.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Primeiro-ministro de Portugal é recebido pelo presidente Sarney

O presidente Sarney ofereceu almoço, ontem, na residência oficial do Senado Federal, ao primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho. Presentes também o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva.

Bases do relacionamento
Em maio de 1986, o então presidente da República José Sarney realiza longa visita a Portugal (5 dias) quando é recebido com homenagens e honrarias pelo presidente português Mário Soares. Por sua vez, Soares retribui a visita vindo ao Brasil no ano seguinte, ocasião em que os dois presidentes criam a Comissão Luso-Brasileira para as comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil. Em 1988, o primeiro-ministro de Portugal, Aníbal Cavaco, desembarca em Brasília. As novas bases de relacionamento com Portugal estão intimamente ligadas à amizade que se formara entre os presidentes Sarney e Mário Soares.

A geopolítica concebida por Sarney para as relações Brasil-Portugal tem seu ponto alto na criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A presença de Portugal oferece um lastro importante ao agrupamento, promovido pelo governo Sarney, dos países lusófonos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário