.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 2 de maio de 2019

O Sucesso da Terceira Feira do Trabalhador Buritiense e a reabertura de Clinica Pública marcam o 1° de Maio em Buriti-MA

 Em uma ação conjunta realizada nesta quarta-feira, 1º de maio, em comemoração ao dia do trabalhador, a Prefeitura de Buriti, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio de outras secretarias municipais, realizou a Terceira Feira do Trabalhador Buritiense. 

O início das festividades se deu com a celebração de uma Missa em Ação de Graças, às 7h, e, logo após, às 8h30, foi dada a abertura da Feira, que comemorou o dia dos cidadãos e cidadãs buritienses e de todo o Brasil, o encerramento aconteceu por volta das 17h. O evento contou com a presença dos Secretários assim como também dos vereadores: Didi, Jorge do Sindicato, Helio Flora, Vanusa Flora, Andreia e demais lideranças do município e região. 

O ato da feira, propiciou aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade que puderam socializar os seus produtos e valores nas mais diversas áreas: da produção de alimentos, artesanato, culturas, arte e lazer, bem como utilizar os espaços públicos para fazer no seu dia uma festa bem popular, com tudo que tinha direito. 

Ao se pronunciar, o prefeito Naldo Batista ressaltou a importância do resgate das tradições do município e valorização da cultura local. Falou também das obras e ações que estão em execução, que mudaram a vida da população do município. 


Recheada de muitas atrações, desde a sua primeira edição a feira trouxe dentre os produtos em exposição havia suínos, galinha caipira e vegetais cultivados no município, como milho, banana, feijão, bem como produtos de artesanatos e alimentos produzidos a partir de cultivo da terra, como pamonhas, mingaus, sucos, doces, etc. 
Há muito não se via uma festa popular com a cara do povo de Buriti, com o trabalhador, seja rural ou urbano, mostrando todo seu talento e sentindo a valorização da sua produção. A festa do trabalhador com o trabalhador buritiense realizada pela prefeitura de Buriti, pela secretaria municipal de agricultora e seus parceiros, sem dúvidas, foi um evento único, histórico e muito especial para Terra de Inácia Vaz. 

REABERTURA DE CLÍNICA PÚBLICA PARA A POPULAÇÃO

Passados mais de dois anos de gestão, e sem cumprir a promessa de que faria um novo hospital municipal, o prefeito de Buriti Naldo Batista (PCdoB) reabriu neste 1º de maio de 2019 o Hospital do Trabalhador Buritiense – HTB, popular Clínica, para atendimento 24h. A promessa é de que haverá mudanças para os pacientes que dependem do SUS no município.

Já logo à noite, por volta das 22h de quinta-feira, 1º de maio, nasceu o primeiro bebê de parto normal na Clínica. O recém-nascido é do sexo feminino, nasceu pesando 3,5 Kg e medindo cerca de 50 cm. A mãe é moradora da Rua Santa Helena, bairro Bacuri. O procedimento foi realizado por uma equipe com um médico, dois enfermeiros e dois técnicos.

Esse nascimento é um marco para o atendimento de saúde na atual gestão e foi comemorado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semus como um gol de placa, já que a maioria dos buritienses vinha nascendo em outros municípios por falta de estrutura mínima para realização de um parto na cidade.

Durante a reabertura do HTB, que contou com a presença de vereadores, secretários e partidários, oprefeito Naldo Batista destacou que “é com planejamento que se faz uma boa administração”.

Pôr o HTB para funcionar é, sem dúvida, um passo importante para população, porém ainda há muito que se fazer quando o tema é saúde pública municipal. As reclamações dos usuários incluem ainda falta de medicamentos, equipamentos, materiais básicos e até mesmo a qualidade da alimentação dos profissionais plantonistas é alvo de queixas.

A cidade precisa de um hospital de emergência e urgência com pleno funcionamento. Que não se repita o mesmo que já ocorreu com outras reinaugurações que se tornaram apenas propagandas.
Veja abaixo um vídeo com momentos da reabertura da Clínica (Com informação do Coerreio Buritiense)


Nenhum comentário:

Postar um comentário