.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estávamos certo.


Nós aqui do Portal Leste Maranhense, antecipamos com muita precisão estes acontecimentos quando acreditamos que a candidatura de Manoel Ribeiro, PTB,(foto) para presidente da Assembléia Legislativa, peitaria de frente com as pretensões desenfreadas de Ricardo Murad, e mudaria a regra do jogo.

Depois que Manoel Ribeiro, disse em alto e bom som que era candidato, Arnaldo Melo, pegou fogo na pataca, junto com o famoso bloquinho, lançou a sua candidatura. Agora o clima de sucessão no Parlamento Estadual está cheirando democracia. E daqui para amanhã, muitas águas vão rolar, mas a grande novidade da tarde sem dúvida é; a desistência de Ricardão.

Embora Manoel Ribeiro, não chegue à presidência da Assembléia, mas ficará eternamente conhecido como o homem que derrotou Ricardo Murad, com suas famigeradas pretensões por duas vezes, a primeira quando lhe tomou a legenda deixando-o inviabilizado de concorrer para Governador em 1994, e a segunda, foi agora: quando Ricardo já se sentia na condição de presidente intransponível da Assembléia, aparece Ribeiro do nada dizendo ser candidato e dá entusiasmos aos demais que só eles não tinham coragem de peitar Murad, e democratiza de forma substancial a eleição. Dizem que na primeira vez foi Sarney que lhe mandou derrotar Ricardo Murad e gora quem mandou???? .

Estamos a caminho de São Luis, para cobrirmos essa eleição que tudo indica que será histórica para o Maranhão.

Ricardo Murad tinha convidado prefeitos, vereadores e deputados para um jantar amanhã teve que desmarcar tudo.


Estava tudo preparado para um grande jantar amanhã,1º/02/ no Espaço Renascença, para lideranças políticas como a governadora Roseana, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores e até parte da imprensa local.

Um banquete oferecido por Ricardo Murad já na condição de presidente da Assembléia Legislativa. Uma assessora mais próxima, que seria nomeada numa secretaria na Assembléia, tratou de fazer os convites.

Porém, como Murad sentiu faltar terra aos seus pés, mandou desconvidar todos. Foi um trabalhão danado para a assessora.

É que na noite de ontem, 27 deputados haviam decidido se confinar em lugar não revelado para chegarem em bloco amanhã com a chapa nas mãos, tendo como presidente Arnaldo Melo.

Murad ainda foi ao auxílio da governadora Roseana Sarney e do chefe da Casa Civil, Luis Fernando. Tarde demais.

Agora, por volta das 15h45, Ricardo Murad anunciou no Palácio dos Leões sua renúncia na disputa ao cargo de presidente. Esteve eleito antecipadamente, por assim dizer. Perdeu a chance por falta de habilidade na condução da composição da Mesa Diretora.

Murad justiticou sua posição para garantir a governabilidade da nova administração. Quer que a base permaneça coesa.

E quem disse que haverá racha na base? Passada a eleição de amanhã, tudo voltará ao normal. Arnaldo Melo, o escolhido até agora pelos 27 deputados, é da base aliada.

Portanto, nada mudou. Exceto para Ricardo Murad que não vai pretender ficar no plenário da Assembléia Legislativa. Vai forçar a barra para voltar a ser secretário de Saúde.

Se não conseguir, talvez aceite ser o líder do governo e assim montar na Assembléia Legislativa uma gestão paralela.

PAULO MARTINS derrota Drª Liége e é eleito o novo prefeito


Por volta das 18h20, pouco mais de uma hora após o fechamento das urnas eletrônicas, já era possível saber quem era o novo prefeito eleito no pleito suplementar da cidade de Campo Maior a cerca de 82km ao Norte de Teresina: Paulo Martins (PT) superou a adversária Liége Cavalcante, a Drª Liége (PSB) com uma diferença de 2. 311 votos.

Os números foram oficializados, com 100% de um total de 120 urnas apuradas, por volta das 19h45. Os juízes eleitorais Edson Alves e Lirton Nogueira, além dos promotores Cláudo Bastos e Cezário Cavalcante concederam uma entrevista coletiva e apresentaram todos os números à imprensa presente.
Paulo Martins, apareceu no cartório eleitoral após acompanhar a apuração na fazenda dos pais, na entrada da cidade, BR-343. Ele concdeu entrevista ainda no local, assim que chegou. Um rápido apagão, de cerca de 10 minutos, não estragou a felicidade do petista. "Estou muito feliz com o trabalho que fizemos nesta campanha eleitoral. Vencemos uma eleição disputada. Mas a população de Campo Maior percebeu que era hora de mudança. Chega de irregularidades que vimos na gestão anterior. Quero aqui lembrar da minha adversária (Liége), elogiá-la pelo trabalho e dizer que aceitamos a sua participação na nossa administração", afirmou. Fonte e foto, portal 180 graus.

Dilma inaugura agenda internacional com viagem à Argentina


A presidente Dilma Rousseff inaugura a agenda internacional do novo governo nesta segunda-feira (31) com uma visita à Argentina. Ela chega em Buenos Aires às 11h e se reúne reservadamente com a presidente Cristina Kirchner, na Casa Rosada.

Depois do encontro privado, Dilma recebe as mães e avós da Praça de Maio, mulheres que perderam filhos e netos na ditadura militar argentina.

A presidente das Avós da Praça de Maio, Estela Barnes de Carlotto, disse que vai falar com Dilma da importância de se “resgatar a verdade da ditadura”, através de uma investigação sobre a morte de militantes brasileiros nas décadas de 60 e 70. Na Reunião, Estela vai transmitir à presidente a experiência da Argentina na busca por filhos e netos desaparecidos.

Depois do encontro com as mães e avós da Praça de Maio, Dilma e Kirchner se reúnem com ministros brasileiros e argentinos. A comitiva brasileira é formada por oito ministros: Nelson Jobim, do Ministério da Defesa, Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Mário Negromonte, das Cidades, Aloizio Mercadante, de Ciência e Tecnologia, Paulo Bernardo, das Comunicações, Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o ministro interino do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

Após a reunião ampliada, serão assinados acordos nas áreas de energia nuclear, comércio, habitação e construção civil.

Acordos
Um dos principais atos a serem assinados nesta segunda é o que prevê a construção conjunta de dois reatores nucleares. A parceria inaugura uma fase de colaboração progressiva entre Brasil e Argentina no âmbito da indústria nuclear.

Segundo o sub-secretário-geral para América Latina, América do Sul, América Central e Caribe, Antonio Simões, o Brasil vai usufruir com este acordo do “expertise” argentino.

“A Argentina tem uma experiência muito grande na construção de reatores. E é muito importante que a gente possa fazer um reator em conjunto. A ideia é fazer com que toda essa parte da indústria nuclear possa ser trabalhada em conjunto”, afirmou, destacando que a construção dos reatores é para fins pacíficos e que o Brasil seguirá atentamente as regras da Agência Internacional de Energia Atômica.

Serão assinados ainda um memorando sobre bioenergia, um acordo para a construção de uma ponte que ligará São Miguel do Oeste (SC) à cidade argentina de San Pedro, e uma declaração com detalhes da parceria entre os dois países para a construção de duas usinas hidrelétricas.

O Brasil também colocará à disposição do governo argentino, por meio de um convênio entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Planejamento da Argentina, a “fórmula” do programa Minha Casa, Minha Vida.

Dilma e Kirchner querem ainda promover uma parceria para que os dois países conquistem juntos outros mercados. Para isso, será assinado um memorando de entendimento que visa uma "promoção comercial conjunta".

"São mecanismos para que a gente, em diversos mercados, a gente possa não somente vender o Brasil, mas também a Argentina. E a Argentina do mesmo modo. A ideia é somar esforços para conquistar novos mercados para os dois países", disse Antonio Simões

Declaração
Após a assinatura de atos, as presidentes brasileira e argentina farão uma declaração à imprensa. Segundo o Itamaraty, por determinação de Kirchner, não serão permitidas perguntas às duas governantes.

Em seguida, Dilma e Kirchner almoçam no Palácio de San Martín. A previsão de retorno da presidente ao Brasil é às 16h30.

Aliança estratégica
Em entrevista a jornais argentinos, Dilma explicou que escolheu Buenos Aires como primeiro compromisso internacional porque considera “estratégica” a relação com a Argentina. Segundo ela, o futuro da integração sul-americana depende da profundidade dos laços entre os dois países.

“Com a presidente Cistrina Kirchner pretendo ter uma relação muito próxima, porque Brasil e Argentina têm a responsabilidade perante a América Latina de fazer com que a região tenha mais presença e espaço de ação no cenário internacional”, afirmou

Para a presidente, não é possível haver desenvolvimento no Brasil sem que os países vizinhos acompanhem. “O governo brasileiro assume, uma vez mais, o compromisso com o governo argentino de uma política conjunta na estratégia de desenvolvimento da região. Nós entendemos que o desenvolvimento do Brasil tem que beneficiar o conjunto da região”, defendeu.


DESCOBERTO GEU QUE RECONSTRÓI MAMA DEPOIS DE RETIRADA DE TUMOR



FOLHA.COM: Cirurgiões do hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona, desenvolveram um gel de plaquetas que restitui o volume da mama após a extração do tumor, colocado no mesmo ato cirúrgico e permite conservar o formato do peito.
A técnica, elaborada em colaboração com o Banco de Sangue e Tecidos da Universidade Autônoma de Barcelona, é pioneira no mundo e já foi aplicada em 50 mulheres com bons resultados, como informa a centro em comunicado.

O tratamento é fruto de um projeto de pesquisa liderado pelo cirurgião Joan Francesc Julián e constitui uma nova tecnologia aplicada à cirurgia que não requer reconstruções posteriores, nem a colocação de próteses mamárias para atenuar o vazio gerado pela extração de um tumor mamário.

Conforme os médicos, as plaquetas são obtidas do sangue de um doador e com elas é elaborado um gel com uma consistência similar à da mama, que restitui o volume e regenera paulatinamente as fibras de colágeno perdidas.

Embora circulem pelo sangue, as plaquetas não são células, mas fragmentos celulares, de modo que embora sejam de um doador não geram rejeição do receptor. Além disso, contêm fatores de crescimento e imunomoduladores que aceleram a reparação e regeneração do tecido.

Atualmente, sete de cada dez mulheres que têm câncer de mama precisam de uma tumorectomia ou extração do tumor, enquanto três de cada dez precisam de mastectomia, que representa a extração total do seio.

No caso das tumorectomias, até agora não se reconstruía a mama no momento da extração do tumor, mas posteriormente, e uma vez surgida uma deformidade, se recheava a área com ácido hialurônico e gordura da paciente, mas nem sempre com os resultados esperados.

A nova tecnologia foi patenteada pelas três instituições envolvidas no projeto, o hospital e o instituto Germans Trias, a Universidade Autônoma de Barcelona e o Banco de Sangue e Tecidos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O quadro agora é outro.


Parecia tudo calmo. A blogosfera maranhense, em sua maioria já dava como certo sem nem um empecilho, a eleição do todo poderoso deputado estadual Ricardo Murad, PMDB, na presidência da Assembléia Legislativa, do Maranhão. Agora, o cenário é outro. O ex-presidente da casa o deputado Manoel Ribeiro, (PTB) disse hoje, 28/01/em seu discurso numa sessão solene, que é candidato. Esperto; Ribeiro disse logo: “não sou candidato do Palácio dos Leões, e sim dos deputados,”. Querendo afastar de perto de si, o que este blog acredita plenamente, (que a sua candidatura tem o apoio da Governadora Roseana Sarney). Com a vasta experiência que o parlamentar tem, acredito-me que ele jamais entraria em uma empreitada dessas, sem as bênçãos do núcleo do governo.

Diz os antigos; que o remédio de um doido é doido e meio. Para tentar frear Ricardo Murad, com suas pretensões Roseana neste momento achou Manoel Ribeiro. Vamos acompanhar o que vai acontecer. A eleição será na próxima terça-feira, dia 1º de fevereiro.

Para refrescar a memória, quem não se lembra dos embates com dimensões estaduais entre Ricardo e Manoel Ribeiro, nos anos 90; talvez agora aconteça uma reprise da disputa. A diferença é que naquela época ambos pensavam ser governador agora, apenas Ricardo Murad, continua alimentando esta idéia. Enquanto que Manoel Ribeiro, possa apenas querer encerrar com chave de ouro a sua careira política passando mais uma vez pela a presidência, ou então o homem quer ir mais longe. Agora para ser Governador Manoel não reúnem mais em torno de si, as condições necessárias.

Esta voz não vai calar.


As alianças políticas dão uma visão de como pode funcionar o tabuleiro de cada embate político em todos os aspectos. Os últimos assuntos políticos da Capital maranhense dão conta de que a Deputada Estadual Graça Paz, (PDT), fará parte como secretária de Articulação política, do Governo do prefeito João Castelo, PSDB, onde o seu esposo Clodomir paz, já é secretário. Com este cenário, abre vaga na Assembléia Legislativa, para o primeiro suplente da coligação o ainda deputado Edvaldo Holanda, PTC.

Edvaldo Holanda foi o Líder do Governo Jackson Lago. Após a cassação do pedetista, Holanda passou a ser o líder da bancada oposicionista no Parlamento maranhense. Detentor de um conhecimento excelente na casa e dono de uma oratória invejável, Edvaldo Holanda tematisou vários assuntos relevantes para o Maranhão. Com esse cacife, ele pode voltar para a Assembléia Legislativa, ostentando o titulo de ser um dos maiores oposicionista do Governo Roseana Sarney, se tornando em um Adeson Lago, só que em uma versão bem mais avançada. De bem com o eleitorado ludovincense, depois de ver o filho (Edvaldo Holanda Júnior) eleito deputado Federal, Edvaldo Holanda pai, ecoará a sua sinfônica foz, no campo oposicionista daquela casa Legislativa, exercendo e fazendo valer a democracia.

Na foto, Edvaldo Holanda pai, ao lado da esposa, e Edvaldo Holanda Júnior, ao lado da irmã.


Prefeito de São João dos Patos é indicado entre os melhores do Brasil.







O prefeito de São João dos Patos, José Mário Souza,(PMDB) foi apontado pelo Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão (IBVG) como um dos melhores Prefeitos do Brasil, indicação inédita no município que contempla o trabalho desenvolvido pelo gestor durante a sua estada no comando do município. Segundo o Instituto, a escolha de São João dos Patos, como modelo de Gestão Fiscal foi baseada em analises de dados concretos e disponíveis nos órgãos públicos de âmbito Federal e Estadual correspondente à Administração Municipal. O premio IBVG tem um significado especial, uma vez que diz respeito a legitima aplicação dos recursos públicos, atuação empreendedora, captação de investimentos e o devido cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O evento que aconteceu no último dia treze de dezembro, no Rio de Janeiro, contou com personalidades do mundo político, empresarial, classista e esportivo. Além dos Prefeitos indicados, estiveram presentes, para receber o honorífico prêmio, o atuante Senador Magno Malta (paladino na luta contra a pedofilia), Claudio Santili – Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Roberto Horcades – Presidente do Fluminense Futebol Clube, Carlos Arthur Nuzmann – Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. Zé Mário atribuiu essa indicação ao esforço conjunto da sua equipe de Governo e a colaboração do povo de seu município, que vem contribuindo, com sua administração.

AFONSO CUNHA: BONITA DE SE VER.







A cidade de Afonso Cunha, na região leste maranhense, apesar de ser uma pequena cidade, mas é bonita, aconchegante e hospitaleira. O prefeito José Leane PC do B, tem colocado o embelezamento dela como prioridade na sua administração. Isso não quer dizer que o mandatário não tem priorizado saúde, educação e outras áreas que urgentemente estão precisando de ações publicas. O hospital praticamente concluído, posto de saúde, poços artesianos, estradas vicinais, calçamentos e pavimentação asfaticas são parte das obras que estão em andamento e logo serão entregue à população.

Na conversa ocorrida entre o prefeito José Leane, e o nosso enviado aquela cidade, o gestor falou do plano governamental da prefeitura em defesa da ornamentação e saneamento básico articulado para a zona urbana. José Leane, afirma que em meio à dificuldade, mas a cidade ganhou um aspecto diferente de antes. Por ser um turismólogo, Leane tem alavancado atividades que estimula o turismo na região. A prainha é um exemplo disso. Construído em sua administração o balneário chamado de prainha, tem sido o centro das atenções dos Afonso-Cunhenses, e dos visitantes. Em Marco, o já tradicional lava prato (um carnaval pós-caranaval )que promete ser o maior e o mais animado das edições anteriores. O prefeito José Leane, juntamente com seu secretariado, trabalha os últimos acertos para o mega evento.
A prainha, palco do vala prato, virou o centro das atenções da cidade de Afonso Cunha.

Na primeira foto, você vê a prainha. O 2° o prefeito José Leane. 3º uma vista parcial da sede do município.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Um assíduo leitor do Portal Leste Maranhense.


O nosso enviado especial à cidade de Afonso Cunha, para acompanhar as homenagens póstumas ao ex-prefeito daquele município, Raimunilde da Silva Reis, pelo o mês de seu falecimento, encontrou um internauta que alem de ser assíduo leitor do nosso Blog, Portal Leste Maranhense, teceu bons comentários ao nosso Trabalho. A figura é o escrivão da Policia Civil naquele Município, Elielson Gutherres (foto). Os nossos agradecimentos a ele.

Outra surpresa encontrada pelo o nosso enviado especial aquela cidade, foi que ao chegar ao gabinete do prefeito José Leane de Pinho Borges, o mandatário estava navegando no mundo online, acompanhando as noticias da blogosfera maranhense. O nosso enviado constatou inloco, que o nosso veiculo de comunicação é um do preferidos de Leane.

Missa de mês do falecimento de Raimunilde movimenta Afonso Cunha.






















Nem a chuva que caia no fim da tarde na cidade de Afonso Cunha, impediu que centenas de pessoas de quase todos os segmentos da sociedade acompanhassem a missa em sufrágio a Raimunilde, ontem, 25 de janeiro, na Igreja Matriz, daqui da cidade.

Desde 16 horas, de ontem,/25/ todas as ruas e avenidas de Afonso Cunha, era caminho que levaram inúmeras pessoas à Igreja matriz, local da missa oferecida ao ex-prefeito Raimunilde da Silva Reis. Entre os familiares que estiveram presentes, Roberto Magno, com a esposa e filhos, Raimundo Gonçalves Reis Filho, (o Reizinho) também com seus familiares, a viúva Milagre Reis, e a filha Kelly Kerusa Martins, e demais familiares, e vários amigos ater de Coelho Neto, e de outras cidades vizinhas.

A classe política compareceu em massa, alem do prefeito José Leane, que estava acompanhado do vice Antonio Maria, vereadores ex-vereadores militantes e dirigentes partidários participaram das homenagens. Embora o mundo político Afonso-Cunhense estivesse em peso, ficou visível a ausência de alguns inseparáveis amigos do prefeito Raimunilde, que diretamente participaram de seu governo. Aqueles amigos do poder, que nunca foram amigo de Raimunilde. Estes espaços foram preenchidos por pessoas simples que visivelmente emocionados lembravam-se do ex-prefeito, do amigo Raimunilde da Silva Reis.



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Antonio Maria Fala sobre Raimunilde.


O atual vice-prefeito de Afonso Cunha, Antonio Maria, (foto) que foi vice-prefeito também do saudoso Raimunilde da Silva Reis, falou ao Portal Leste Maranhense, um pouco da historia do companheiro que juntos libertaram o Município, de Afonso Cunha, do sistema político em que vivia desde a sua fundação.

Antonio Maria Crispim recebeu o nosso enviado especial em sua residência, agora pouco, 25/01/, já no período da tarde, e falou francamente da trajetória dele (Antonio Maria) com o inesquecível Silva Reis como ele mesmo o chamava, o ex-prefeito Raimunilde.

Antonio Maria se lembra dos primeiros momentos dele com Raimunilde: desde a filiação partidária no velho PMDM, (partido dos Crispins em Afonso Cunha) ater a chegada dos dois na prefeitura.

“Diante de varias histórias marcantes entre eu e Silva Reis, era assim que eu chamava ele ( Raimunilde) a do bombom, era lembrada de vez enquando por ele quando nós conversávamos. “ foi assim; quando articulamos e sacramentamos a aliança política em 1996, no outro dia fomos juntos para Teresina. Quando chegamos à Cajulândia, eu comprei um negocio lá, e me deram o troco de bombom, desenrolei um e dei a ele, que ia ao volante. Olhei estava escrito no papel que veio enrolado com a balinha, “conte com migo” ali comemoramos e ele lembrava de vez enquando, dessa coincidência ” diz Antonio Maria.

“Tivemos divergências eu não posso negar, mas fomos grandes amigos todo e qualquer desencontro entre eu e ele, ficou no campo ideológico. Não tenho magoa nem uma dele. “Neste momento, é hora de destacamos a importância política em que ele teve para o nosso Município. Enfrentamos uma barreira pesada para entregarmos Afonso Cunha, ao povo, mas conseguimos. “Estive no velório dele e irei à missa daqui a pouco, ele merece,” concluiu o maior Líder oposicionista de Afonso Cunha, o senhor Antonio Maria Crispim.

Olha o Zé aí


O deputado Federal, e ex-prefeito de Bacabal, José Vieira, têm estado otimista nestes últimos dias, para ser candidato a prefeito mais uma vez, naquele município. Aliado e amigo do presidente do Senado, José Sarney, Vieira, tem demonstrado que quer continuar no grupo político de Roseana Sarney. Nas ultimas eleições, chegou a votar em senador para João Alberto, seu histórico adversário político no município. A aliança foi feita no laboratório político, do timoneiro do grupo o ex-presidente da Republica José Sarney. Para um bom entendedor, o deputado Federal e líder político, de Bacabal, com suas declarações já pré-anunciou que espera que João Alberto, seja recíproco para com ele em 2012.
Na foto, José Vieira ao lado de sua esposa.

Casamento em breve


O prefeito Raimundo Silveira, do município de Parnarama, está vivendo um grande amor. Na festa de confraternização oferecida pela a governadora Roseana Sarney, em dezembro do ano passado, Silveira participou da festa, ao lado da namorada a quase primeira dama do município. Em clima de muito amor e romantismo, Silveira e sua cara metade, durante toda a festa, eram sós beijos e abraços. Embora na terceira idade, O prefeito acredita que pra ser feliz basta encontrar a pessoa certa. Nossos votos de felicidades no amor ao gestor Raimundo Silveira.

Um mês sem ele.


Hoje, 25 de janeiro, está completando um mês, do falecimento do ex-prefeito de Afonso Cunha, Raimunilde da Silva Reis,(foto). A cidade de Afonso Cunha, amanheceu tristonha. Centenas de seus moradores assistirão a partir das 17 horas, uma missa em sufrágio a um dos maiores lideres políticos em que Afonso Cunha, já viu.
A cada duas pessoas que param e conversam nas ruas hoje, falam em Raimunilde. A pequena cidade vive tranqüila e em seu dia-dia normal, mas nunca esqueceu o prefeito que marcou época por aqui.
Nosso enviado especial a cidade de Afonso Cunha, para acompanhar as homenagens que serão feitas ao ex-prefeito, chegou a cede do município, hoje, 25, pela a manhã, e deve permanecer durante todo o dia por aí. Logo trará a cobertura completa da manifestação de carinho, afeto e muito pesar, que os Afonso-cunhenses demonstrarão durante todo este dia a Raimunilde.

Afonso Cunha vai de Júnior Mareca.


O prefeito José Leane, PC do B, do Município de Afonso Cunha, na região leste maranhense, disse agora pouco, ao Portal Leste Maranhense, que na eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, (FAMEM) marcada para o próximo dia 17, de fevereiro, votará em Júnior Mareca, (Itapecuru Mirim,) para presidente da Entidade. Segundo José Leane, antes ele votava na prefeita de Timon, Socorro Waquim, como a mesma desistiu, o seu voto é de Mareca.
O prefeito de Afonso Cunha, disse que está otimista, acreditando em uma vitoria de Júnior Mareca. Alguns critérios usados por José Leane, (Afonso Cunha) como perca de argumento justificativo para votar no seu colega prefeito de Itapecuru Mirim, são convincentes, e segundo ele, o município, só tem a ganhar.
“Quem me procurou pedindo voto foi à professora Socorro, que já desistiu, e o Júnior Mareca. Ele está mais próximo de nós eu tenho certo acesso com ele. As propostas do júnior para os pequenos municípios são melhores. Estou decidido, vou de Júnior Mareca. Zé Mario, não me pediu voto, e não tenho conhecimento com ele,” finalizou José Leane, Prefeito de Afonso Cunha.
Na foto, José Leane, aparece ao lado de Mareca.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O novo presidente .


O vereador Carlos Magno, do município de Afonso Cunha, que foi eleito presidente da Câmara para o biênio de 2011-2012, foi um dos convidados da Governadora Roseana Sarney a participar da festa de confraternizarão oferecida aos aliados, na casa de veraneio do Governo do Maranhão, em dezembro do ano passado.

O edil chegou acompanhado do prefeito José Leane, e durante todo o evento, eles sempre estiveram juntos. Na foto, Carlos Magno, aparece na conversa do prefeito ( José Leane)de Afonso Cunha, e o prefeito de Itapecuru Mirim, Júnior Mareca, candidato à presidente da FAMEM.

Carlos Magno é filho do chefe político de Afonso Cunha, e prefeito por vários mandatos, Antonio Bacelar. Foi secretário de seu pai,candidato a vice-prefeito,em 1996,em uma dobradinha com Raimunilde, participando assim de vários momentos políticos da historia daquela cidade. No seu primeiro mandato de vereador, o parlamentar tem projetos ambiciosos e cada dia que passa ele se viabiliza na tentativa de ser forte e decisivo nas decisões políticas vindoura. Embora não tenha sido o candidato à presidente do prefeito José Leane, PC do B, Carlos Magno afirmou ao Portal Leste Maranhense, que jamais fará oposição ao prefeito.” Lancei minha candidatura rumo a presidência da Câmara não como adversário, mas para buscar meu espaço nas temáticas políticas do nosso município,”afirmou Carlos Magno.

Saudades.


A 71º Assembléia Ordinária Geral (AGO) da Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Maranhão, (CEADEMA), realizada em Caxias, no final do ano passado, será lembrada por toda a vida na vizinha cidade de Coelho Neto. Tudo porque foi lá que ficou decidido a transferência do Pastor Antonio Ramos da Silva, ( foto), de nossa cidade, para Araióses.

O pastor Antonio Ramos, acomulava, duas funções. Era pastor vice-presidente, e fazia o trabalho de pastor Evangelista cuidando do campo. Apesar de ser dois árduos trabalhos, o reverendo vinha fazendo-o com sucesso de forma satisfatório para os membros da entidade.

Pastor é como filho, não terá direto em casa, um dia a gente ver saindo partindo para um outro horizonte, os fieis da Igreja Assembléia de Deus de nossa cidade, já passaram por essa triste experiência duas vezes, primeira foi o pastor Melkes Silva, agora, pastor Antonio Ramos, que deixando a maioria dos seus liderados chorando e contristado com a sua saída, segue firme para atender um chamado de Jesus.


Antonio Ramos da Silva, tanto para nós evangélicos como para muitos coelho-netenses, foi mais de que um pastor foi um pai, um amigo, um irmão. A Igreja por aqui, reconhecerá durante todo a sua existência na terra, a contribuição importante dada por ele, à obra do senhor em solos coelho-netenses.

Em breve, o Portal Leste Maranhense, fará uma reportagem completa sobre a historia do Pastor Antonio Ramos da Silva.,

Justiça Federal condena Paulo Marinho à prisão em razão de fraudes contra o SUS


O juiz Francisco Hélio Camelo Ferreira, da Justiça Federal em Caxias, condenou o ex-prefeito Paulo Marinho a cumprir uma pena de sete anos e seis meses de reclusão, em razão da comprovação de graves irregularidades praticadas contra o Sistema Único de Saúde (SUS). O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou o uso irregular de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde ao município de Caxias. O dinheiro foi destinado a apoiar o programa de atendimento aos desnutridos e gestantes de risco nutricional, mas o dinheiro não chegou ao seu destino. Parte do dinheiro recebido foi usado para pagamentos em empresas que nem mesmo existiam.



Juiz aplica ao ex-prefeito de Caxias pena de sete anos e seis meses de reclusão
Com base em denúncia formulada pelo Ministério Público Federal, Paulo Marinho é responsável pelo desvio de recursos públicos advindos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao município de Caxias, no período de 1995 a 1996, no valor aproximado de 1,8 milhão. Tais valores seriam destinados à construção de seis postos de saúde, aquisição de medicamentos e material hospitalar e ambulatorial, implantação de 3.200 metros de esgoto condominial, bem como recuperação e adaptação do Centro de Epidemiologia.

Caos administrativo – O juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira afirma que tem como indubitável a elevada censurabilidade da conduta de Paulo Marinho, réu no processo, “vez que ao reverso de gerir com zelo e probidade os recursos relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive prestando contas perante a administração federal, intentou eximir-se de qualquer controle, instituindo um fundo local, para onde direcionava todas as receitas, produzindo, ao parece, um verdadeiro caos administrativo, viabilizando, por conseguinte, a empresa delituosa que se acha sob persecução”.

O juiz lembra que Paulo Marinho, quanto aos antecedentes, afirmou em seu depoimento responder a outros processos criminais, fato confirmado mediante consulta ao sistema processual, havendo sido, inclusive, condenado anteriormente pela Justiça Federal em Caxias.

Para o magistrado, as circunstâncias do delito indicam também o intenso envolvimento de Paulo Marinho, contando inclusive com a participação de seu irmão, já falecido, Nilson Marinho, que constituiu por meio de “laranja” e controlava por meio de procuração com amplos poderes a empresa Lince Comércio e Representações, envolvida nas irregularidades das compras de medicamentos e materiais hospitais.

Na foto, Paulo Marinho aparece ao lado do filho.
FONTE: JORNAL PEQUENO.

Volta para Casa.


O ex-governador Jackson Lago deixou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, depois de passar por maus momentos. Em franca recuperação, Jackson passará mais algum tempo em São Paulo onde se submeterá a exames periódicos até a cura completa da pneumonia. Não há previsão de quando Jackson Lago retornará a São Luís.

É uma preocupação nossa.


Há alguns dias, nós abobadamos o descaso do governo municipal para com o segmento dos quilombolas aqui na cidade de Coelho Neto. Nesta tecla, nós iremos bater bastante, ater porque, no governo Magno foi quando criamos o departamento e usufruímos de políticas publicas nunca visto, na nossa região.

Para o bem da verdade, é bom ressaltar que ainda foi pouco levando em consideração o que tinha e ainda tem disponível para os negros. Mas também para o bem da mesma verdade, ater agora o que o governo tucano fez em prol do segmento? Continuando a falar da dura realidade, o núcleo mais visível dos quilombolas que é a localidade Baluarte, está em total abandono por parte do poder publico. Não fosse Cristiane Bacelar, que freqüenta vez enquanto as raízes de nossa raça ali, a situações eram bem mais deploráveis. Alô prefeito Soliney, 2011, chegou cadê as melhorias para as comunidades remanescentes de Quilombos ?

Trabalhando duro


O presidente da Câmara Municipal de Coelho Neto, Mariano Crateús PTB, e a vice-presidente, Lucinete Gonçalves, PT do B, estão sempre em contato trabalhando nos bastidores para que o retorno dos trabalhos naquela casa que logo acontecerá, seja vantajoso para a coletividade.

Ontem à noite, 20 de janeiro, Mariano Crateús, acompanhado de seus familiares, amigos e aliados políticos participou de um ato religioso, ( uma novena) na residência de sua mãe a dona Bidoca, no povoado Volta. Antes de embarcar para a sua terra natal o presidente disse ao blog, que nestes últimos dias, embora esteja em recesso, ele continua em varias atividades no prédio da casa. Otimista como sempre, Mariano defendeu muitas obras que segundo ele o governo de Soliney Silva, irá fazer para o homem do campo. Embora o parlamentar venha fazendo a sua parte, em matéria de cobrar, nada ainda foi feito em nossa região. O governo tucano perdeu a credibilidade em parte da zona rural.

Aldeias Altas.


A Câmara municipal de Aldeias Altas MA, terá a partir de fevereiro presidindo o novo biênio uma outra mesa diretora. O Vereador Beto carneiro, PT (foto), será o novo presidente do Legislativo da Terra de Gonçalves Dias.


Falando no poeta Gonçalves Dias há uma coincidência entre ele, ( Gonçalves Dias ) e Beto Carneiro. O poeta nasceu na região do povoado Jatobá, de onde também é, o novo presidente da Câmara.

No seu primeiro mandato o vereador Beto Carneiro, alcançou uma posição que muitos velhos integrantes da política aldeense, tentam e gostariam de chegar, mas muitos ainda não chegaram e outros jamais chegarão.

Um cortador de cana de açúcar no grupo industrial João Santos nos anos 90, hospedado no povoado Itapirema, Beto Carneiro, sentia saudade do seu convívio em sua terra natal que é o povoado Jatobá Município de Aldeias Altas. Quando Foi eleito vereador, Beto trabalhava indicado pelo prefeito José Reis, na TG, Usina de Açúcar instalada em terras aldeenses. Agora como chefe do poder legislativo, Beto Carneiro, segue firme no seu projeto político.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tina Monteles: uma prefeita amiga dos Sarney.
















A prefeita, Tina Monteles, do Município de Anapurus, na região do baixo Parnaíba, aprendeu desde sedo com o esposo o eterno deputado estadual Júlio Pires Monteles, amigo do presidente Sarney, a ser aliada incondicional da familiar Sarney, por aquilo que ele (Júlio Monteles,) sempre pregou, “pela a valorização das conquistas desenvolvimentistas que segundo Júlio o Maranhão ganhou ao longo dos anos, com Sarney e seus aliados.

Em seu segundo mandato de prefeita naquele município, Tina Monteles, segue firme em ritmo acelerado no caminho do progresso. Passando por todos os obstáculos que lhe vem à frente, sendo uma vitoriosa, sem perder de vista, a velha amizade, que produziu uma histórica parceria política do Guerreiro do baixo Parnaíba, (Júlio Monteles) com o político mais respeitado no cenário político nacional nos últimos 20 anos ( José Sarney).

Partindo deste princípio, na festa de confraternização oferecida pela a governadora à classe política aliada no final do ano passado, Tina Monteles, esteve durante muito tempo da festa, ao lado da Governadora Roseana Sarney, gozando da confiabilidade de aliada, de longas datas, e usufruiu também, de um tratamento fraterno perpassado o campo ideológico. Roseana ao ver a prefeita Tina abriu aquele sorriso elegante recepcionando-lhe da melhor forma possível.

Nossas lentes mostram fotos da mandatária maranhense, com a prefeita de Anapurus, em momento de muita descontração e satisfação na casa de veraneio do governo do Estado, nessa festa em que Roseana Sarney ofereceu aos seus aliados políticos no final do ano. Enquanto isso, vários aliados do palácio dos Leões, embora participando da festa, e gozando de uma boa aliança política com a filha de Sarney, não tiveram a oportunidade de pousar ao lado da governadora.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BOMBA: Ex - prefeito de Anapurus recebe mais de R$ 5.000,00 da prefeitura de Chapadinha


DO Blog interligado

Uma prova da roubalheira do atual governo municipal de Chapadinha, da famosa panelinha.Alô ! Ministério Público !!


O ex-prefeito de Anapurus JOAO CARLOS ALVES MONTELES, recebe do município, pelo gabinete da Usurpadora(Danubia Carneiro,) mais de 5 mil reais, num total de R$ 5.560,00. A função do ex-prefeito do município,de Anapurus, provavelmente cedida à custa de votos para o candidato a deputado estadual MagnoBacelar o nota 10, haja vista que esse misterioso pagamento passou a ser efetuado a partir do mês de julho. João Carlos, como é conhecido em sua cidade, aparece na folha de pagamento como assessor especial do gabinete da Usurpadora.


Além desse verdadeiro absurdo, o qual mais uma vez conclamamos ao Ministério Público daquela cidade, ação imediata, ainda torno público o pagamento mensal de R$ 2.200,00 a JOSE DE SOUSA LIMA NETO, vulgo Zezão. Esse recebe pelo cargo de assessor externo em Brasília-DF. Uma verdadeira farra com o dinheiro do povo.


Expondo ainda mais tamanha roubalheira, o ex-secretário de educação, que pediu afastamento da função há quase um ano, sendo substituído por Enir Ferreira Lima, continua recebendo dinheiro do município, uma bolada de mais de 2 mil reais. João Damiani embolsa mensalmente R$ 2.200,00, como diretor de departamento da secretaria municipal de educação.


Enquanto isso nosso alunos estão sendo alimentados com suco e biscoito vencido, estudando ao relento ou debaixo de conchos, casas de farinha e locais onde vivem animais.


Outros absurdos encontrados na folha de pagamento do município de Chapadinha que ultrapassa 2 milhões e 800 mil reais, é o recebimento de algumas enfermeiras.


07 ditas profissionais, as quais não sabemos sequer se possuem realmente alguma qualificação necessária, recebem valores que variam de 2 a R$ 7.100,00. Valor muito acima do piso da categoria, até mesmo em grandes cidades desse país.


Há também dentistas que faturam uma nota, valores que chegam a ultrapassar R$ 5.500,00.


Um marco no histórico político de Afonso Cunha.


No próximo de 25 de janeiro, agora de 2011, completará um mês do falecimento do ex-prefeito de Afonso Cunha, Raimunilde da Silva Reis,(foto) .

Uma missa será celebrada fazendo parte das homenagens que serão feitas ao carismático Líder Político, na completa de um mês de seu falecimento.

Raimunilde, iniciou a sua careira política na cidade de Afonso Cunha, afilhado político de Antonio Bacelar, foi secretário municipal tanto de administrações suas, quanto de seus aliados. Foi vereador e vice-prefeito. Raimunilde ficou famoso, quando rompeu com Antonio Bacelar, chegando a se eleger prefeito daquele município, em 1996, quebrando uma hegemonia política administrativa do Líder político, fundador de Afonso Cunha, que ater então não tinha perdido uma só eleição.

Durante os 04 anos de sua gestão, chegou a consolidar uma liderança incontestável. Embora a sua administração não tenha sido tão promissora chegando a ser cassado no final do mandato, mas foi importantíssima para o desenvolvimento do município, porque se tratava de um mandato libertário, uma transição pacifica de uma espécie de regime ditatorial requentado pelo o coronelismo de Antonio Bacelar, para uma democracia quase que plena, onde o município de Afonso Cunha avançou um pouco, rumo ao desenvolvimento com certa alternância de comando e poder.

O Portal Leste Maranhense, aproveita o momento para também prestar as nossas homenagens a Raimunilde da Silva Reis, o nosso inesquecível Raimunilde, que foi, mas continua com a gente representado por suas ações benéficas voltadas para a população de Afonso Cunha.

Uma coelho-netense.







A Câmara municipal de Coelho Neto, MA, através do vereador Edvaldo Alves, (Val PSL), concedeu o titulo de cidadania honorário coelho-netense a empresaria do Grupo São Francisco, Ana Lourdes Farias Neves Silveira, viúva do saudoso Francisco das Chagas Neves Silveira, (o Chico da Farmácia como era carinhosamente chamado pelos os coelho-netenses.

Ana Lourdes Farias neves Silveira, desde que chegou à Coelho Neto, ao lado do esposo, sempre deixou transparecer as suas qualidades e visão empreendedora responsável pelo o sucesso do grupo São Francisco que após o falecimento do esposo Francisco Silveira, ocorrido no dia 02 de junho, de 2007, tem sido conduzido Por ela de forma sustentável.

Católica praticante, Ana Silveira auxilia nos ofícios religiosos da Igreja como ministra da eucaristia, da palavra, entre outras atividades. Com um coração sensível ao próximo, Ana Silveira, participa de instituição filantrópica. Assim como era uma ótima esposa, é uma boa mãe, uma excelente sogra e uma amorosa avó .

Os empreendimentos do Grupo São Francisco, sempre estão à disposição das mais diversas manifestações culturais e religiosas, no sentido de colaborar como fazia Chico da Farmácia. A considerável contribuição economicamente falando dada pela empresaria através de suas empresas em matéria de emprego ao município de Coelho Neto e região é notável.

Nos anos 80 ao chegarem à Coelho Neto, estalaram a farmácia na antiga Curralinho, e com estratégias e visão empresarial, cresceram de forma equilibrada. Mesmo passando pelo os caminhos da dificuldade, a palavra desistência nunca esteve no dicionário deste casal, antes persistência e fé.

Todas as atividades em que o seu esposo Francisco Silveira, realizava, seja no campo empresarial, ou no campo cultural em todos os momentos ele contou com o apoio incondicional de sua amada esposa, Ana Silveira. Mãe de 04 filhos 03 mulheres e um homem, Ana Silveira não perde a batuta como a Líder da família. Tocando as empresas do grupo são Francisco, que são suas, de forma salutar, Ana Silveira segue firme para um futuro brilhante.

Prefeito de Buriti é indicado entre os melhores do Brasil.




O prefeito de Buriti de Inácia Vaz,MA Francisco Evandro de Freitas Costa Mourão, foi apontado pelo Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão (IBVG) como um dos melhores Prefeitos do Brasil, indicação inédita no município que contempla o trabalho desenvolvido pelo gestor durante a sua estada no comando do município. Segundo o Instituto, a escolha de Buriti, como modelo de Gestão Fiscal foi baseada em analises de dados concretos e disponíveis nos órgãos públicos de âmbito Federal e Estadual correspondente à Administração Municipal. O premio IBVG tem um significado especial, uma vez que diz respeito a legitima aplicação dos recursos públicos, atuação empreendedora, captação de investimentos e o devido cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O evento que aconteceu no último dia treze de dezembro, no Rio de Janeiro, contou com personalidades do mundo político, empresarial, classista e esportivo. Além dos Prefeitos indicados, estiveram presentes, para receber o honorífico prêmio, o atuante Senador Magno Malta (paladino na luta contra a pedofilia), Claudio Santili – Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Roberto Horcades – Presidente do Fluminense Futebol Clube, Carlos Arthur Nuzmann – Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. Neném Mourão atribuiu essa indicação ao esforço conjunto da sua equipe de Governo e a colaboração do povo buritiense que vem contribuindo, com seus dois mandatos.


Na 1º foto,de cima para baixo, neném Mourão aparece ao lado de seu secretario de administração e finanças, Jenilson Gouveia que lhe acompanhou nesta viagem.

Brejinho e Buriti, produzindo progresso




O município de Buriti de Inácia Vaz, na região do Baixo Parnaíba, em sua maioria se localiza na zona rural. Pelo o fato da maioria absoluta de seu território está no campo, ao longo da sua historia política administrativa, tem saído varias lideranças camponesas contribuindo para com o desenvolvimento do município, se destacando, fazendo e deixando história.

Nas eleições de 20008, do Povoado Brejinho, saiu eleito vereador com 516 votos, com ajuda de toda aquela região, o Líder comunitário, (da Comunidade Católica do povoado Bananal) o vaqueiro, o lavrador, Benedito Rodrigues dos Santos, ( o Benedito Caetano, PDT,).

Em 2004, Benedito Caetano, pela a primeira vez, foi candidato a vereador, obtendo 384 votos, ficando na suplência. Agora em 20008, sendo eleito com 516, votos o parlamentar segue firme defendendo os seus ideais.

Fazendo parte da base aliada do prefeito Neném Mourão, o vereador Benedito dos Santos, tem sido uma voz autentica da sua região que compreende os povoados; Criulí, Brejão Brejinho, Bananal Mata Grande, e demais povoados. Entre os projetos solicitados pelo o edil, para a região, estão reformas ampliação e construção de escolas estradas poços artesiano e tanto outros benefícios. Benedito Caetano é uma Liderança expressiva na cidade de Buriti.

sábado, 15 de janeiro de 2011

PSC tem novo comando em Coelho Neto.




O presidente Regional do PSC, (Partido Social Cristão) o suplente e atual deputado Federal Costa Ferreira, esteve hoje, 15 de Janeiro, na parte da manhã, aqui na cidade de Coelho Neto, em uma reunião com alguns membros do PSC, no sentido de integrar novas lideranças no partido e recompor a diretoria.
A reunião aconteceu na residência do empresário Silas David,que será o vice-presidente do PSC, no residencial bom sucesso. Como a reunião era também para eleger a nova diretoria, houve explanações de Costa Ferreira, sobre a trajetória e destino da legenda no Estado. Após a palavra do presidente, foi discutido entre os filiados presentes e alguns pretensos a se filiar, como ficaria a nova diretoria.
Na nova conjuntura diretória, o atual presidente do Partido em Coelho Neto, o senhor Ezequias Martins, ( o titular deste blog), foi indicado pelo o presidente Regional Costa Ferreira, para ser o vice-presidente. O líder comunitário recusou o cargo, com duas alegações: primeira, sobrevivência política, a segunda alegação do já ex-presidente, é sobre os destinos do Partido que segundo ele, irá para os braços do prefeito Soliney Silva. Depois dos apelos do presidente Costa Ferreira, para que Ezequias continuasse na Diretoria da Legenda, sem que o mesmo aceitasse, foi sugerido pelo o próprio Costa, que Ezequias ficasse como presidente de honra, o que no momento, não teve a garantia de Ezequias Martins se aceitava ou não.

A nova composição da diretoria ficou assim:
Presidente: Jesiel Marques.
Vice-presidente Silas David.
Secretário. Vando Galvão.
Tesoureiro. Marinho Bacelar.
1º membro. Professor Almir.
2º membro. Professor Lopes.
3º membro. Daniel de Morais.
Após a reunião, o presidente com o vice ofereceram um almoço aos presentes no Restaurante da Dona Maria, com a presença da comitiva que veio de São Luis, com o deputado Costa Ferreira.

A briga pela a sucessão de 2014, já começou.




Os dois possíveis pré-candidatos a suceder a governadora Roseana Sarney, no comando do maranhão em 2014,desde já se movimentam em busca de se viabilizarem e se fortalecerem politicamente para a tal empreitada.

Um, é Ricardo Murad, que mesmo não sendo o preferido do Palácio dos Leões, mas ele se fortalece no Governo da Cunhada a tal ponto, que se continuar assim, terá que ser engolido a qualquer custo, com suas pretensões. De posse de uma das Secretárias mais importantes, ( saúde) parte para a presidência da Assembléia Legislativa, como um rolo compressor. Tido como o próximo presidente do Legislativo estadual, os mais otimistas dizem que é por 4 anos.

O outro é Luis Fernando, renunciou o comando da prefeitura de São José de Ribamar, para assumir a casa Civil do Governo do Estado. Velho aliado do grupo Sarney, sendo secretário de pasta em governo anterior, na atualidade Luis Fernando, é o homem mais forte do Governo do Maranhão. De forma sutil, ele vai se firmando marcando território, na tentativa de se viabilizar para que em 2014, venha se colocar, como uma alternativa do grupo.

Pelo menos ater agora, o Secretario de Estado Chefe da Casa Civil, é o preferido de Roseana Sarney. Sem ser intransigente, Luis Fernando, segue.

A queda de braço entre Luis Fernando e Ricardo Murad, ficou Claro e evidenciado na disputa da FAMEM,( Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) quando Ricardo Murad percebeu que Junior Mareca era candidato com as bênçãos de Luis Fernando,e Roseana, logo apoiou Zé Mario, prefeito de São João dos Patos, rumo a presidência da entidade .