.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Governo dialoga com Rede de Colegiados dos Territórios Rurais

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), busca aproximação com a Rede de Colegiados Territoriais, espécie de conselho atento ao desenvolvimento de políticas agrárias e agrícolas para grupos de municípios (territórios rurais) com perfis econômicos e culturais semelhantes. Na terça-feira (4), o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, reuniu-se com representantes da Rede. O encontro foi realizado no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O objetivo foi discutir e definir estratégias conjuntas que promovam o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais do Maranhão.


A Rede funciona desde 2003 articulando políticas de avanços para o campo. Durante a reunião, o secretário Adelmo Soares destacou alguns projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Sistema de Agricultura Familiar do Estado. Um deles foi o projeto Biblioteca Rural “Arcadas Letras”, que é desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Outro é o “Sistecs”, um programa de produção diversificada de alimentos nos quintais dos agricultores.

“São ações que visam não só o desenvolvimento rural local, mas também o territorial. Todas as nossas políticas são voltadas para o território, por isso o Governo está preparado para discutir e definir qual política adotar em cada um”, afirmou o secretário Adelmo Soares.

De acordo com o secretário da Rede, José Lídio, o Maranhão possui 11 territórios e mais 15 estão em construção.  Lídio destacou que esse é um novo momento no estado e que os Colegiados estão esperançosos com a política de inclusão do governador Flávio Dino. “O Governo está dentro da discussão territorial com os agricultores, com perspectivas de ações conjuntas para desenvolver o estado,” ressaltou.

Estiveram presentes no encontro o secretário-adjunto da SAF, Francisco Sales; o superintendente de Comercialização da SAF, Sayd Zaidan; o coordenador de Desenvolvimento Territorial, José Mesquita; o prefeito de Olinda Nova, Edson Barros; representantes da Rede de Colegiados dos Territórios Campos e Lagos, Cocais, Baixada, Lençóis, Munin e Itapecuru; representantes das Secretarias de Agricultura de Axixá, Presidente Juscelino, Peritoró, Arari e estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).


Nenhum comentário:

Postar um comentário