.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 1 de março de 2011

Assembleia Geral debate expulsão da Líbia do CDH


A reunião foi convocada para esta terça-feira às 15:00 hora local (20:00 GMT) e está incluído no programa oficial do máximo órgão da ONU(foto) para o dia na sede central em Nova Iorque.

O tema aparece em um projeto de resolução que propõe "suspender os direitos inerentes da Jamahiriya Árabe Líbia de fazer parte do Conselho de Direitos Humanos".

O texto menciona a resolução S-15/1 do CDH acordado por essa instância no dia 25 de fevereiro deste ano e as declarações emitidas há uma semana pela Liga dos Estados Árabes e pela União Africana sobre a situação na Líbia.

Há dois dias o Conselho de Segurança da ONU exigiu o fim imediato da violência na Líbia, solicitou avançar para a solução das demandas de seu povo e decretou uma série de sanções contra esse país árabe.

Em uma resolução, esse órgão de 15 membros invocou o capítulo VII, artigo 41 da Carta da ONU, que estabelece a autoridade do Conselho para adotar medidas que não impliquem o uso da força armada" para fazer efetivas suas decisões.

Sobre essa base, a resolução aprovada pediu a adoção de medidas "para cumprir as legítimas petições da população".

Além disso, chamou as autoridades líbias a "atuar com a máxima mesura, respeitar os direitos humanos e o direito internacional humanitário e autorizar o acesso imediato dos observadores internacionais de direitos humanos".

Também a garantir de segurança a todos os estrangeiros e seus bens e facilitar a saída dos que desejem abandonar o país, assim como assegurar a entrada a Líbia dos fornecimentos humanitários e de medicamentos e dos organismos e trabalhadores dessa esfera.

O texto remeteu a situação na Líbia desde 15 de fevereiro de 2011 ao promotor do Tribunal Penal Internacional para que estude as acusações contra autoridades desse país por supostos abusos desde o início dos protestos antigovernamentais.

Também decretou um embargo do fornecimento, venda ou transferência à Líbia de armas, munições, veículos, assistência técnica, treinamento, ajuda financeira ou de outro tipo relacionado com atividades militares.

O documento dispôs a inspeção de todos as cargas procedentes ou com destino à Líbia e proibiu de viajar e congelou os bens do líder líbio, Muamar el Gadafi, e de familiares e pessoas vinculadas ao governante.

Por fim, a resolução estabeleceu um comitê do Conselho de Segurança encarregado de vigiar a aplicação das sanções.

mv/vc/es

Um comentário:

  1. SRª EZEQUIAS MARTINS , venho aqui lhe fazer um apelo , pois minha mae faz 43 anos que nao ver a familia dela que justamente morava ai em coelho neto-maranhão, minha mae se chama maria dalva clemente da silva , filha de joão clemente da silva e raimunda nonata do nascimento. hj moramos em sao luis-ma e queria algum contato com alguem de coelho neto pra poder tentar localizar a familia dela pai mae e irmão, a familia da parte da minha mãe sao muito amigos da FAMILIA LEAL, AMIGO TE PEÇO ATÉ PELO AMOR DE DEUS ENVIE NOTICIAS SOBRE ESSE IMAIL Q ESTOU TE ENVIANDO , EU SOU O FILHO DE MARIA DALVA E FAÇO ESSE APELO A VC, ABRAÇÃO E FIQUE COM DEUS. CEL. (98) 8810-0496 NILSON DA SILVA SANTOS .

    ResponderExcluir