.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aeroportos reabrem em parte da Europa e 50% dos voos previstos devem operar20


BRUXELAS - Com aeroportos de diversos países europeus reabrindo nesta terça-feira, a Eurocontrol, organização de controle do tráfego aéreo na Europa, estima que cerca de metade dos voos previstos possam operar ao longo do dia. A expectativa indica uma melhora em relação aos últimos cinco dias em que as cinzas de um vulcão na Islândia provocaram um caos aéreo no continente, com reflexos em todo o mundo, mas a Comissão Europeia informou nesta manhã que o progresso na abertura do espaço aéreo é lento e o cancelamento de voos deve estender ao longo desta semana. Desde quinta-feira, já foram cancelados cerca de 95 mil voos. A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) afirmou que espera normalizar a situação de decolagens e aterrissagens em até seis dias.
- A situação hoje melhorou muito - disse Brian Flynn, porta-voz da Eurocontrol. - A impressão é que, passo a passo, voos normais serão retomados nos próximos dias.
(vai viajar para a europa? consulte aqui se seu voo foi cancelado)
Apesar da evolução, uma associação internacional de pilotos alertou que as cinzas continuam sendo um perigo. O vulcão Eyjafjallajoekull ainda está expelindo cinzas a uma altura mais baixa, mas
ventos fortes podem mudar condições . Segundo um especialista da Organização Meteorológica Mundial, a nuvem deve se dissipar no fim de semana. Embora ministros de países da União Europeia (UE) tenham chegado a um acordo para permitir a reabertura gradual do espaço aéreo, muitos aeroportos permaneceram fechados. (veja novas imagens da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão na islândia)
Itália, Suíça, França, Hungria e os países escandinavos reabriram seus aeroportos, mas muitos voos permanecem cancelados. Aeroportos também abriram na Irlanda do Norte, na Áustria, na Estônia, e na Turquia. O espaço aéreo também deve reabrir na Bélgica e na Dinamarca nesta terça-feira.
Na Holanda, voos partiram de Amsterdam já na segunda-feira à noite. Em Madri, onde o espaço aéreo está aberto desde segunda-feira, ainda há muitos cancelamentos de voos, e dezenas de ônibus foram colocados à disposição para levar pessoas a Paris, Bruxelas e Genebra.
(astronauta coloca no twitter foto da europa coberta por cinzas do vulcão)
No Reino Unido, os aeroportos de Londres continuam fechados e provavelmente permanecerão inoperantes até quarta-feira. No resto do território britânico, o espaço aéreo continuará fechado para voos abaixo de 20 mil pés (6 mil metros) pelo menos até as 18h (15h no horário de Brasília). Alguns voos conseguiram decolar da Escócia, mas o aeroporto da cidade escocesa de Glasgow informou que fecharia às 12h (9h no horário de Brasília) devido a nuvem de cinzas que se espalha.
A companhia aérea British Airways disse que cancelou todos os voos de curta distância após o alerta de que o vulcão voltou a expelir cinzas. O governo mandou navios para levar de volta para casa cidadãos britânicos que não conseguiram atravessar o Canal da Mancha.
(clique e confira a situação dos aeroportos na europa)
A Alemanha disse que também manterá a maior parte de seu espaço aéreo fechado até as 18h (15 no horário de Brasília), mas os aeroportos devem começar a reabrir nesta tarde, incluindo o de Frankfurt - terceiro maior da Europa. A Polônia, que havia reaberto quatro aeroportos na segunda-feira, voltou a fechá-los nesta terça. A Finlândia anunciou que manterá seu espaço aéreo fechado pelo menos até a tarde desta terça-feira.
- Nós sabemos que ainda há muitos problemas para passageiros em terra - disse a porta-voz da Comissão Europeia, Helen Kearns. - Nós enfrentamos uma crise sem precedentes. Os distúrbios vão continuar ao longo da semana.
A Eurocontrol prevê que cerca de 14 mil voos serão realizados na Europa, comparado aos cerca de 28 mil previstos em dias normais. No meio da manhã, já estavam previstos 10 mil voos. Na segunda-feira, 67% não foram realizados. Em comunicado, a organização afirma que "no fim do dia, nós esperamos que mais de 95 mil voos tenham sido cancelados desde quinta-feira", quando a nuvem de cinzas se espalhou pela Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário