.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Por Dr. Gonçalves: Eleições 2020 ou 2022 ? Eis a questão!

Dr. Gonçalves, Advogado e pré-candidato
 a Prefeito na cidade de Duque Bacelar
  
O debate sobre fazer eleições este ano ou postergar para 2022 é necessário e urgente, sem dúvida. O tema é de matéria Constitucional, qualquer mudança sobre as eleições necessariamente passa pelo Congresso Nacional, através de PEC - Projeto de Emenda Constitucional, pois, tal matéria se fosse para mudar o calendário eleitoral teria que obedecer ao prazo de um ano antes das eleições. O que não é mais o caso. 

A matéria é o assunto do momento: usar o fundo eleitoral especial e o fundo partidário que soma mais de 2 bilhões para o combate a pandemia de Covid-19. Entendo que tal discussão se faz necessário primeiro discutir e decidir se vai ser ou não realizada as eleições esse ano. O orçamento do TSE para realizar as eleições em 2020, chega a 8 bilhões, pois somente na semana das eleições o TSE gasta mais de 2 bilhões de reais. 

Uns entendem que a manutenção das eleições é uma afronta ao povo. Outros dizem que a não realização das eleições tira do povo o direito de exercer a cidadania e a democracia pois, os gastos não correspondem nem mesmo a 5% do montante que o congresso de forma magnânima esse ano já destinou ao combate ao vírus, aprovando medidas, qual chega ao montante de mais de 500 bilhões de reais. É mesmo muito complicado! 

O certo é que o Congresso Brasileiro precisa deliberar urgentemente sobre essa matéria, pois, o calendário eleitoral está andando e a incerteza ainda mais. Há milhares de pré-candidatos a vereadores e a prefeitos aguardando essa decisão, que estão nessa incerteza de fazer sua pré-campanha e ao mesmo tempo projetar os próximos passos. 

Em suas falas, o Presidente do Senado, diz que vai respeitar as Instituições e defender a democracia, o próximo Presidente ao TSE diz ser inadmissível a mudança do calendário eleitoral. 

Então, tudo leva a crer que qualquer decisão de manter ou postergar as eleições de 2020, o povo sofrerá sua consequência com tal decisão. Vamos torcer para que prevaleça o espírito democrático e o estado de direito em sua mais ampla liberdade. De todas as formas de poder a democracia não é perfeita, mas é a forma que mais garante os direitos dos cidadãos. 

Um abraço de Dr. Gonçalves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário