.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 20 de outubro de 2009

FESTEJO RELIGIOSO EM MIGUEL ALVES FOI UM SUCESSO


Adicionar imagem

















No dia 19 de setembro Miguel Alves, uma das principais cidades do Piauí, amanheceu agitado pelos estouros dos fogos de artifícios, som de veículos de comunicação volantes e motocicletas na grande alvorada para despertar a cidade, marcando a abertura oficial dos festejos de São Miguel arcanjo padroeiro do município.
Na parte da tarde, às 17 horas teve inicio a procissão, saindo do santuário de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Bairro Matadouro, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade até chegar a Igreja Matriz. Durante todo o percurso, o tradicional mastro seguia carregado por grandes números de fiés.
Na chegada à Igreja Matriz, houve o levantamento do mastro, símbolo religioso dos festejos seguido-se da missa solene. O prefeito Oliveira Júnior, apesar de estar se recuperando de uma cirurgia, acompanhou o cortejo religioso ao lado da esposa, primeira dama Rosa Maria, do começo até o fim. Além do prefeito, se fizeram presente na procissão, vários secretários municipais, vereadores e correligionários políticos de Oliveira Junior e lideranças políticas e comunitárias do município e da região que foram ali prestigiar as festividades.
Durante o período dos festejos, missas foram oficiadas das 6 às 19 horas e no dia 23 e 27 de setembro foram realizados batizados e nos dias 20 e 27 casamento. Após as missas, eram realizados leilões na praça da Igreja, com as prendas doadas pelos fiés da cidade.
Durante toda programação, os noitantes se fizeram presentes, assim como os órgãos comparecendo em massa, destacando-se os povoados Porto,e Centro do Designo, Jenipapeiro da Mata, Calção Redondo, Vaca Morta, Cupins, Tamanduá, Gameleira, Matões, Exu, Angelim e outros. Os Bairros matadouro, Vacaria, Coheb, Angelim e outros, assim como empresas participantes como Translopes, Gráfica e Editora Cidade Verde, órgãos do poder público: Agespisa e Cepisa e Banco do Brasil tiveram participação efetiva nos festejos de São Miguel Arcanjo, em Miguel Alves.
O tema do festejo neste ano foi: “Com São Miguel Somos Missionários de Cristo”. O padre Delcimar Silva foi um verdadeiro baluarte com toda comissão, na organização. Outro destaque das festividades religiosas foi o grande fluxo de pessoas que foram participar do evento religioso, entre as quais os filhos ilustres que voltaram à terras queridas, e visitantes de vários municípios do Piauí e do maranhão. Os festejos transcorreram num clima de perfeito congraçamento, não tendo se registrado nenhum fato que tirasse o brilho da festa.
Dia 29 de setembro, dedicado ao padroeiro, foi realizado uma grande procissão encerrando os festejos que com certeza ficarão na história de Miguel Alves. Ao todo foram nove noites. Na última noite complementando na novena, houve a Missa do Vaqueiro das regiões e os grupos da igreja como: Mãe Rainha, Legião de Maria, folclores Pastorais do Dízimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário