.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Prefeito Flávio Furtado reforça demandas da saúde de Duque Bacelar em reunião com o Secretário de Estado, Tiago Fernandes



Durante viagem a São Luís, o prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado, cumpriu agenda institucional ao lado da secretária municipal de Saúde, Ana Leonor, da secretária adjunta Nathaly do Prado e da assessora Dra. Andréia Barbosa. A comitiva participou, nesta quarta-feira, 26 de novembro, de uma reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 


O encontro teve como foco discutir pautas importantes para o fortalecimento da rede municipal de saúde, além de reforçar demandas já apresentadas anteriormente ao governador Carlos Brandão. Entre os assuntos tratados, estiveram melhorias em unidades de saúde, ampliação de serviços e ações que atendam às necessidades da população bacelarense. 

O prefeito Flávio Furtado destacou o compromisso da gestão com o avanço da saúde no município: 

“Nosso trabalho e esforços para garantir uma saúde de qualidade é uma das prioridades da nossa gestão. Sabemos a importância e a necessidade dessas unidades de saúde para o município. Tudo é feito para trazer mais qualidade de vida e reafirmar os compromissos com nosso povo. Agradeço ao secretário Tiago Fernandes pela acolhida e pelo apoio e parceria nas reivindicações”, afirmou. 


A administração municipal segue em busca de investimentos e parcerias que contribuam para o fortalecimento dos serviços de saúde em Duque Bacelar.


Câmara Municipal de Timon aprova títulos honoríficos, projetos e indicações durante Sessão Ordinária de hoje, 26



Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Timon aprovou um conjunto de matérias relevantes para o município, incluindo projetos, indicações e pedidos de providências apresentados pelos parlamentares.

Entre os destaques, foi aprovado o Parecer ao Projeto de Decreto Legislativo nº 063/2025, de autoria do vereador Pedro Augusto P. A, que concede o Título de Cidadão Honorário Timonense ao cantor Bartolomeu da Silva, conhecido artisticamente como Bartô Galeno

Também recebeu aprovação o Parecer Verbal ao Projeto de Decreto Legislativo nº 064/2025, de iniciativa dos vereadores Pedro Augusto P. A., Da Luz Sete Estrelas, Helder Kaic e Lázaro Martins, que concede o Título de Cidadã Honorária Timonense à deputada federal Amanda Kelly Gentil Guimarães Rosa.

A Casa apreciou ainda a Ata da 2333ª Sessão Ordinária e aprovou o Parecer nº 093/2025 da CCJLAAMRF ao Projeto de Lei nº 101/2025, de autoria do vereador Luís Barbosa, que reconhece como de utilidade pública a Associação de Sênior do Mano (ASSEM) de Timon. A matéria foi aprovada em primeira votação.

Durante a sessão, diversas Indicações foram apresentadas e aprovadas, entre elas:

• extensão do horário de funcionamento das UBS até às 19h, de segunda a sexta-feira;

• instalação de redutores de velocidade e faixa de pedestre na Rua 107, bairro São Francisco I;

• solução para o problema de esgoto e alagamento na Rua 106 com a Rua 07;

• municipalização do trecho da BR-316 que corta a zona urbana;

• instalação de contêineres em pontos estratégicos para reforçar a limpeza urbana;

• manutenção do sinal de pedestre na Avenida Teresina;

• melhorias na iluminação pública da Rua Brilhante, no bairro Joia;

• pavimentação da Rua 22, entre a Avenida Um e a Rua Manoel Gomes, no Parque Alvorada.

Também foram aprovados Pedidos de Providências, incluindo:

• recuperação da canaleta na Rua 08 com a Rua 70, no Parque Piauí;

• solicitação ao Ministério da Saúde para migração do CER II para CER IV no Centro de Reabilitação Maria do Carmo Neiva;

• implantação de um Quintal Produtivo no povoado Saco.

Com as aprovações, a Câmara reforça seu compromisso com o atendimento das demandas da população e o avanço de políticas públicas no município.


Ganha destaque Grupo de Ex-deputados com articulação robusta na formação de chapa competitiva a ponto de eleger até cinco deputados em 2026; veja os nomes

Tem sido o assunto nas rodas de debates políticos embora faltando menos de um ano para as eleições gerais de 2026, o grupo formado por ex-deputados estaduais que tem intensificado as suas articulações para montar uma das chapas proporcionais mais competitivas do próximo pleito. Desde o primeiro semestre, o grupo vem trabalhando de forma organizada e estratégica na busca de nomes expressivos, reforçando a força política e a capacidade de mobilização de suas lideranças, entre elas, o ex-deputado Marcos Caldas, um dos principais articuladores do movimento. 

Nesta quarta-feira, 26, os membros voltaram a se reunir para avançar na formação da chapa. Durante o encontro, ficou definido que apenas ex-deputados e vereadores poderão integrar o grupo, mantendo a proposta de uma composição plural, experiente e com forte ligação com as bases municipais. Já a entrada de deputados em exercício e de parentes de prefeitos foi vetada, em decisão unânime, para preservar o equilíbrio interno e evitar interferências externas. 

O encontro contou com a presença de pelo menos 20 nomes que já despontam como potenciais candidatos e apoiadores do projeto político. 

São eles: 

Jota Pinto,
Adelmo Soares,
Marcos Caldas, 
Ricardo Gonçalves (Passagem Franca),
Edilazio,
Rogério Cafeteira,
Júnior Verde,
Dr. Cláudio Paz (Codó),
Julyfran Catingueiro,
Leonardo Sá,
Raimundo Cutrim,
Vereadora Manchinha (Imperatriz), 
Valdenio Caminho,
Ricardo Seider,
Pr. Frederic (Madureira),
André Jardins, vereador de Presidente Dutra,
Zé Carlos (COREN), 
Pinto Itamaraty,
Socorro Walquim,
Poliana Gatinho,
Gardeninha,

Com articulação crescente e o fortalecimento de lideranças como Marcos Caldas, o grupo demonstra unidade e organização, sinalizando que deve entrar no pleito de 2026 com capacidade para eleger até cinco deputados, número considerado altamente competitivo no cenário atual.

Vale aguardar, pois muitas surpresas acontecerão nas eleições de 2026!



Mais de 35 mil licenças de pescadores profissionais são suspensas no Maranhão


O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou a Portaria MPA nº 582/2025, que suspende as Licenças de pescadores e pescadoras profissionais, de acordo com o art. 25, caput, inciso III, da Portaria MPA nº 127/2023.

Assim, ficam suspensas 35.750 (trinta e cinco mil, setecentos e cinquenta) Licenças inscritas no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), por indício de fraude.

Essa suspensão implica a perda de direitos vinculados à inscrição no RGP e à Licença na categoria profissional.

Os(as) profissionais poderão interpor recurso administrativo no prazo de até 30 (trinta) dias corridos contados a partir da data de vigência da Portaria MPA nº 582/2025, que entra em vigor no dia 1 de dezembro de 2025.

O recurso deve ser protocolado por meio do protocolo digital disponível no endereço eletrônico:


Deve-se anexar, obrigatoriamente, o Formulário de Requerimento disposto no Anexo I ou II da Portaria.



Prefeitura de Timon realiza ação de educação ambiental com estudantes como parte das atividades do Selo UNICEF


Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quarta-feira (26) uma ação de plantio de mudas com alunos da rede municipal de ensino. A atividade integra a programação do Selo UNICEF e tem como propósito mobilizar escolas e comunidades na construção de um futuro mais sustentável.


O evento reuniu estudantes de 10 escolas que participam do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). Entre as unidades presentes estavam as Escolas Municipais de Ensino Fundamental - EMEF Professora Lauriana Pereira da Silva, Urbano de Sousa Martins, Canuto dos Santos, Nazaré Rodrigues, Marechal Castelo Branco, Ney Rodrigues de Vasconcelos, José Waquim, Benedito Silvestre, João Fonseca Maranhão e Luiz Miguel Budaruiche.


O objetivo da iniciativa é despertar nos jovens a consciência sobre a importância da preservação ambiental e o papel de cada um na construção de uma cidade mais verde.

A secretária municipal de Educação, Isadora Camila, destacou a importância da educação ambiental no cotidiano escolar. “É fundamental que as crianças e adolescentes aprendam desde cedo sobre o cuidado com o meio ambiente. A educação ambiental precisa estar no cotidiano escolar, porque é o futuro da nossa geração. Assim como na zona rural, também na cidade precisamos manter o ambiente conservado. Para colher, é preciso plantar, e hoje reafirmamos isso com esta ação.”


O educador ambiental da SEMMA, Jairo Galvão, explicou a relevância do plantio de árvores diante das mudanças climáticas. “Plantar árvores tem dois significados importantes para Timon e Teresina, cidades muito quentes e que enfrentam as consequências do desmatamento. As árvores ajudam na regulação da temperatura e, ao crescerem, absorvem carbono da atmosfera, contribuindo para a redução das emissões de CO₂, o principal responsável pelo aquecimento global. É uma ação simples, mas que gera frutos reais para o futuro.”

Além do impacto ambiental, a atividade estimula os estudantes a participarem de ações que promovem transformação social e sustentabilidade.


Câmara de Timon discute intervenções na BR-226 em reunião com o DNIT



A Câmara Municipal de Timon realizou, hoje, 26, uma reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Regional Caxias, e com representantes das duas empresas que executam obras de conclusão da BR-226 e Contorno Roviário, para discutir as intervenções em andamento rodovia federal. O encontro foi convocado pelo presidente da Casa, vereador Uilma Resende, e contou com a presença dos engenheiros Luna Santos, diretor regional e Elias Waquim técnico responsável pela obra, que representaram o órgão federal, além de outros técnicos e assessores e demais vereadores.

O presidente Uilma Resende destacou a importância do diálogo constante com o DNIT e lembrou que, em junho, uma comitiva de vereadores esteve na sede do órgão, em Caxias, para apresentar demandas urgentes sobre as condições da rodovia. Segundo ele, algumas solicitações avançaram, mas ainda não na velocidade necessária, gerando transtornos à população.

“É nosso dever retomar esse diálogo com o DNIT sempre que a população nos apresenta suas preocupações. Agradecemos a disponibilidade do órgão, que aceitou nosso convite e veio até a Câmara prestar esclarecimentos”, afirmou a presidente.

Durante a reunião, Luna Santos apresentou o que está sendo executado atualmente, as ações previstas e também pontuou as limitações enfrentadas pelo DNIT, especialmente relacionadas à disponibilidade de recursos. O órgão se comprometeu a encaminhar um relatório atualizado ainda no início de dezembro, para que os vereadores, que irão em comissão à Brasília possam fazer os encaminhamentos e ajudar no processo de conclusão da obra com a intervenções sugeridas pelos vereadores que apresentaram sugestões aos técnicos no sentido de melhorar a mobilidade dos moradores da região, e principalmente evitar acidentes, principalmente fatais como os que vêm ocorrendo.


O presidente informou que, nas próximas semanas, alguns vereadores irão a Brasília para reuniões com um senador, dois deputados federais e o ministro do Esporte. A pauta incluirá o reforço das demandas do DNIT, com o objetivo de acelerar a alocação de recursos necessários para a solução definitiva dos problemas na BR-226.

Entre as melhorias já conquistadas está a instalação de lombadas elevadas na região urbana e rural do município, fruto das solicitações apresentadas na primeira visita dos vereadores ao DNIT.

Possível municipalização de trecho da BR-226

Uma das propostas apresentadas pelo DNIT foi a municipalização do trecho urbano da BR-226 que atravessa Timon. O presidente afirmou que a demanda será encaminhada ao prefeito Rafael Brito, ressaltando sua sensibilidade ao tema e sua formação como engenheiro.

“Não considero a proposta inviável. Precisamos avaliar as condições da Prefeitura e do DNIT. Se for benéfico para ambas as partes, acredito que o prefeito não se negará”, disse.


Preocupação com acidentes e mortes

O presidente reforçou que a maior preocupação da Câmara é a preservação da vida. O trecho urbano da BR-226 registra frequentes acidentes, muitos deles fatais.

“Todos nós já perdemos amigos ou parentes nessa rodovia. Precisamos garantir proteção e segurança para a população timonense. O contorno rodoviário e as demais intervenções são essenciais para reduzir riscos e salvar vidas”, concluiu.

A Câmara Municipal de Timon seguirá acompanhando, cobrando e colaborando para que as melhorias na BR-226 avancem de forma efetiva e garantam mais segurança à população.



terça-feira, 25 de novembro de 2025

Caravana Fome e Sede de Justiça chega a Timon com a maior ação social do Maranhão


A cidade de Timon receberá, nos dias 05 e 06 de dezembro, a Caravana Fome e Sede de Justiça, considerada a maior ação social do Maranhão. Com 18 anos de atuação, o projeto percorre municípios maranhenses oferecendo, de forma gratuita, serviços nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, educação e cultura. Em Timon, o evento acontecerá na Avenida Jaime Rios, no Centro.

A Caravana é promovida pela Federação das Entidades Cristãs do Maranhão (FECMA) e por igrejas evangélicas, com apoio do Governo do Maranhão e da Prefeitura de Timon. Centenas de voluntários e dezenas de instituições parceiras se mobilizam para realizar a ação, que já beneficiou milhares de maranhenses ao longo dos anos.

De 2024 até agora, a Caravana Fome e Sede de Justiça já passou por mais de 20 cidades maranhenses, somando mais de 200 mil atendimentos gratuitos e impactando diretamente centenas de famílias que acessam serviços essenciais em um só lugar.

Na programação em Timon, serão ofertados diversos atendimentos durante todo o dia, como serviços de documentação, orientação jurídica e social, ações de saúde, atividades educativas e culturais, entre outros.

Encerrando a programação, na noite de sexta-feira (06), será realizada uma Cruzada Evangelística, que contará com show da cantora Valesca Mayssa, um dos destaques da música gospel nacional.

Entre as instituições parceiras da ação social estão: Defensoria Pública; Tribunal de Justiça do Maranhão; Ministério Público do Maranhão; Equatorial; FIEMA; SESI; SENAI; Fecomércio; SESC; SENAC; Superintendência Federal da Pesca; IFMA; UFMA; UEMA; IEMA; URE/Seduc; Viva/Procon; SEDES; SEMU; SECAP; SEDIHPOP; SINE; Inmeq/MA; Mateus Supermercados; Correios; Cruz Vermelha; Instituto de Identificação do Maranhão; Caixa Econômica Federal e SACBB.

A Prefeitura de Timon convida toda a população a participar dos atendimentos e atividades que serão ofertados gratuitamente durante os dois dias da Caravana Fome e Sede de Justiça.


URGENTE: Prefeita Maria Alves divulga vídeo desmentindo envolvimento em supostas agressões contra Sra. Mazolina; a própria família depõem contra


A prefeita Maria Alves divulgou, nesta terça-feira, um vídeo nas redes sociais para rebater informações que circulam sobre um suposto envolvimento seu em um caso de agressão à Sra. Mazolina. 

De acordo com a prefeita, as acusações são “mentiras que precisam ser esclarecidas”, e ela afirma não ter qualquer participação em atos de violência. 

Segundo informações fornecidas pela família do Sr. Carlos, foi ele o primeiro a registrar um Boletim de Ocorrência, no qual alega ter sido alvo de agressões praticadas pela Sra. Mazolina, atingindo também seus familiares. A versão apresentada pela família aponta que o registro inicial partiu deles, e não da Sra. Mazina, como vinha sendo especulado. 

Em sua declaração, Maria Alves reforçou seu compromisso com a transparência e destacou que não compactua com qualquer tipo de violência. A prefeita também criticou a disseminação de informações falsas que, segundo ela, têm buscado gerar confusão e atingir sua imagem pública. 

Assista ao vídeo:

As autoridades competentes seguem com a apuração dos fatos. Até o momento, não há conclusão oficial sobre o caso.


Dados mostram evolução nas ações da Saúde de Timon, mas evidenciam a necessidade de captação de recursos para melhorar todo sistema



A Secretaria de Saúde de Timon apresentou ontem, (24), na Câmara Municipal de Timon, durante audiência pública sobre ações desenvolvidas na área, referente à prestação de contas do 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), que apontam para evolução no atendimento, realizações de campanhas preventivas nesses primeiros 11 meses de gestão, apesar de ainda haver a necessidade de captação de recursos para investimentos e atendimento da população em alguns setores.

Durante a audiência pública de apresentação dos resultados da Saúde, a secretária municipal, Dávila Claudino, destacou a evolução das ações desenvolvidas pela pasta desde o início do ano. Ela relembrou que o primeiro quadrimestre apresentou dificuldades, mas que o segundo já registrou avanços, culminando em uma evolução mais consistente neste terceiro período.


A secretária ressaltou que a audiência teve o objetivo de demonstrar, de forma transparente, os números e indicadores alcançados pela gestão desde janeiro, evidenciando o aumento da produção dos serviços de saúde. Segundo ela, o trabalho tem sido desenvolvido de forma contínua, em parceria com o prefeito, para garantir um atendimento cada vez mais acolhedor e eficiente à população, tanto na atenção médica quanto odontológica.

Dávila Claudino também comentou sobre as comparações feitas entre a gestão atual e a anterior, afirmando que os indicadores apresentados mostram um saldo positivo. Entre os avanços, destacou o abastecimento de quase 100% das medicações e insumos, além dos serviços ofertados nos CAPS. Ela reiterou o compromisso da gestão em assegurar que nenhum paciente fique sem atendimento ou retorne para casa sem o medicamento necessário.

Por fim, reforçou que, embora ainda haja desafios, especialmente na captação de recursos, a equipe da Secretaria de Saúde segue empenhada, ao lado do prefeito e das coordenações, para ampliar os resultados e fortalecer o atendimento à população.

O vereador José Carlos destacou que o primeiro quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde apresentou dificuldades previstas em razão da natureza imprevisível da área. No segundo e terceiro quadrimestres, entretanto, observou-se uma evolução significativa nas ações e resultados da pasta.

Segundo o parlamentar, os repasses institucionais continuam insuficientes para cobrir as demandas e investimentos necessários, tornando as emendas parlamentares essenciais para fortalecer a saúde municipal, especialmente na aquisição de equipamentos e melhoria da estrutura.

O vereador reforçou a importância de que deputados estaduais e federais direcionem mais recursos para Timon e ressaltou que a Câmara Municipal deve intensificar esse diálogo para garantir novas emendas ao município.

José Carlos também defendeu que o Maranhão avance na construção de uma rede mais independente, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para cidades como Caxias ou São Luís. Ele destacou que Timon possui mão de obra qualificada e condições para ampliar seu aparelhamento, fortalecendo o atendimento local e garantindo mais resolutividade aos pacientes.

A audiência foi presidida pela vereadora Amanda Pires e contou com a participação das vereadoras Clara Prado e Da Luz Sete Estrelas, além dos vereadores Lucas da Farmácia, Marcos Moura, Thiago Carvalho, Coca do Matapasto e José Carlos Assunção. Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Dávilla Claudino, o corpo técnico da pasta, servidores e a população.


Prefeitura de Timon e Ministério do Esporte assinam ordem de serviço para reforma da piscina semiolímpica do Complexo Miguel Lima



A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), assinou, na manhã desta terça-feira (25), a ordem de serviço que autoriza a reforma e a cobertura da piscina semiolímpica do Complexo Esportivo do Estádio Miguel Lima. O equipamento, considerado estratégico para o desenvolvimento esportivo da cidade, receberá melhorias estruturais que o transformarão em uma referência regional para treinos, competições e atividades de iniciação esportiva. A solenidade contou com a presença do prefeito Rafael Brito, do ministro do Esporte André Fufuca, vereadores, secretários municipais, atletas, treinadores e representantes da comunidade esportiva.

A obra contempla a recuperação completa da piscina, instalação de cobertura metálica, sistema de aquecimento, adequações de segurança e acessibilidade, além de melhorias gerais na estrutura do entorno. Esta é a primeira piscina pública de Timon com padrão profissional. O equipamento que antes estava abandonado e cercado por muros, agora será plenamente revitalizado.


O prefeito Rafael Brito destacou a importância do investimento para a juventude e para o fortalecimento do esporte no município. “O esporte salva vidas, abre oportunidades e constrói o futuro. Timon não pode mais viver sem uma estrutura pública de qualidade. Esta obra devolve dignidade aos nossos atletas e representa a retomada de um sonho aguardado há mais de 20 anos”, afirmou.

Durante a cerimônia, o prefeito também anunciou que enviará à Câmara Municipal o projeto de criação da Bolsa Atleta Municipal, iniciativa que garantirá apoio financeiro mensal a atletas de alto rendimento.


O ministro do Esporte, André Fufuca, reforçou a parceria com Timon e destacou que o equipamento será entregue com elevado padrão técnico. “Aqui nasce mais um espaço que vai transformar a vida de crianças e jovens. O esporte precisa ser porta de entrada para oportunidades, e Timon terá as condições necessárias para revelar grandes talentos”, declarou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ramon Júnior, lembrou o desafio encontrado no início da gestão e enfatizou o trabalho técnico realizado para recuperar o setor. “Encontramos o esporte em situação delicada, mas estamos reconstruindo com responsabilidade e planejamento. A piscina será entregue com padrão profissional e funcionará de forma contínua, atendendo atletas e toda a população”, destacou.


Representando a equipe de natação de Timon, a atleta Maria Clara agradeceu o investimento e ressaltou o impacto positivo da obra na formação esportiva. “Para quem vive o esporte, essa revitalização é fundamental. É um marco para todos nós que treinamos e sonhamos com oportunidades melhores”, disse.

Com a reforma, o Complexo Miguel Lima se consolida como um dos maiores polos esportivos do Maranhão, reafirmando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas eficientes e estruturantes para a juventude timonense.


Prefeitura de Buriti garante incentivo aos futuros atletas com amistosos sub-13 e sub-15 com a Escolinha de Futebol Chico Goleiro



A Prefeitura de Buriti segue fortalecendo o esporte de base e incentivando o surgimento de novos talentos por meio da Escolinha de Futebol Chico Goleiro. 


No último fim de semana, as categorias sub-13 e sub-15 participaram de amistosos que contribuíram para o desenvolvimento técnico e emocional dos jovens atletas. 


O secretário de Esportes, Adonyel Dias, destacou o compromisso do município com a formação esportiva das crianças e adolescentes.


“O esporte é uma força transformadora, capaz de mudar destinos, sobretudo de nossas crianças e jovens. Ele ensina disciplina, respeito, convivência e mostra que, com esforço e dedicação, é possível alcançar sonhos maiores. Nosso trabalho com a juventude é contínuo, estruturado e pensado para oferecer oportunidades reais de crescimento”, afirmou o secretário. 


O prefeito André Gaúcho (André Introvini) reforçou que o apoio ao esporte é uma das prioridades de sua gestão e que iniciativas como essa fortalecem o futuro do município. 


“Em Buriti, essa transformação acontece porque acreditamos no potencial dos nossos jovens. Investir no esporte é investir em desenvolvimento humano, em qualidade de vida e em novos caminhos para nossas crianças. Como sempre digo: esporte é vida!”, destacou o prefeito. 


A administração municipal segue ampliando projetos esportivos, garantindo estrutura, acompanhamento e incentivo para que cada jovem atleta possa evoluir e sonhar mais alto. 

Confira o vídeo:



STF confirma reeleição na Alema com vitória de Iracema Vale por 10 x 0 sobre Othelino Neto



O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nesta segunda-feira (24), encerrando a disputa jurídica que envolvia o comando da Casa. O julgamento ocorreu no plenário virtual e aguardava apenas a manifestação do presidente do STF, ministro Edson Fachin.

Na última terça-feira (18), o ministro Luiz Fux divulgou seu voto e consolidou o placar de 9 a 0 a favor da manutenção da recondução. A ação havia sido proposta por parlamentares da oposição, que questionavam o processo interno que reconduziu Iracema ao comando da Alema.

A relatora, ministra Cármen Lúcia, havia votado em março pela improcedência do pedido, entendimento seguido por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.

Com o placar definido, o STF reforça que não houve irregularidades que pudessem anular a eleição interna da Assembleia.

Nos bastidores, a decisão é vista tanto como um revés para a oposição — cuja ofensiva jurídica não encontrou respaldo na Corte — quanto como um reforço à posição institucional de Iracema Vale, consolidando sua liderança e garantindo estabilidade à Assembleia Legislativa do Maranhão.

Relembre

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, realizada em novembro de 2024, terminou em um fato incomum: um empate absoluto. Iracema Vale e Othelino Neto receberam 21 votos tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição. 

Diante da igualdade, prevaleceu o critério de maior idade previsto no regimento interno, o que garantiu a vitória de Iracema Vale. A ala de oposição, porém, passou a questionar o desfecho e levou o caso ao STF.


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Mutirão “Cuidar dos Olhos” realiza cirurgias neste domingo (30) em Caxias para pacientes de Matões; Gabriel Tenório reforça o convite


O Mutirão Cuidar dos Olhos realiza neste domingo, 30 de novembro, a partir das 8h, no Hospital Macrorregional de Caxias, mais uma etapa do atendimento voltada a pacientes de Matões. A realização é do Governo do Estado  com apoio do deputado estadual Catulé Júnior.

Nesta fase serão realizadas cirurgias de catarata e pterígio, exclusivamente para as pessoas que foram atendidas e encaminhadas durante a primeira etapa do mutirão. 

O Presidente da AGEMLESTE e amigo de Matoes, Gabriel Tenório, destacou a importância da ação para a saúde da população matoense. 

“Esse mutirão está devolvendo qualidade de vida para muitas pessoas que há anos esperavam por esse cuidado. Querendo agradecer ao governador Carlos Brandão e ao deputado Catilé Júnior pelo compromisso em garantir que cada paciente receba atendimento digno e humanizado. Seguimos firmes e juntos para contribuir na ampliação de mais serviços na saúde em Matões.”, afirmou o gestor. 

Para a realização do procedimento, os pacientes devem apresentar cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. 


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (99) 98119-6325.


Crime brutal deixa dois mortos e um ferido no Residencial Trizidela, em Codó


Um crime de extrema violência foi registrado na noite deste domingo (23), na entrada do Residencial Trizidela, em Codó. De acordo com relatos de testemunhas, um homem ainda não identificado teria utilizado uma arma de fogo de fabricação caseira para atingir e matar Willame Fernandes Lira, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.


Após o disparo fatal, amigos da vítima avançaram contra o atirador e o agrediram com pedradas e pauladas, resultando também na morte do atirador. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender em flagrante dois suspeitos de participar da agressão. Outro homem, ferido durante o episódio, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Municipal (HGM). Até o momento, não há informações sobre seu estado de saúde.

Uma testemunha relatou que o caso teria começado após um homem “passar atirando”, atingindo um rapaz na perna. “O Willame foi atrás junto com alguns amigos dele e acabou sendo alvejado… mas o grupo do Willame acabou conseguindo matar um também”, afirmou.

A Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar a dinâmica completa do crime, identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias que levaram à sequência de mortes. Até agora, não há informações sobre a identidade do segundo homem morto na ocorrência.



Em Timon: Coronel Schnneyder intensifica ações de combate ao crime durante operação Impacto



Na madrugada deste sábado, 22, o sub-secretário de Segurança Pública do Maranhão, Coronel Schnneyder, coordenou mais uma etapa da Operação Impacto na cidade de Timon. A ação, realizada pela Polícia Militar, teve o objetivo de fortalecer o policiamento ostensivo e intensificar o combate contínuo à criminalidade no município.

“Estamos nas ruas para garantir tranquilidade à nossa gente. A Operação Impacto é permanente e seguirá atuando firme no enfrentamento à criminalidade”, destacou o sub-secretário em suas redes sociais.

Durante a operação, foram realizadas abordagens estratégicas, além de apreensões de drogas e armas. As equipes também atuaram na identificação de possíveis suspeitos, reforçando o trabalho preventivo e ampliando a sensação de segurança na cidade.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, por meio do secretário Maurício Martins e com apoio do governador Carlos Brandão, reforça que ações integradas e permanentes continuarão sendo realizadas em todo o estado. O objetivo é prevenir infrações, combater o crime e fortalecer a proteção dos cidadãos de Timon e de todo o Maranhão.



Iracema Vale é condecorada com a mais alta honraria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região


Parlamentar ressaltou a relevância da homenagem em sua trajetória pessoal e profissional


A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi condecorada, na última quarta-feira (19), com a insígnia Grande-Oficial da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, honraria máxima concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.

Durante a solenidade, a parlamentar ressaltou a relevância da homenagem em sua trajetória pessoal e profissional. “Essa medalha representa tudo o que vivi e aprendi dentro do Tribunal Regional do Trabalho, uma Casa que fez parte da minha formação e que me ensinou valores que levo para toda a vida”, afirmou Iracema.

A comenda é destinada a personalidades e instituições com relevantes contribuições para a Justiça do Trabalho, cidadania e promoção da justiça social.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Márcia Andrea, destacou que a Ordem Timbira é uma forma de reconhecer aqueles que atuam em prol da justiça e dos direitos dos trabalhadores. “A entrega desta comenda simboliza a valorização de profissionais e autoridades que colaboram para o fortalecimento da Justiça do Trabalho e para o desenvolvimento social em nosso estado”, afirmou.

A homenagem também reafirma o compromisso da presidente da Assembleia Legislativa com a instituição, cuja principal função é lutar pelos direitos dos trabalhadores do Maranhão.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Antônio Pereira (PDT); Ana do Gás (PCdoB); Davi Brandão (PSB); Glalbert Cutrim (PDT); Helena Dualibe (PP); Yglésio Moyses (PRTB); Dra. Vivianne (PDT); Fred Maia (PDT); Florêncio Neto (PSB); Neto Evangelista (União); Catulé Júnior (PP); o presidente da Famen, Roberto Costa (MDB); além de outras autoridades e servidores.



Ministro do Esporte André Fufuca anuncia construção do primeiro Bosque Esportivo Ambiental do Maranhão



Projeto leva a São Luís um novo polo de esporte e convivência.

O ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou a construção do primeiro Bosque Esportivo Ambiental do Maranhão, que será implantado em São Luís.

A obra, realizada em parceria entre o Governo do Estado, o Ministério do Esporte e a Equatorial Energia, vai transformar um terreno atualmente abandonado em um espaço moderno, seguro e voltado para convivência, práticas esportivas e promoção da saúde.

“O esporte muda vidas, e esse bosque nasce com essa missão. Vamos transformar um espaço esquecido em um ponto de encontro para quem quer treinar, caminhar, jogar e viver melhor. É assim que fortalecemos comunidades: com oportunidades reais de praticar esporte todos os dias”, afirma o ministro Fufuca.

O projeto será executado na Rua Projetada, Via Primária Interna, Alameda A, na Área Verde do Loteamento Quitandinha, uma área de 13.595 m², sendo 7.777 m² destinados à implantação da praça.

Cercado por condomínios residenciais, escola, faculdade e comunidade religiosa, o local será completamente requalificado para integrar o cotidiano dos moradores e fortalecer o convívio comunitário.

Segundo Fufuca, o Bosque Esportivo Ambiental deve dar vida a toda a região, criando um novo polo de lazer, esporte e preservação ambiental que atenderá moradores de toda a região.



"NÃO TENHO MEDO DA MORTE", diz Roseana Sarney, que enfrenta um câncer de mama agressivo aos 72 anos


Em agosto deste ano, a deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB), de 72 anos, foi diagnosticada durante um check-up com um câncer de mama chamado triplo-negativo. Considerado agressivo e mais raro nessa faixa etária, o tumor está respondendo bem ao tratamento de ponta que combina quimioterapia e imunoterapia.

No último domingo, a parlamentar recebeu o GLOBO no quarto do 9º andar do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, dois dias antes de passar pela 12ª aplicação dos medicamentos. Ao longo de 50 minutos, segurando vigorosamente um terço e com olhar sempre sereno e firme, a filha do ex-presidente José Sarney detalhou o impacto do diagnóstico em sua vida e como tem enfrentado o tratamento.

Como você recebeu o diagnóstico do câncer de mama?

Vim para São Paulo em agosto fazer um check-up, mas por outro motivo. Eu tinha perdido uns quilos sem nenhuma explicação, sem dieta, nada. As pessoas falavam que eu tinha tomado Mounjaro, para você ter uma ideia. Decidi então fazer uma colonoscopia. Minha última mamografia havia sido em maio do ano anterior, mas quis ligar para minha ginecologista (Marianne Pinotti), avisando que eu estava por aqui, se ela achava que era o caso de aproveitar e fazer exames ginecológicos. Ela quis que eu fizesse e me internei para começar a batelada de testes. O primeiro deles foi a mamografia. Assim que terminou, pediram para repetir mais uma vez. Achei estranho. Quando subi no quarto, os médicos estavam todos lá (Roberto Kalil, cardiologista; Artur Katz, oncologista; David Uip, infectologista), para me dar a notícia de que eu tinha um câncer de mama triplo-negativo, um tipo de tumor raro e agressivo. Em seguida passei por outros exames que indicaram que não havia metástase. Vim passar cinco dias em São Paulo e estou há três meses sem sair daqui.

Como é o tratamento?

Recebo a combinação de quimioterapia e imunoterapia. Vou completar a 12ª sessão dessa primeira etapa. Depois serão mais quatro sessões a cada 21 dias, com outra medicação e, no início do ano que vem, vou passar por uma cirurgia. Chego semanalmente no Sírio aos domingos, faço exames prévios para checar minha condição física e fico internada por uns três dias. Já tive de receber transfusão de sangue. Quinta-feira passada vim para o hospital porque minha pressão caiu muito. Costumo dizer que esse é um tratamento para gente grande.

Os efeitos colaterais são muito severos?

Estou com uma coceira que é uma tortura. Minha pele está toda manchada. Os sintomas são mais leves pela manhã, na parte da tarde ficam mais fortes. Peço para o Jorge (seu marido, Jorge Murad) ou uma amiga que me visita passar creme na minha perna, alivia um pouco. Tomo anti-histamínico injetável. O tratamento afetou minha tireoide também. Não tenho restrição alimentar, mas perdi parte do paladar. Sinto o sabor de poucos alimentos. Batata-doce é um deles, aí insisto nela de manhã. Café com leite e um caldo de verdura quentes me dão prazer. Sinto o sabor de sorvete de limão, mas se tomar muito me fere a boca. Perdi muito o apetite. Estou com um pouco de dificuldade de atenção, praticamente não leio mais, nem vejo filmes ou séries. Programas de culinária, decoração e futebol me distraem. Me faz muito bem andar. Caminho em casa, dou uma volta no quarteirão ou nos corredores do hospital. Ginástica não dá para fazer, me canso. Tenho acompanhado as notícias, a COP, as pesquisas políticas. Semana passada tive reunião com o Baleia (Rossi, presidente do MDB). O ritmo do trabalho diminuiu, mas não parei.

Por que você decidiu não usar peruca para cobrir a cabeça raspada?

Com duas semanas de tratamento, meu cabelo já caiu muito, o travesseiro e o chão do banheiro ficaram lotados de fios. Comprei uma peruca no mesmo dia em que decidi raspar a cabeça. Mas quando cheguei em casa, pensei: por que vou usar isso? Tirei e nunca mais usei. Você não imagina como foi libertador. Não sinto falta do cabelo, pelo contrário, é um alívio, para mim, não ter que cuidar, me preocupar com a queda. Só sinto um pouco de frio. Não digo que todo mundo tem que fazer isso. As vaidades têm de ser respeitadas, cada pessoa tem a sua. Não sofri estranhezas por assumir a careca, nada. Minha mãe, que está um pouco esquecida, fala quando me vê por vídeo: “tá carequinha, tá bonitinha”. Meu pai levou um susto quando me viu, disse que não queria me ver daquele jeito. Falei que ele teria de me ver assim, sim.

Como seu pai, José Sarney, reagiu à notícia do câncer?

Meu pai é muito apegado a mim, sou filha única. Para ele sou ainda uma menina. Ele ficou bastante abalado, com medo, e foi para o lado religioso. Ele é muito ligado à Irmã Dulce e disse que conversou com ela e ela disse que eu ia me curar. Minha mãe falou uma frase de que eu gosto muito. Ela disse que eu só tenho medo do desconhecido. E agora estou de frente para o desconhecido. Minha grande preocupação é não mudar a vida da minha família. Eles agora querem passar o Natal comigo, eu falei que ia para o Maranhão, mas não vou, é muito longe neste momento. Vou passar com meu marido aqui em São Paulo. Espero que o tratamento dê certo e no ano que vem a gente passe todos juntos com tranquilidade.

Você já teve vários diagnósticos complexos ao longo da vida. Operou o intestino, um nódulo no pulmão, teve um aneurisma e outro câncer de mama há mais de duas décadas. Isso faz você enfrentar agora a doença de forma diferente?

Passar por um câncer aos 70 anos é diferente, o corpo está mais debilitado. Não sou mais criança. Sem dúvida o desafio é maior. Mas minha cabeça é muito boa. Tenho momentos de tristeza, mas não são desesperadores. Eu choro, depois rezo, canto, toco violão e passa rápido. Não exercito isso. É meu. Claro que às vezes me pergunto: “será que vou ter força para passar por tudo isso nessa fase da vida?”. Não sei como será a resposta disso tudo, espero que seja boa. Acho que estou reagindo bem. Trabalho minha cabeça para ser otimista. Sempre tive muita fé. A fé me sustenta. Não largo meu terço, minha proteção. Sempre antes de me internar leio a Bíblia e entrego a Deus. Peço para os espíritos de luz virem me ajudar, para meus avós me protegerem. E agradeço muito aos meus médicos, à ciência. Mas não deixo de ter medo.

Você tem medo da morte?

Não tenho medo da morte. Todo mundo tem que se preparar para ela. A morte pode acontecer a qualquer momento, com qualquer um de nós. O que eu não quero é sofrer. Sofrer eu digo é sentir muita dor ou ficar mal da cabeça e dar trabalho para os outros. Eu decido a minha vida se quero continuar vivendo. Já falei para meu marido isso tudo. Uma das minhas avós passou 7 anos sem saber quem ela era ela no fim da vida. Para que? Ficar sem poder de decisões é um pesadelo para quem for tomar conta de mim. Não quero isso. Mas vou batalhar com esse câncer, vamos ver quem será vencedor. Espero que seja eu.

Do O Globo