O seminário foi realizado nos dois turnos e teve como palestrante a Psicóloga Mestra Hivana Haelcia da Fonseca, com direcionamento ao público: Coordenadores, Diretores e Professores do 1° ao 3° e contou com a presença da equipe dos Conselheiros Tutelares do Município.
Com métodos inovadores e muita dedicação, a SEMED de Duque Bacelar vem buscando meios de capacitação mais abrangente que visem mais qualificação ao corpo docente e consequentemente um ensino mais eficaz.
A palestra teve como base o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), sendo destacado temáticas consideradas importantes, como: direito à proteção a tratamento desumano e violento, liberdade de expressão, ser criado e educado pela família, receber educação em escola pública perto de casa, ser respeitado nos seus valores culturais e artísticos.
A Secretária de Educação Lúcia Oliveira, esteve atentamente acompanhando a capacitação aos docentes e destacou:
"Crianças e adolescentes devem ser tratados com respeito, disciplina e educação e a escola possui seu papel fundamental na construção de melhores cidadãos, lembrando que a escola da continuidade à educação, pois a família é quem de fato deve educa-la".
"Nós da SEMED, faremos de tudo para que a educação de Duque Bacelar seja destaque a nível de estado, e por que não dizer nacional, estamos dispostos", garantiu a secretária Lucia Oliveira.
"Nós da SEMED, faremos de tudo para que a educação de Duque Bacelar seja destaque a nível de estado, e por que não dizer nacional, estamos dispostos", garantiu a secretária Lucia Oliveira.
Dra. Hivana Haelcia, fez explanações com abrangência nas mais variadas áreas, dentre elas o amparo aos deficientes, destacando que estes devem receber tratamento médico e educacional especiais, a fim de suprir suas necessidades e suas dificuldades.
Com videos expositivos, o trabalho para menores de quatorze anos foi um dos mais debatidos, sendo estritamente proibido, salvo se a criança ou adolescente estiverem na condição de aprendiz, desde que não atrapalhe seu horário de estudo, que não seja em lugares que lhes proporcionem qualquer tipo de perigo nem que prejudiquem sua saúde. Os trabalhos noturnos são proibidos
É expressamente proibida pelo Estatuto, a venda de armas e explosivos para crianças e adolescentes, bem como a venda de bebidas alcoólicas, bilhetes de jogo e loteria.
Conselheiros tutelares do município de Duque Bacelar estiveram presentes dando contribuição pratica sobre a temática |
Mas quem pensa que o Estatuto apresenta somente os Direitos da Criança e do Adolescente está enganado. Nele podemos encontrar as Obrigações que os mesmos devem cumprir, como: obedecer aos pais, respeitar os mais velhos, conservar o meio em que vivem e estudar para ter um mundo melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário