.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

SEMA promove II encontro do conselho consultivo da APA dos Morros Garapenses


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, promoveu nesta quarta (02), o segundo encontro do conselho consultivo da APA dos Morros Garapenses, realizado no auditório, Antônio José de Azevedo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buriti-MA.

A abertura se deu com a leitura da ATA da reunião anterior, o informe sobre a publicação do Regimento Interno sobre Portarias eleitorais, Minuta do Termo de Referência do Plano de Manejo e informes sobre o processo eleitoral do CONAMG.

O evento de pautas diversas, tratou sobre questões voltadas ao Plano de Manejo, e discutiu diretrizes correlacionadas a problemas enfrentados pela atual situação ambiental dos quatro municípios que compõem a Área de Proteção. Os representantes da SEMA, pontuaram os avanços em detrimento a um maior amparo a APA, fixaram a importância do conselho, destacando o respectivo papel de seus membros. 

O que vem ser o Plano de Manejo ?
A SEMA acompanha o Plano de Manejo da APA dos Morros Garapenses. Por meio do estudo, caracteriza-se o local nos âmbitos biofísico, socioeconômico e institucional. O Plano de Manejo é o principal instrumento de gestão de uma Unidade de Conservação (UC), que estabelece, com fundamento nos objetivos gerais e do diagnóstico socioambiental de uma unidade de conservação, o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a definição de plano de gestão e programas temáticos e a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

Esteve presente no evento, o prefeito da cidade anfitriã, Naldo Batista, e vereadora, Vanusa Flora, membros da Associação Guardiã e Protetora Ambiental (AGPA), representantes do Grupo João Santos, representantes do agronegócio (soja), na região leste do Maranhão, os secretários de meio ambiente: Laudelino (Buriti), Gabriel Dellano (Coelho Neto), Toinho do PT, representado por adjunto (Duque Bacelar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário