Dentre os itens pagos com o dinheiro da merenda escolar, melancia, milho verde e bananas. |
Um suposto esquema de corrupção e desvio de dinheiro público da educação estaria envolvendo o prefeito do municipio de Nova Colinas - MA, empresários e Secretaria municipal de Educação, está sendo investigado pela Policia Federal. Segundo informações preliminares, o prefeito Josei Rego Ribeiro e a então Secretária de Educação em 2020 Maria Ieda Sousa Castro, quase um milhão de reais por supostas compras de merenda escolar durante todo o ano de 2020, período em que todas as escolas do municipio estavam fechadas com aulas remotas em razão da PANDEMIA DO COVID-19.
Mesmo com os alunos em casa, o municipio pagou diversas empresas por supostas entregas de merenda que segundo pais e mães de alunos da rede municipal, não foram repassados aos estudantes dos ensinos infantil e fundamental do municipio naquele ano.
O que mais impressiona é a quantidade de frutos pagas como : melancias, bananas e milho verde.
Os pagamentos variavam de 17 a mais de 20 mil reais por nota faturada e paga com dinheiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Ratros da Fraude:
Em um dos pagamentos feitos pelo prefeito JOSEI REGO, à empresa J O R DE SOUSA COMERCIO, constam um faturamento de mais de 5.000 kgs DE FRANGO, como consta nota fiscal de faturamento da merenda escolar. Na mesma nota fiscal, consta no carimbo a assinatura da Secretária de educação, no qual a mesma atesta que os supostos 5.102kgs de frangos, teriam sido destinados as escolas do município em 02 novembro do ano de 2020, periodo em que as escolas estavam fechadas, o que torna mais clara ainda a possível fraude, é o fato de que a nota fiscal foi faturada no dia 24 de novembro daquele ano, como a secretaria teria atestado o suposto recebimento de mais mais de cinco mil kgs de frangos, 22 dias antes do faturamento da nota fiscal eletrónica?
Procurados por nossa equipe, o prefeito Jossei e a Secretária de Educação falaram a nossa produção.
Veja o Vídeo:
Com os devidos créditos de Thiago Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário