.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 30 de abril de 2009

ROSEANA E COELHO NETO, COELHO NETO E ROSEANA


O Maranhão passou a ser governado mais uma vez pela família Sarney e seus aliados.
Roseana governadora, João Alberto vice-governador. João Alberto é um aliado histórico dos Sarney, embora nas duas últimas eleições tenha tido pequenas divergências entre João e o grupo por causa de eleições em Bacabal, mas nada comprometedor e Roseana Sarney por ser tida como agregadora, apagou o incêndio.
Roseana Sarney, na maioria dos municípios maranhenses, fez alianças políticas que sempre estiveram acima dos embates municipais no decorrer dos seus dois mandatos. Mas para muitos, o grande articulador político destas célebres alianças e o experiente senador José Sarney. Para aqueles que acreditam que é José Sarney o grande articulador, iremos voltar na história para tirarmos uma conclusão. Mesmo que não seja José Sarney que esteja fazendo agora, mas ensinou para a filha.
No segundo turno das eleições estaduais de 1994, quando Roseana Sarney foi candidata a governadora pela primeira vez e corria um grande risco de perder a eleição para o Cafeteira e o grupo de Sarney em Coelho Neto estava saturado, que era a então prefeita Lúcia Bastos e seu esposo, o ex-prefeito Guanabara e uma “penca” de vereadores desgastados com o maldito empréstimo da Caixa Econômica em um grupo político, que nem o vice-prefeito Antonio Cruz estava, foi uma decepção a votação do deputado federal César Bandeira, do deputado estadual Tatá Milhomem e de Roseana Sarney em Coelho Neto no primeiro turno.
Na época, as oposições de Coelho Neto tinham saído fortalecidas das eleições municipais, com a memorável campanha de Dr. Afonso Bacelar em 1992 com o slogan “A esperança do povo”. Dos vereadores que foram eleitos, dois se destacavam: Soliney Silva (que em 1994 não estava mais na oposição) e Márcia Bacelar; (que era um nome de expressão na oposição).
Das revelações como candidato a vereador se destacava, Américo de Sousa e no primeiro turno de 1994, o suplente de deputado estadual Antonio Bacelar que já era deputado há dois anos conquista o seu primeiro mandato de fato e de direito. Em Coelho Neto fez uma dobradinha com Dr. Magno Bacelar para deputado federal que foi eleito pelo PDT. Estas eram as oposições em Coelho Neto que o senador José Sarney como estadista conseguiu unir os fracos e os fortes em um só palanque na Praça Duque Bacelar. Os Bacelar e os anti-Bacelar em um grande comício que ficou na história de Coelho Neto e Roseana Sarney ganhou as eleições.
Durante todo o seu governo em Coelho Neto, Roseana Sarney sempre teve ao seu lado a maioria absoluta das lideranças locais. Agora em pleno 2009, parece não ser diferente. Magno Bacelar desde 1994 com Dr. Afonso e algumas lideranças locais continuam fiéis aliados de Roseana e do grupo Sarney.
Drª. Márcia Bacelar, que de vereadora se tornou prefeita com o esposo deputado Bacelar para sobreviverem politicamente, ficaram com José Reinaldo e em 2004 tentaram cantar e assoviar ao mesmo tempo. Como Dr. Jackson saiu vitorioso nas eleições e Bacelar já estava no PDT, ficou aliado de Jackson, mas quando a canoa furou, ele cuidou de sai antes que ela enchesse d’água.
Guanabara que serviu como cabo eleitoral para os grupos de Soliney e Márcia Bacelar em ocasiões diferentes, volta a participar da política coelhonetense de forma surpreendente. À frente do seu tempo com o seu filho Sérgio Guanabara, um jovem vice-prefeito e Secretário de Finanças da prefeitura de Coelho Neto, mas com um grande problema para resolver com a Polícia Federal.
Soliney Silva tem um histórico que não é nada leal a Roseana Sarney. Em sua primeira eleição para deputado estadual em 1998, já foi pelo PDT; o seu terceiro mandato em 2004, já foi pelo PSDB (partido historicamente oposicionista a Roseana Sarney), mas até esta última eleição, Soliney Silva teve o que faz a diferença em uma eleição: uma votação expressiva. Quem não gosta de Bacelar ou de Guanabara ou Soliney, é bom ficar calado porque do jeito que vão indo as coisas, todos estarão em um só palanque dizendo: “MUITO BEM GOVERNADORA”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário