.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 28 de novembro de 2009

PREFEITO QUE DEU MAIOR VOTAÇÃO A LULA É CASSADO

O prefeito reeleito de Central do Maranhão, Irã Monteiro Costa (PDT), ficou conhecido nacionalmente em 2006 porque foi na cidade que o presidente Lula obteve sua maior votação no país: 97,1%. Na época, ele era filiado ao PSDB, do candidato Geraldo Alckmin. Alckmin só teve 2,8% dos votos no município.

A informação foi noticiada em primeira mão pelo blog depois que tomei conhecimento de uma carta que Lula havia mandado para o prefeito em agradecimento (reveja aqui). Em seguida, a notícia se espalhou pelo país.

Iran MonteiroAgora o lado triste – ou feliz para alguns - dessa história. Em decisão datada da última quarta-feira, mas só conhecida hoje, o juiz de Guimarães, Paulo de Assis Ribeiro, cassou o pedetista e seu vice, José Santos Araújo (PT), por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2008.

Irã Monteiro (foto/TSE) é acusado de doar dinheiro, caixas de isopor a eleitores e usar ônibus escolares da prefeitura em suas carreatas. No dia da eleição, o hospital municipal funcionou como base para as ações de sua boca-de-urna. Até uma ambulância foi utilizada para transportar eleitores.

O juiz determinou a realização de nova eleição no município porque o pedetista foi reeleito com 50,85% dos votos. Em segundo lugar ficou Benedito Barros, do DEM, com 2.057 (42,69%); e, em terceiro, Itamar Aguiar, do PV, com 311 votos (6,45%).

O presidente da Câmara já assumiu o comando do município até as novas eleições - ou até a decisão de Paulo Ribeiro ser revogada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário