.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Hebe deve começar quimioterapia nesta quarta, diz médico


A apresentadora Hebe Camargo, 80 anos, deve iniciar o tratamento de quimioterapia na manhã desta quarta-feira (13) em São Paulo, afirmou o oncologista Sergio Simon em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (12). O tratamento deve durar cinco meses.
Um boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (11) pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo, informou que Hebe tem um "tumor primário de peritônio".
O peritônio é uma membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, trata-se de um câncer sem metástase (primário) que se formou na própria membrana, mas não se espalhou.
No boletim, o hospital revela que "os resultados da análise dos nódulos retirados da paciente Hebe Camargo confirmaram um tumor primário de peritônio. A paciente passa bem e iniciará seu tratamento durante a internação".
Na entrevista coletiva desta terça, o médico Antonio Luiz Vasconcellos Macedo disse que a apresentadora já se alimenta bem e está na unidade semi-intensiva. Ela deve ser transferida para um quarto comum ainda nesta terça-feira (12).
Quimioterapia
O oncologista Simon diz que Hebe deve voltar para casa ainda no fim de semana. "A gente espera que ela esteja bem e inclusive possa gravar o programa, levando uma vida normal", conta. "É uma doença relativamente rara e muito tratável, responde bem ao tratamento", explica.
A quimioterapia endovenosa terá sessões que duram um dia inteiro, repetidas a cada 21 dias - com seis ou oito aplicações no total. "É possivel que recorramos a uma segunda cirurgia para avaliar o efeito do tratamento nos próximos meses", complementa Simon.
Hebe foi informada do diagnóstico na segunda à noite, contam os médicos. "Ela já tinha uma ideia, se abateu um pouco, mas tem espírito forte e se encontra bem, conversando animadamente. E está pronta para começar o tratamento amanhã", diz Simon. "Ela tem uma saúde muito boa, admirável para a idade dela".
Simon falou também dos efeitos colaterais da quimioterapia. "Ela pode apresentar pouca queda de cabelo, algum amortecimento nas pontas dos dedos e talvez pequenas náuseas, mas esperamos que reaja bem ao tratamento", explica Simon.
Claudio Pessutti, sobrinho da apresentadora, também participou da entrevista coletiva, e contou que Hebe não deve receber visitas por enquanto. "Ela precisa descansar", justificou, acrescentando que a apresentadora "está tranquila, confiante e ansiosa com a volta ao trabalho".
"Sumi com os jornais e desliguei a TV, porque não queria que ela soubesse do diagnóstico pela imprensa. Quando saí do quarto ontem, ela ligou a TV e viu em um jornal. 'Eles estão falando em câncer, mas o doutor não falou nada de câncer para mim', ela me disse", lembra Pessutti.
"Ela está muito contente com as manifestações de carinho, muita gente ligando, o Silvio Santos (dono do SBT) já ligou e eu estou passando todas as mensagens”, completa Cláudio.
O médico Antonio Luiz Vasconcellos Macedo conta que Hebe chegou de uma viagem a Miami com dores e distensão abdominal, e o procurou, pensando que era um mal-estar gástrico. "Internamos no hospital e submetemos a uma endoscopia do estômago que nada revelou. Em seguida ela fez um colonoscopia, que se mostrou também normal", lembra.
"Fizemos então uma tomografia computadorizada do abdôme, que revelou nódulos o peritônio, uma membrana que reveste os orgãos do abdôme", explica.
Hebe está internada no Albert Einstein desde a última sexta. Ela passou por uma cirurgia na manhã do sábado para a retirada de nódulos.
Na tarde do domingo, o hospital afirmou que a apresentadora havia sido transferida da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva. De acordo com a assessoria de imprensa do Albert Einsten, já no domingo, a apresentadora se alimentava normalmente e caminhava.
Trajetória
Nascida em Taubaté, no interior de São Paulo, a apresentadora é uma das personalidades mais populares da TV brasileira. Antes de ganhar fama na televisão, foi atriz e cantora famosa nas rádios na década de 1940.
Há 24 anos, ela apresenta o programa de entrevistas “Hebe”, no SBT. Atualmente, Hebe está de férias da emissora.
Em dezembro do ano passado, o SBT divulgou comunicado no qual informava a renovação do contrato da apresentadora e que o programa voltaria a ser gravado em fevereiro.
"Estou muito feliz em ter renovado. A emissora mais feliz do Brasil faz parte da minha história há 24 anos", dizia a apresentora no comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário