As audiências tratam, principalmente, de casos de menor complexidade
O Juizado Cível e Criminal da Comarca de Timon participa da "Semana Nacional de Conciliação 2025", promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, entre os dias 4 e 8 de novembro. Ao longo desta semana, serão realizadas 100 audiências de conciliação, com o objetivo de incentivar o diálogo e a reolução amigável de conflitos, por meio de acordos entre as partes processuais.
Nos dois primeiros dias de atividades, o Juizado já firmou 21 acordos. Esse resultado reflete o empenho das equipes do Judiciário local e o comprometimento das partes envolvidas na busca de solução dos conflitos.
As audiências tratam, principalmente, de casos de menor complexidade, como questões de consumo, cobranças e indenizações por danos materiais e morais. A expectativa do Judiciário é de que o número de acordos aumente até o fim da semana.
CONCILIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PACIFIAÇÃO SOCIAL
A Semana busca fortalecer a cultura da conciliação como instrumento de pacificação social e de redução da demanda de processos na Justiça. Para o juiz responsável pelo Juizado de Timon, Josemilton Silva Barros, também é uma oportunidade de aproximar o cidadão da Justiça.
“A conciliação traz benefícios para todos, pois proporciona soluções rápidas e consensuais, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais pacífica”, destacou o juiz.
Durante a semana, juízes e juízas, com os conciliadores, participam das audiências e das ações de atendimento ao público. Após o encerramento das audiências, na sexta-feira (8), será divulgado o balanço final da participação do Juizado de Timon na Semana Nacional de Conciliação 2025. As informações são do TJMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário