.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 26 de maio de 2009

UMA NOVA LIDERANÇA: NADA DE OLIGARQUIA NUNCA MAIS TRANDICIONALISMO


Antigamente no estado do Piauí, para fazer política, o pretendente tinha que se enquadrar nas normas exigidas pela tradição da província. Para você ser candidato a qualquer cargo eletivo naquela época você tinha que ser de uma família tradicionalmente política e fazer parte de partidos políticos de direita conservadora. Isso aconteceu por muitos anos. Essa tradição ganhou mais desenvoltura durante o regime militar. No final da década de 70 houve uma fusão do PP (Partido Progressista) com o MPB (Movimento Democrático Brasileiro), fusão essa em que nasceu o PMDB e quando o regime dos quartéis agonizava houve uma pequena abertura chamada de anistia, isso serviu para fazer retornar do exílio vários políticos brasileiros como Leonel Brizola e outros e foi permitido a criação de mais agremiações políticas; foi quando nasceu o então PFL (Partido da Frente Liberal) o hoje Democratas.
Durante décadas, esses dois partidos (PFL e PMDB) comandaram a política piauiense, mas com o fim dos anos de chumbo, outros partidos e lideranças políticas de esquerda surgiram como o governador Wellington Dias (PT), o deputado estadual Cícero Magalhães (PT), Oliveira Junior, prefeito de Miguel Alves (PTB). Ainda na cidade de Miguel Alves, surgiu uma grande liderança nascido no dia 21 de junho de 1980 no povoado Boa Vista, município de Miguel Alves. Essa liderança é o vereador presidente da Cãmara Josenias Rosa (PTB), que desde criança se interessou pela política.
Vocacionado, Josenias Rosa começou a trabalhar com o povo e pelo povo, sem ser filiado a nenhum partido político. Em 2003, a pedido de populares, ele se filiou ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e foi candidato a vereador pela primeira vez em 2004, chegando a ser eleito com 598 votos, em quarto lugar na época. Josenias diz: “minha votação foi com muita dificuldade. Eu não tinha condição financeira, nem sou de família tradicional de Miguel Alves, mas minha família tem muita amizade e respeito nessa cidade”, concluiu Josenias.
A reeleição, segundo ele, teve outras dificuldades como aumentou consideravelmente o número de candidatos a vereador, mas obteve 472 votos, sendo o primeiro da coligação. Josenias foi candidato a presidente da câmara em sua primeira legislatura, mas foi derrotado por ser oposição do então prefeito na época. Josenias foi eleito presidente da câmara em sua segunda legislatura e presidirá a câmara no biênio 2009 a 2010.
Josenias Rosa diz que desde adolescente era seguidor e simpatizante de um partido que sempre mandou em Miguel Alves, (o extinto PFL) hoje Democratas. Josenias diz: “O povo aqui pratica a política como religião. Antigamente existiam dois partidos em Miguel Alves: ou era PFL ou PMDB. A nossa família sempre foi muito simpatizante do PFL e me educaram politicamente como pefielista, só que depois de adulto eu vi que já podia ter uma visão própria e não era realmente aquilo que a gente pretendia para Miguel Alves”, concluiu Josenias.
Josenias pedalava cinco quilômetros de ida e cinco quilêmetros de volta, da escola na sede do município. Com 18 anos veio morar em Miguel Alves e trabalhou em diversas atividades. Hoje como político é partidário e aliado de primeira linha do prefeito Oliveira Junior, Josenias Rosa uma grande liderança em evidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário