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Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Uilma Resende e Enzo Samuel unem forças para modernizar os Legislativos de Timon e Teresina


Visando modernizar e avançar tecnologicamente todas às ações da Câmara Municipal de Timon nos trâmites administrativos e, principalmente nos aspectos legislativos que é o “coração da Casa”, o presidente Uilma Resende e os membros da Mesa Diretora: Clara Prado, vice-presidente; Lucas da Farmácia, secretário e Ivan do Saborear, 2º secretário, se reuniram hoje, 07, com o Vereador Enzo Samuel, presidente da Câmara de Teresina, para buscar informações sobre o que tem de melhor e mais avançado, naquela Casa Legislativa e que possa transferir para o Legislativo Timonense.

A ideia do presidente Uilma Resende é dotar a Câmara dos mais avançados sistemas tecnológicos e em tempo real para que todos os processos de requerimentos, pedidos de providências, indicações e projetos de lei tramitem de forma ágil com apenas cliques digitais para que os trabalhos sejam céleres, acompanhados e monitorados pela tecnologia. Uilma disse que além do papel, quer acabar com alguns contratempos, que às vezes um vereador apresenta qualquer tipo de pedido e acaba que ele já foi pedido em outra ou na atual legislatura.

“Com esse sistema de legislativo tudo de interesse do vereador estará em sua biografia do mandato, portanto, antes de apresentar qualquer pedido, ele saberá o que consta no sistema e evita sua repetição.

Na reunião dos vereadores timonenses com a presidente Enzo Samuel muitas sugestões surgiram para agilizar esse trabalho legislativo. O sistema Interlegis, implantado no Senado Federal, um dos mais completos, foi apresentado como sugestão mais que viável inclusive, com instalação de aplicativos em celulares dos vereadores para que eles possam acompanhar e até votar em projeto pelo aparelho. Outro ponto detalhado pelos membros das duas Legislaturas foi os acessos ao público no site oficial, inclusive com a adoção da Carta de Serviços aos Usuários, que estabelece as missões e visões da gestão e do gestor de forma acessível e com todas informações pertinentes à transparência dos serviços públicos oferecidos, não somente no que diz respeito aos gastos, despesas com pessoal, mas as demais regras que devem estar acessíveis.

As Câmaras de Timon e Teresina trataram de pactuar essas informações de tecnologia através das diretorias e departamentos das duas casas, portanto, nesse primeiro encontro ficou definido reuniões com esses setores para tratar desse transferência de informações e experiências com a tecnologia para que os trâmites sejam sempre mais visíveis e transparentes.


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