.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

domingo, 15 de abril de 2012

Curió um indesejado dos garimpeiros e do sul do Pará.

Sebastião Rodrigues de Moura: esse é o nome de Curió,(foto) o Militar mais famoso e temido do Sul do Pará.

A história de Sebastião Curió ganhou notoriedade quando ele intensificou a repressão aos revoltosos da guerrilha do Araguaia na Amazônia entre os anos 60 e 70 se destacando como o maior torturador dos guerrilheiros capturados a mando do famigerado Regime Militar.

Depois que sufocou o foco de resistência ao poder dos Coronéis na região do Araguaia o Coronel Sebastião Curió foi enviado a Serra Pelada na condição de representante do último presidente da Republica da era dos Militares que era João Batista Figueiredo, casado com sua irmã, na incumbência de coordenar os trabalhos do recém descoberto garimpo.
Ao chegar ao garimpo de Serra Pelada, Sebastião Curió não demorou muito tempo para ganhar a confiança dos garimpeiros. Uma das principais prova dessa conquista foi o desarmamento generalizado efetuado por Curió na Serra Pelada, que os garimpeiros chamam de “ ato de covardia”.

Segundo relatos de alguns garimpeiros Curió desarmou o povo alegando que iria devolver as armas legalizadas. Depois que obteve as armas Curió trouxe pra dentro da Serra a Policia Federal e as armas nunca mais chegaram aos donos.

Na opinião dos garimpeiros ouvidos pelo o portal leste maranhense só quem ficou armado foi a Policia Federal e os bandidos. Enquanto isso, os garimpeiros ficaram desfavorecidos

“Curió, fez para os Garimpeiros um grande ato de covardia”, afirma Domingos Dutra um garimpeiro.

Vestido de bom moço Curió se tornou numa grande liderança política chegando a fundar uma cidade que faz menção ao seu nome. O Trinta, povoação fundada a partir da aglomeração desenfreada do garimpo de Serra Pelada, Em sua emancipação política administrativa ganhou o nome de Curionópolis dado por Curió, que chegou a ser prefeito do citado município por algumas vezes.

Curió foi deputado federal com grande influencia na região mineralizada. Na atualidade, depois em que a mascara caiu e ele era um amigo camuflado da VALE, o chefão dos tempos da Ditadura Militar passou de querido pra odiado. De libertador para opressor, de defensor dos pobres para aproveitador.

Como se não bastasse os crimes de improbidade administrativa e outras ilegalidade de quando foi prefeito de Curionópolis, que Curió responde agora vieram á tona os crimes praticados na guerrilha do Araguaia. Na região os protestos vêm de todos os lados ao Coronel pelas as torturas em que ele comandou em pessoas na região da Amazônia. Pichadores escolheram os muros, os cortes nas serras nas estradas, e no próprio asfalto para expor um sentimento de revolta da maioria da população de Parauapebas, Curionópolis e Eldorado dos Carajás e outras, pelos os crimes praticados por Curió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário