.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A repercussão da morte do professor Nonato Sampaio.







Após a morte do professor e historiador Antonio Nonato Sampaio, um dos ícones de nossa história e da nossa cultura, o portal leste maranhense, esteve em alguns lugares que serve hoje, como linha de frente simbólica de sua luta pelos Menos favorecidos.







Os povoados Santa Maria, Baixa Fria, e Cocal, nos forneceram da melhor forma possível, a imagem do saudoso Nonato Sampaio, que será eternizada, através da sua luta naquelas localidades, em prol de um futuro próspero que ele sonhou e em parte conseguiu para o seu próximo. O ex-presidente da Associação do povoado Santa Maria, o seu Mundiquinho,(na segunda foto) emocionado lamentou a morte de Nonato Sampaio.


Na Baixa Fria, a professora Maria do Socorro,(primeira foto,) com lagrimas nos olhos, nos relata que Nonato Sampaio, foi o fundador da Escola Marechal Castelo Branco, ainda nos anos 80. Naquele povoado, os moradores lembram em forma de gratidão, que Sampaio, fundou também à Associação Comunitária, assim como a de varias localidades de deferentes regiões do nosso município.


Em Santa Maria, a história de Antonio Nonato Sampaio, iniciou cedo, ainda nos anos 70, na área da educação. Mas o movimento Quilombola por ele organizado deixou naquela localidade, obras inesquecíveis e de grande relevância para a sociedade.


Mas é no povoado Cocal, próximo da Localidade Santa Maria, onde a população mais sente a falta e até chora a morte do Historiador, que a suas ações estão visíveis por todos os lados. O presidente da Associação o professor Evilazio Morais, ficou sem palavras diante de nossa reportagem, pra falar de Nonatinho. O povo nos recebeu de forma bastante à-vontade, porem, triste e de luto, pela perca do amigo.


Para homenagear Nonato Sampaio, ex-diretor de Igualdade Racial, do governo Magno, os moradores do povoado Cocal, fizeram questão de posar em uma foto, enfrente a escola construída, fruto do movimento quilombola levado ao Cocal por Antonio Nonato Sampaio. Todos os benéficos existentes naquele povoado fizeram parte da meta de governo do então prefeito Magno Bacelar, que com recursos Federais, Estaduais e municipais, resgatou a dignidade dos cocalenses, remanescentes de quilombos, e de varias outras pessoas de município afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário