Finalizada a eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) a bola da vez é a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em especial a presidência da Casa.
E embora seja um Poder independente, indiscutivelmente, a eleição da ALEMA historicamente passa pelo Palácio dos Leões.
– ainda muito nos bastidores, existem seis interessados em chefiar o Parque do Rangedor: Othelino Neto (PCdoB), Antônio Pereira (PSB), Arnaldo Melo (PP), Ariston Ribeiro (PSB) , Iracema Vale (PSB) e Rafael Leitoa (PSB).
– Veja um pouco sobre o contexto de cada um deles como pré-candidato a presidência da Casa, acompanhe:
Othelino Neto (PCdoB)
Atual presidente da Casa, Othelino Neto, do PCdoB, tem como trunfo o fato de ser aliado de primeira hora do ex-governador e senador eleito Flávio Dino (PSB). Há quem diga que juridicamente, o parlamentar esteja impedido de concorrer novamente a presidência da Casa, porém, ele assegura que não existe nenhuma ilegalidade e está apto na disputa.
Antônio Pereira (PSB)
Deputado de seis mandatos seguidos e no auge da experiência, o nome de Antônio Pereira (PSB) surgiu dentro do próprio grupo do governador Carlos Brandão. Líderes muito próximo do chefe dos Leões sugeriram o deputado como conciliador e com larga vivência dentro do parlamento, o que é crucial para conduzir o andamento da Casa.
Arnaldo Melo (PP)
Ex-presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PP) usa sua trajetória na Casa como vantagem para ser o candidato escolhido do governo. Com meia dúzia de mandatos, o parlamentar tem mantido diálogo com os colegas para voltar ao comando do Parque do Rangedor. Para Melo, falta apenas um padrinho de peso.
Ariston Ribeiro (PSB)
O deputado reeleito Ariston Ribeiro (PSB) surgiu com o nome na disputa via imprensa. Ele é o irmão do líder político e prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, uma das figuras mais próximas ao governador Carlos Brandão. É exatamente com a força dos Gonçalos que Ariston pretende ser forte na disputa pela presidência da Casa. E é bom que se diga: não pode ser subestimado!
Iracema Vale (PSB)
No auge dos seus 104 mil votos e a mais votada da história das eleições do Maranhão, a deputada estadual Iracema Vale (PSB) também botou o nome entre os interessados em presidir a Assembleia Legislativa. O trunfo dela é a proximidade com o governador Carlos Brandão, porém, existe resistência de deputados que recusam uma deputada de primeira mandato no comando da Casa.
Rafael Leitoa (PSB)
Líder do governo na Assembleia, o deputado estadual reeleito Rafael Leitoa (PSB) é outro que quer presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão. Bem visto pelos colegas e com trâmite no Palácio dos Leões, o parlamentar tem se articulado nos bastidores. Embora queira o comanda da ALEMA, Rafael é pré-candidato a prefeito de Timon em 2024 pelo seu partido, com apoio de Flávio Dino e de Brandão.
Com informações do Domingos Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário