIENSE


O PT (Partido dos Trabalhadores), desde a sua fundação, tem dado oportunidade e revelado inúmeras figuras da sociedade civil organizada por todo o Brasil. O deputado estadual Cícero Magalhães do PT do Piauí é um exemplo disso. É maranhense de nascimento; nasceu na cidade maranhense de são Benedito do Rio Preto. Aos 18 anos de idade foi morar no estado do Piauí para trabalhar. Com a visão de homem público que luta pelos mais humildes, ingressou no movimento sindical e na política partidária. Filiou-se ao PT; foi eleito vereador de Teresina e em 2006 foi eleito deputado estadual com 18.744 votos.
A cidade de Miguel Alves deu ao deputado Cícero Magalhães a 2ª maior votação do Estado: mais de 1.800 votos. Isso se deve a indiscutível liderança do prefeito Oliveira Junior e todo o seu grupo político, mas também a forma como Magalhães assiste os menos favorecidos do seu Estado.

O PT NO PIAUÍ SE ARTICULA PARA CONTINUAR NO PALÁCIO DO kARNAK


Faltando mais de um ano para as eleições que elegerão presidente da República, governador, senador, deputado estadual e federal em todo o Brasil, o PT (Partido dos Trabalhadores), há tempos se articula para sair mais fortalecido do embate eleitoral ou pelo menos continuar como está.
No Piauí, aonde o governador é petista, o partido já começou a trabalhar um nome para suceder Wellington Dias. Esse nome é Antonio Neto, secretário de Fazenda do governo Wellington Dias. A cúpula do PT integra Antonio Neto nas viagens que o governador Wellington Dias faz ao interior do Estado nos últimos dias na intenção de popularizar bem mais o nome de Antonio a nível de Estado.
Antonio Neto é um filiado histórico do PT. Ajudou a fundar o PT em Teresina em 1980. Antonio Neto nasceu em Teresina – PI; é filho de um motorista e uma dona de casa. É funcionário de carreira, auditor fiscal da Receita Federal. Politicamente Antonio Neto foi candidato a prefeito de Teresina em 1988 e a governador do Estado do Piauí em 1990. Sempre pelo PT.
Hoje, como secretário de Fazenda e um dos homens da confiança do governador Wellington Dias, é lançado pelo PT como pré-candidato a governador do Piauí.
Antonio Neto encontrará inúmeros desafios a essa sua pré-candidatura, enquanto essa vaga está sendo cobiçada por medalhões da política piauiense, mas por ser visionário, coerente, competente e íntegro, o Piauí ganhará muito com ele como governador.

A TRAJETÓRIA DE UMA MULHER SIMPLES, VIRTUOSA, INTELIGENTE E AMIGA DO SEU POVO




Lindalva Moura nasceu no município de Duque Bacelar no Estado do Maranhão.Aos oito anos de idade, seus pais foram morar na cidade de Miguel Alves – PI.
Lindalva Moura, quando tinha 16 anos de idade, começou a trabalhar para ajudar no sustento de casa, pois seus pais eram agricultores. Lindalva casou-se com José Carlúcio da Cruz que viu na esposa um dom divino para a política. Mesmo Lindalva trabalhando pelo povo, não pensava em nenhum momento em ser candidata a nada. Mas por viver em comum acordo com o esposo, atendeu a seu pedido. Foi candidata a vice-prefeita em uma chapa pura do PT com Miguel Sales.
Lindalva Moura que se filiou ao PT (Partido dos Trabalhadores) em 1986. Mesmo sem ela se candidatar a cargo eletivo, mas como militante do PT. Lindalva conta que encontrou muitas dificuldades para difundir o partido no município porque, segundo ela, o povo tinha medo do PT, “mas vencemos esses desafios porque eu não sou mulher de desistir fácil das coisas”, diz Lindalva. “Votamos no Lula em 1989, em 1994, em 1998, até chegarmos à vitória em 2002. Da mesma forma, fomos com Wellington Dias e assim fomos nós. O PT que começamos em todo o Piauí, mas falo de Miguel Alves a pregar mudanças para melhor e ela chegou com Lula, Wellington Dias, Com Oliveira Junior, Lindalva e outros”, afirma Lindalva.
Lindalva continua dizendo: “O que eu herdei de minha família, até hoje eu guardo no meu coração que é a honestidade. Essa jóia ninguém me toma, ninguém me rouba, apesar de muita gente pensar que todos os políticos são iguais: ladrões, enganadores..., eu sou diferente. Isso não vai me fazer desistir da política enquanto tiver alguém em Miguel Alves que precisar de ajuda, precisar de alguém para olhar para ele, eu vou estar aqui. Outra coisa: eu e meu esposo somos unidos em tudo. Trabalhamos em parceria, construímos a nova vida juntos e vamos estar sempre juntos”, concluiu Lindalva Moura.
Em 2004 Lindalva foi candidata a vereadora, obtendo uma expressiva votação: 370 votos. Mas por causa da coligação, não foi eleita. Em 2008, no final do período pré-eleitoral, foi feito uma prévia dentro do PT com dois nomes; um dos dois nomes seria o vice do então candidato a prefeito Oliveira Junior. Os nomes eram Lindalva Moura e Miguel Sales. Apesar de Lindalva querer ser candidata a vereadora, não foi possível porque o seu nome ficou em primeiro lugar na prévia do PT. O seu esposo foi candidato a vereador, chegando a ser eleito e Lindalva foi eleita vice-prefeita numa dobradinha com o prefeito Oliveira Junior.
Lindalva nos contou, após eleita, que o prefeito lhe ofereceu uma secretaria, mas ela disse que não aceitou porque ela quer trabalhar é como vice-prefeita e não como secretária. Como vice-prefeita continuou o seu trabalho de sempre.
No último dia 09 de maio, foi reinaugurado a associação dos deficientes de Miguel Alves – ADEMA. Uma iniciativa da vice-prefeita Lindalva Moura num projeto de inclusão social. Além da inclusão, a idéia é levar à população orientações sobre cuidados, direitos e deveres dos cidadãos deficientes.Parabéns Lindalva. Linda idéia. Miguel Alves agradece.

A MULHER GANHA ESPAÇO NO MOVIMENTO SINDICAL


Isabel Silva Brito, filha de Maria Moreira e Raimundo de Brito. Isabel Brito nasceu no dia 05 de novembro de 1968 no povoado São José dos Monteiros, município de Miguel Alves – PI. Isabel Silva Brito, a “Belzinha”, como é carinhosamente chamada, iniciou a sua vida trabalhando em prol dos menos favorecidos, principalmente da mulher e do homem do campo. Mesmo sem ter cargo eletivo, a sua história política começou desde cedo. “Belzinha” foi a vice-presidente do Conselho Escolar na escola do povoado São José dos Monteiros e fez uma notável atuação. Por esse e por outros trabalhos, Isabel Brito foi convidada em 2003 para ser secretária agrária na diretoria provisória do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Miguel Alves – PI em uma intervenção mais uma vez em maior grandeza mostrou a sua capacidade e competência. Em seguida foi candidata na chapa vitoriosa à secretaria geral pelo seu serviço prestado ao trabalhador rural e pela forma como lida com as causas populares.
Belzinha que a todo momento agradece ao sindicalista Maribono por ter lhe convidado a participar do movimento, foi candidata a presidente da entidade concorrendo com quatro chapas. Isabel Brito saiu-se vitoriosa. Foi eleita a presidente do STTR de Miguel Alves no dia 19 de janeiro de 2008. Foi empossada no cargo no dia 21 de março ainda de 2008.Com pouco mais de um ano presidindo a entidade, Isabel Brito tem mostrado que é possível fazer quando se quer. É visível os avanços na atual diretoria que trabalha em harmonia, não desconhecendo o que foi conquistado em administrações anteriores. No período das enchentes, Isabel com todas as secretarias fez o que estava ao alcance da entidade com os desabrigados, inclusive cedendo o auditório para agregar flagelados das enchentes. Belzinha nunca esqueceu as bases. Continua morando em São José dos Monteiros, sem esquecer o principal foco: prestar um bom serviço na presidência do STTR de Miguel Alves – PI.