.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Começa a primeira rodada de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado

Do Semiárido e da Amazônia, 152 municípios maranhenses aderiram ao Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 e começam esta semana o processo de capacitação rumo à certificação internacional.
São Luis, 30 de novembro – Com o slogan “O mundo inteiro vai ver o seu município com bons olhos” começa a nova edição do Selo UNICEF Município Aprovado. A primeira rodada de capacitação acontece esta semana no SESC Olho D´Água, em São Luis. Nos dias 01 e 02, estarão reunidos os articuladores locais e presidentes de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de cerca de 40 municípios do Semiárido. Nos dias 03 e 04, será a vez da primeira turma da região amazônica, com quase 80 municípios convidados, também no SESC Olho D´Água. A segunda turma, com mais 35 municípios da região, está marcada para os dias 09 e 10 de dezembro, na Casa Brasil, em Imperatriz.

“Tivemos adesão de 70% dos municípios do Maranhão no Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. É uma valiosa oportunidade de avançarmos na garantia de direitos de cada criança e adolescente do nosso estado. É no município que a vida acontece de forma concreta e muito pode ser feito para melhorar a situação de vida da infância e adolescência. Os prefeitos e prefeitas estão de parabéns pelo compromisso”, comenta Eliana Almeida, coordenadora do UNICEF no Maranhão.
A partir da primeira rodada de capacitação, que começa esta semana, os municípios irão participar de um ciclo de encontros e atividades durante os próximos três anos. O objetivo é provocar uma ampla mobilização local para garantir prioridade absoluta às crianças e adolescentes. Por um lado, os municípios serão estimulados a conhecer, debater, monitorar e avaliar seus indicadores na área de Saúde, Educação, Proteção. Por outro lado, serão promovidas atividades de participação social ligadas a temas como Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnico-racial; Mudanças Climáticas e o Impacto na Vida das Crianças; Educação para a Convivência com o Semiárido; e Esporte e Cidadania. Ao final do trabalho, em 2012, os municípios serão avaliados e aqueles que mais se destacarem serão certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado.
“Os objetivos do Selo estão ligados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e, portanto, os municípios envolvidos estarão contribuindo para o Brasil alcançar este compromisso internacional”, destaca Eliana Almeida. A iniciativa conta com o apoio da Petrobras e do grupo Rede Energia e faz parte do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente e da Agenda Criança Amazônia. “É uma soma de esforços para realmente assegurarmos os direitos de cada menino e menina do País”, completa a coordenadora.
1ª Rodada de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012

Turma 1 Semiárido LOCAL: SESC Olho D´Água - Av. São Carlos s/n, Olho D´Água - São Luis (MA) DATA: Dias 01/dezembro (8h às 18h) e 02/dezembro (8h às 14h) Turma 1 Amazônia LOCAL: SESC Olho D´Água - Av. São Carlos s/n, Olho D´Água - São Luis (MA) DATA: Dias 03/dezembro (8h às 18h) e 04/dezembro (8h às 14h) Turma 2 Amazônia LOCAL: Casa Brasil, Rua Godofredo Viana, s/n – Centro –Imperatriz (MA) DATA: Dias 09/dezembro (14h às 18h) e 10/dezembro (8h às 18h)

Um comentário: