.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

LULA E DILMA: "REFINARIA É FUNDAMENTAL PARA O BRASIL"


Em entrevista exclusiva à TV Mirante, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) destacaram a importância que a construção da Refinaria Premium em Bacabeira terá para toda essa região brasileira. “Eu penso que é um investimento de envergadura sem precedentes no Norte e Nordeste”, disse Lula. “Ela é imprescindível não só para o Maranhão, mas fundamental também para o Brasil”, completou Dilma. As entrevistas foram realizadas pelo jornalista Roberto Fernandes e exibidas no programa “Bom Bia Mirante”.
Lula lembrou que o empreendimento, onde serão investidos R$ 40 bilhões, vai criar 30 mil empregos diretos e 130 mil indiretos. A primeira etapa vai estar funcionando em 2013 quando a refinaria estará processando 300 mil barris/dia. Já na segunda etapa, em 2016, a produção alcançará os 600 mil barris/dia.
“O importante é que nós estamos espraiando o desenvolvimento pelo país porque senão ficamos promovendo desenvolvimento só no Sul e Sudeste e esquecendo o Norte e Nordeste. Os investimentos, quando levados para todos os estados, temos um Brasil mais justo, com distribuição mais equânime, e melhorando de forma igual”, declarou o presidente.
Ele disse que o objetivo é fazer o país exportar derivados de petróleo de qualidade e não apenas óleo bruto. Lula afirmou que o empreendimento é importante porque atrairá novas empresas para o Maranhão, com a possibilidade, inclusive, da criação de um polo petroquímico em torno de Bacabeira. “O Maranhão teve o primeiro momento com o porto (do Itaqui), o segundo com o alumínio, e agora o mais vigoroso que é a construção da refinaria”, avaliou.
“Cabeça de ponte”
Na entrevista, Dilma Roussef destacou o fato da obra ser moderna ambientalmente permitindo ao país colocar os produtos com mais qualidade principalmente na Europa e Estados Unidos. Ela lembrou ainda que a posição geográfica do Maranhão perante a esses mercados vai facilitar a exportação dos derivados de petróleo.
“Vai ser uma refinaria extremamente moderna que poduzirá derivados de extrema qualidade, com baixo enxofre, numa época que mais se cobra pela preservação do meio ambiente. O Maranhão vai estar na liderança nessa área. A refinaria tem uma localização privilegiada. Vai servir como ‘cabeça de ponte’ para atingir os mercados europeu e americano”, garintiu a ministra.
Para ela, o projeto é irreversível “para todos aqueles que tiverem compromisso com o Brasil, com o crescimento da Região Nordeste, que tenham o mesmo compromisso do governo do presidente Lula”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário