.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 22 de abril de 2009

UM CODOENSE ADOTADO EM DIMENSÃO NACIONAL


Clélio Guerra Álvares Filho é pernambucano, mas há 20 anos escolheu a cidade de Codó no Maranhão para morar. É médico veterinário formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Pelo seu empenho e dedicação em Codó, Clélio Guerra foi secretário de agricultura e de obras no governo do prefeito Ricardo Archer. Por fazer um ótimo trabalho diante destas duas pastas, em 2000 foi eleito vereador; em 2004, com a legislação eleitoral, Clélio não conseguiu se reeleger, mas continuou o seu bravo trabalho de grande relevância social.
Atualmente, Clélio Guerra é presidente da Associação de Produtores de Leite do Município de Codó. Por ser um homem visionário, Clélio conseguiu várias parcerias para a comercialização do leite. Com a parceria que a associação tem firmado com o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Governo do Estado do MA, o leite é distribuído pelo Programa Fome Zero para as prefeituras de Codó, Peritoró e Coroatá. Os beneficiários são crianças desnutridas, gestantes e idosos carentes.
Por estar fazendo uma boa e transparente gestão no comando da Associação de Produtores de Leite de Codó, Clélio recebeu das mãos do ministro de Estado do Desenvolvimento social, Patrus Ananias, aos olhares do presidente Lula e demais autoridades de dimensão nacional, o prêmio “Josué de Castro”, apenas 16 entidades em todo o Brasil receberam o prêmio: 11 prefeituras, 03 governos de Estado e 02 entidades da sociedade civil, uma ONG pernambucana que está fazendo 1 milhão de cisternas no semi-árido e a APLEC de Codó. José de Castro foi um médico pernambucano que primeiro levantou questionamentos sobre desigualdade social no Brasil, e no seu centenário de nascimento em novembro do ano passado (2008).
O Governo Federal instituiu esse prêmio com seu nome e é dado por boas práticas em gestão e segurança alimentar. Posteriormente, o CONSEA – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do MA também homenageou Clélio Guerra pelo bom trabalho. No último dia 16 de abril de 2009. A câmara municipal de Codó lhe concedeu o título de honra ao mérito por estas e outras ações. Em outra oportunidade anterior, a câmara de Codó lhe concedeu o título de Cidadão Codoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário