.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 24 de abril de 2024

O IMORTAL - Presidente José Sarney completa 94 anos

Impossível falar de política no Maranhão e esquecer uma das suas figuras mais emblemáticas – José Sarney de Araújo Costa, que nesta quarta-feira (24) completa 94 anos de idade.


Nascido em Pinheiro no Maranhão, o ilustre ex-presidente da república José Sarney é uma lenda viva da política maranhense e nacional. Filho de uma tradicional família pinheirense, foi deputado federal, governador, senador e o primeiro presidente da república na redemocratização do país em 1985, após a queda do regime militar; colocado no cargo pela circunstância da morte de Tancredo Neves – Presidente eleito; Sarney era seu vice.

Fatos curiosos e muitos mitos cercam o presidente Jose Sarney, cito que o mesmo foi senador pelo Amapá, que apesar de pouca relação de convivência no estado, não teve grande dificuldade para garantir sucesso de mandatos por lá. É o mais antigo membro vivo da Academia Brasileira de Letras; ocupa cadeira desde 17 de julho de 1980. É considerado um patrono da Cultura Nacional, pois apresentou pelo menos 5 projetos beneficiando e buscando financiamento para pasta. Enfrentou grandes crises enquanto presidente, como a alta inflação que assolava o país, mudança de moeda nacional, e, como presidente do senado; vários protestos pedindo impeachment. É um dos ‘dinossauros’ do MDB – partido que é filiado e tem a filha Roseana Sarney como deputada federal. Também foi filiado ao PSD (seu primeiro partido) e ao antigo Arena – na época do regime militar.

Um mito que sempre gosto de citar e que é contado boca-boca diz o seguinte:

Na sua sucessão ao governo do Maranhão, o candidato escolhido por Sarney, o professor Pedro Neiva de Santana, ocupou o cargo de secretário da Fazenda. Pela vida correta e ilibada, o professor não sofreu nenhuma restrição do regime militar. Para tranquilizá-lo quanto à eleição, Sarney deu este conselho ao professor: – Para ser governador, o senhor só precisa fingir que está morto.


O ex-presidente ainda possui grande prestígio e relevância política e até jurídica, talvez por isso o ex-presidente reside na capital do país (Brasília DF), onde deve comemorar seu aniversário. Sarney ainda se recupera de um acidente doméstico sofrido em Fevereiro deste ano, onde fraturou as costelas.




Foto Capa: Geraldo Magela – Senado Federal. Editorial de Rogério Desidério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário