.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

VIDA LONGA E FELICIDADES

 Uma homenagem do Portal Leste Maranhense ao Dr. CARLOS MAGNO DUQUE BACELAR pela a passagem de seu aniversario ocorrido ontem, 25 de fevereiro 
Filho dos agricultores Raimundo de Mello Bacelar e Maria Machado Bacelar, décimo primeiro dentre dezoito irmãos gerados em um só matrimônio nasceu em Coelho Neto, no dia 25 de fevereiro de 1938, o cidadão maranhense Magno Bacelar.
Alfabetizado na terra natal foi transferido para São Luis em 1947 onde continuaram os estudos até 1954 quando, aos 16 anos perdeu o pai brutalmente assassinado. Em busca de maiores  conhecimentos, mudou-se para o Rio de Janeiro no início de 1955 ali permaneceu até junho de 1962. Estudou línguas e ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, no último período, transferiu-se para São Luis,  bacharelou-se na Faculdade de Direito do Maranhão,  turma de 1962 e no mesmo ano elegeu-se deputado estadual.
Enquanto estudava no Rio,  trabalhava nos Correios ( Departamento de Correios e Telégrafos  ) e ministrava aulas particulares de português e latim para prover o próprio sustento. De volta ao Maranhão e, após a formatura, abandonou a advocacia e o emprego público, tornou-se empresário e, posteriormente, político.
Iniciando como funcionário da Radio Difusora do Maranhão que explorava os serviços de radiodifusão em ondas médias e curtas e pertencia a seu irmão Raimundo Bacelar, com o tempo  torna-se  sócio da empresa e fundador  da TV Difusora e, posteriormente, da Difusora FM empreendimentos pioneiros não só no Maranhão mais em todo o Nordeste. Ainda no ramo das comunicações fundou o Jornal de Bolso e participou, juntamente com Bandeira Tribuzzi e Jose Sarney, da Fundação do jornal o Estado do Maranhão.
Homem de temperamento afável e ameno além de  fácil relacionamento o destino de Magno desaguaria fatalmente na vida pública e na carreira política,  nela ingressou logo em 1962 quando se elegeu Deputado Estadual aos   24 anos de idade. Já na primeira legislatura elegeu-se presidente da Assembléia Legislativa (1965) e cassado por interferência do golpe militar de 1964 cujos representantes maiores ameaçavam também o mandato de muitos dos deputados que nele votaram. Solidário com os colegas preferiu sacrificar-se sozinho. Mas não seria este fato deplorável que poria fim a uma carreira de grandes embates e muitas vitórias.

O POLÍTICO

 No executivo  Magno Bacelar exerceu os seguintes cargos:
a) assessor parlamentar do Governo Sarney;
b) Chefe de Gabinete do Prefeito de São Luis (Vicente Fialho) a quem veio a substituir ao final do mandato;
c) Fundador da TV Educativa do Maranhão vindo  a ser presidente da Fundação Maranhense de Televisão Educativa;
d) Chefe da Casa Civil do Governo Pedro Neiva de Santana;
e) Secretário de Educação e Presidente do Conselho Estadual de Educação, ainda no Governo Pedro Neiva;
f) Secretário de Interior e Justiça no Governo João Castelo;
g) Chefe de Gabinete do Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho e;
h) Prefeito de Coelho Neto.

E no Legislativo:
a) Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão;     
b) Deputado Federal por três mandados consecutivos de 1975 a 1988;
c) Em 1987 disputou eleição majoritária para o Senado enfrentando a resistência do Partido, do Governador do Estado e  do Presidente da República. Assumiu a cadeira a que tinha direito somente em 1991.
d) Entre eleição e  posse no Senado (1988/1991) elegeu-se vice-prefeito de São Luis com Jackson Lago Prefeito;     
e) Em 1994, pela  quarta vez volta á Câmara dos Deputados lá  permanecendo  até o dia 31/12/1999.
Em 2004 conquistou aquilo que, para ele, seria a mais significativa e honrosa de todas as conquistas – elegeu-se Prefeito de Coelho Neto.        .
Detentor de uma das mais longevas carreiras políticas do Maranhão,  Magno Bacelar disputou oito eleições e, pela vontade soberana do povo maranhense, exerceu 32 anos de mandatos eletivos. No Congresso presidiu várias comissões dentre elas as de Comunicações, Educação e Justiça tanto na Câmara quanto no Senado. Representou o Brasil em eventos e conferencias no exterior. Esteve presente e foi  atuante em todos os acontecimentos  em defesa do Maranhão.

O EMPRESARIO
a) Na área das comunicações - TV Difusora, Difusora FM, Jornal de Bolso e O Estado do Maranhão; além da TV educativa do Maranhão.
b) Com a Construtora Colonial construiu o Edifício Colonial (primeiro edifício de grande porte composto de lojas e salas comerciais) no centro de São Luis;
c)  Sócio majoritário da Construtora Método, com ela construiu mais de 200 casas em São Luis além de obras de infra-estrutura em vários municípios do Maranhão;
d) Em sociedade com os irmãos construiu em Coelho Neto a Usina Itapirema a primeira grande indústria de açúcar e álcool no estado;
e) Conceberam (Magno e os irmãos) e construíram a primeira fábrica de papel e celulose fora do Centro-Sul do País  com capacidade para 900 toneladas de celulose por dia, até então o maior empreendimento do nordeste além da Petroquímica da Bahia; 
f) Ainda em Coelho Neto,  os irmãos implantaram o mais grandioso  projeto agropecuário do nordeste brasileiro, a Agropema, com um rebanho inicial de 10.000 matrizes nelores PO para produção de carne.
g) No município de Santa Inês Magno implantou, sozinho, uma fazenda de recria (engorda de boi para abate) dentro da mais sofisticada técnica de mercado chegando a engordar cinco mil animais por ano.

HOJE
O outrora pioneiro e destemido Magno, aos 75 anos, modesto e humilde, características   de sua personalidade, costuma dizer aos mais próximos : -“NADA MAIS FIZ SENÃO CUMPRIR O MEU DEVER”.

Magno Bacelar e a  PREFEITURA DE SÃO LUÍS

Após exercer o mandato de Deputado Estadual, Magno Bacelar  foi nomeado Chefe de Gabinete do Prefeito de São Luis   Vicente Fialho, que retornou ao Ceará  antes do Final do mandato, e Magno passou a exercer o cargo de Prefeito até o final do Governo de Antonio Dino.
Posteriormente e com Jackson Lago de quem foi Vice Prefeito, Magno Bacelar chegava novamente à Prefeitura de São Luís de onde saiu para ocupar uma cadeira no Senado da República em substituição a Edson Lobão eleito Governador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário