.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

‘Caravana da Liberdade’ vai a Peritoró e Codó mobilizar sociedade contra o trabalho escravo e infantil

O Maranhão ocupa a 5ª posição na lista do trabalho escravo e 40% dos trabalhadores escravizados no Brasil são maranhenses. Quadro que se configurou após décadas de ausência de políticas públicas para melhorar os indicadores sociais e do estado, principalmente, nos municípios mais pobres. Com base nesses e em outros dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Comissão para a Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão (Coetrae) realizará a Caravana da Liberdade. O projeto tem o objetivo de colocar em prática atividades preventivas e de fiscalização nos municípios com altos índices de trabalho escravo e infantil. Nesta terça-feira (18), a Caravana chega Peritoró e na quarta (19) e quinta-feira (20), a Codó.

O presidente da Coetrae e secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, ressaltou que ações integradas como a da Caravana da Liberdade são necessárias para o enfrentamento do trabalho escravo. “Entendemos que o combate ao trabalho escravo não é uma ação isolada do Governo do Estado. Só conseguiremos enfrentar esse problema com o envolvimento de outros órgãos públicos e de membros da sociedade civil no desenvolvimento de atividades que tenham como objetivo a erradicação dessa prática criminosa”, destacou.

Na programação da Caravana da Liberdade estão previstos painéis, oficinas, roda de conversa, passeatas de mobilização, depoimentos dos trabalhadores resgatados, exposições fotográficas, serviços de saúde, exibição de vídeos, entre outras ações. Temas como “Repressão ao Trabalho Escravo no Maranhão e Inserção de Trabalhadores”, “Educação Popular e Promoção da Equidade em Saúde e relação com o trabalho escravo e tráfico humano” e "Ações de enfrentamento ao Trabalho Escravo no MA" serão debatidos durante a Caravana.

Serão realizadas, ainda, oficinas pedagógicas com temas como: “Promoção dos Princípios de Educação Popular em Saúde para gestores”; “Relação trabalho escravo e tráfico humano”; “Cidadania e Documentação Básica”; e “Gestão de resíduos sólidos e economia solidária para gestores”. Também serão oferecidos serviços do Viva Cidadão e do Sistema Nacional de Emprego (SINE), como expedição de carteiras de trabalho e cadastro do trabalhador e jovem aprendiz.

O projeto conta com o apoio das secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular, Extraordinária de Juventude, Saúde, Educação, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Social, Trabalho e Economia Solidária; do Viva Cidadão; do Tribunal Regional do Trabalho; do Ministério Público do Trabalho; da Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó; do Ministério Público Estadual; da Prefeitura de Codó; da Câmara Municipal de Codó; da Prefeitura de Peritoró; da ONG Plan; da ONG Repórter Brasil; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Codó; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Peritoró; e do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário