.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 1 de março de 2011

Situação na fronteira da Líbia com a Tunísia é crítica, alerta ONU


A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta terça-feira (1) que a situação na fronteira da Líbia com a Tunísia atingiu um ponto crítico, com milhares de estrangeiros tentando deixar o país. A porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Melissa Fleming, disse que entre 70 mil e 75 mil pessoas fugiram do território líbio em direção à Tunísia desde que começaram as manifestações na Líbia.

"Nossa equipe na fronteira da Líbia com a Tunísia nos disse esta manhã que a situação lá atingiu um ponto crítico", disse Melissa Fleming. Segundo ela, cerca de 2 mil pessoas tentam cruzam a fronteira da Tunísia por hora, mas, em território tunisiano, os refugiados não têm para onde ir.

A estimativa é que aproximadamente 20 mil pessoas estejam do lado líbio à espera de uma autorização para entrar na Tunísia. A maioria dos que tentam deixam a Líbia é de egípcios, mas também há chineses - quase todos trabalhadores estrangeiros que viviam na Líbia. Segundo os egípcios, o governo provisório de seu país se esqueceu deles.

Na madrugada de hoje, a temperatura caiu drasticamente na região. Alimentos são distribuídos na região de fronteira, mas os esforços de ajuda humanitária não são suficientes para lidar com a situação, segundo relatos. A situação de saneamento, por exemplo, é considerada inadequada e há pessoas dormindo em estradas e estacionamentos.

Campos de triagem temporários são construídos de forma improvisada ao longo da estrada, enquanto autoridades tentam alugar aviões e barcos para repatriar os refugiados. Ontem (28) as autoridades das Nações Unidas apelaram para que a comunidade internacional receba os refugiados oriundos da Líbia, sem restrições.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário