.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ll SALINCON UM MARCO LITERÁRIO DE COELHO NETO.







O ll segundo Salincon, (salão do livro de Coelho Neto,) um evento do seguimento literário mais importante na atualidade, teve a sua abertura com um público que atendeu as expectativas dos organizadores.




A participação da zona rural foi grandiosa. Professores com seus alunos e até pais prestigiaram e participaram do evento. As barracas com suas particularidades deram um tom bem mais atrativo e aconchegante à festa.





O grande homenageado o poeta e escritor maranhense, José Maria Nascimento, visitou as dependências do evento, e se encantou com o que viu.




Como já faz parte das atitudes do prefeito Soliney Silva, o não comparecimento às solenidades e atos de pura responsabilidade que a função de prefeito exige o mandatário mais uma vez, não participou da abertura oficial do importante evento. Outra coisa que chamou bastante à atenção dos presentes naquele evento até mesmo de gente ligada ao governo foi à ausência de Rosário Leal, secretária municipal de educação, na abertura. Uma pergunta precisa ser feita: foi por motivo de força maior ou pegou o mal do chefe?




O Salincon é de grande importância não resta dúvida. Mas as ausências do prefeito Soliney Silva, e da secretária de Educação Rosário Leal, na abertura da festa literária, parece dizer que isso não é tão importante assim.



Os críticos de plantão, também não gostaram da abertura acontecer fora do Teatro municipal. A turma do SINTASP, dissera às bocas miúdas no local do evento, que o motivo do não comparecimento de Rosário Leal, na abertura, foi temendo um protesto com vaias que seria feito a ela, na solenidade de abertura.



Em minha opinião, se isso iria acontecer, mesmo, (o protesto) acho desnecessário. O Salincon é uma festa da cultura e da literatura coelho-netense. Problemas ideológicos, indiferenças causadas entre administrador e servidores municipais, e mazelas da administração, do prefeito Soliney Silva, deve ser discutido em outro campo. O SALINCON é um evento de grande importância. Os participantes de outros lugares principalmente o homenageado, vieram à nossa cidade, para viajar e se deleitar no mundo da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário