.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lupi mantém projeção de criação de 3 milhões de vagas

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, manteve hoje a projeção de que o Brasil criará 3 milhões de empregos formais neste ano. A projeção do ministro abrange os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos das três esferas do governo. No acumulado do ano até o mês passado, o volume de geração de postos de trabalho no âmbito da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi de 1.593.527.

"Mantenho a projeção de geração de 3 milhões de empregos formais", afirmou. "Este ano, teremos comportamento diferente do visto no ano passado", acrescentou, salientando que em 2010 o Estado não pôde contratar por conta das eleições. "Vamos ter acréscimo com a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) mais significativa este ano", previu.

Lupi enfatizou também o volume de vagas criadas de 2003 a julho deste ano, com base na Rais e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o ministério, foram 16.977.969 novas vagas formais. "Estamos chegando perto de 17 milhões de empregos", considerou.

Resultado de julho

O ministro do Trabalho e Emprego avaliou hoje a geração de empregos com carteira assinada em julho, que ficou em 140.563, conforme dados do Caged. "Não foi tão bom quanto gostaríamos que fosse", disse. Apesar de o saldo de julho ter ficado abaixo do resultado de junho e também ter sido inferior ao do mesmo mês do ano passado, o ministro não admite que haja uma desaceleração na geração de empregos.

Lupi atribuiu o número menor a demissões no setor de Educação, por conta de férias escolares. O segmento apresentou um volume de desligamentos 8.289 maior do que o de contratações. Ele também citou a diminuição do ritmo da indústria do Sul e do Sudeste e do setor do agronegócio. "Foi abaixo do que aconteceu no ano passado, mas não é nada que signifique tendência", disse. Em julho de 2010, o saldo foi de 181.796 novas vagas.

O melhor sinal para avaliar o mercado de trabalho, conforme Lupi, é a rotatividade. Apesar de um saldo mais tímido na geração de vagas de trabalho formais em julho, os números de contratações e demissões foram recordes para o mês. Os números apontam para 1.696.863 admissões em julho e 1.556.300 desligamentos.

Agosto e setembro

Lupi previu que os próximos dois meses a serem divulgados pelo Caged serão melhores. "Agosto e setembro serão mais fortes. Tenho certeza absoluta de que agosto superará julho", previu. Ele voltou a dizer que julho nunca é um mês que puxa o emprego para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário