Esse sistema é muito útil, facilita o registro ou cadastro da criança, possibilitando tipificar o direito violado e identificar o agente violador.
Nos últimos dias 22 e 23 de novembro deste ano, o Conselho Tutelar de Buriti, por meio da SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, garantiu a formação continuada dos seus conselheiros tutelares para operacionalizar o Sistema de Informação para Infância e Adolescência - SIPIA. A capacitação foi realizada no próprio prédio do órgão, localizado na Avenida Condoca Machado, centro da cidade, tendo como mediador da formação o conselheiro tutelar e instrutor do SIPIA Nélio Araújo, da cidade de São João dos Patos/MA.
Os Conselheiros Tutelares de Buriti marcam mais uma importante conquista que beneficiará toda a população com a adesão a um sistema que, entre suas funcionalidades, destacam-se a possibilitar de geração de diagnósticos das ameaças e violações de direitos contra crianças e adolescentes mais contínuas e reincidentes no município, permitindo assim, que se elabore Políticas Públicas de qualidades e eficientes que venham de fato ressarcir os direitos violados.
Apesar das dificuldades, o atual Conselho Tutelar (CTB) tem sido exitoso em suas ações e conquistas. Além da implantação do SIPIA, o CTB conseguiu um novo kit para o órgão, o que inclui um novo veículo zero km, computadores e celulares.
Sobre o SIPIA
O SIPIA organiza e automatiza a rotina de trabalho dos conselhos tutelares, que podem utilizar a ferramenta para registrar os atendimentos e gerenciar os documentos emitidos durante a aplicação das medidas protetivas. Dessa forma, o sistema pode fornecer dados e informações sobre violações de direito de crianças e adolescentes auxiliando, inclusive, na formulação de novas políticas públicas.
Com a devida contribuição do Correio Buritiense
Nenhum comentário:
Postar um comentário