.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 1 de maio de 2020

“A luta não pode parar!...” Antônio Pires e uma vida voltada em defesa dos direitos dos trabalhadores

E inegável falar sobre a luta e trabalho e não se referir a história em defesa ao trabalhador de um dos maiores lideres sindicais do Leste do Maranhão, Antônio Pires. Atualmente, o sindicalista e vice prefeito na cidade de Coelho Neto, e conseguiu construir um legado solido em favor dos trabalhadores. 

Conheça um pouco da história. 

O ano era 1998, mais precisamente 30 de maio, eu chegava a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coelho Neto, e encontrava um cenário difícil para os assalariados rurais, que trabalhavam na cana de açúcar e bambu no nosso Município. Logo passamos a fazer um trabalho de aproximação dos trabalhadores e mostrar que o sindicato era o palco de lutas e de fortalecimento da categoria e a partir dali a busca incessante por uma melhor qualidade de vida começava. 

Foram 18 anos de lutas e vitórias de 1998 a 2016 junto com esses grandes guerreiros que só me orgulho de ter lutado ao lado de todos! Algumas dessas conquistas:

a) AS NEGOCIAÇÕES DO ACT-
Acordo Coletivo de Trabalho. Onde fomos pioneiros no Maranhão, em negociar na área rural. Com essas negociações conseguimos organizar a categoria e fazer com que nossos trabalhadores fossem respeitados. 

b) PISO DA CATEGORIA.
Trabalhavam durante todo o mês sem saberem o que ganhavam e em sua grande maioria não ganhavam nem o salário mínimo. 

c) EPI.
Equipamentos de proteção Individual, que para muitos era algo totalmente desconhecido, mesmo estando contidos na
legislação. 

d) PESO DA CANA.
Esse era um dos grandes gargalos dos trabalhadores que trabalhavam o dia inteiro sem saber o que ganhavam e no final do dia via sua produção não ser apontada, que se sucumbiam junto com seu salário. Através do peso da cana, conseguimos alavancar o ganho da categoria, que ao longo dos anos se transformou no maior salário do Brasil no corte da cana, onde tínhamos trabalhadores que ganhavam de sete mil reais ao mês. 

Hoje é triste ver grande parte desses guerreiros, trabalhando sem receber seus proventos, passar toda uma safra sem receber e sem ter a garantia de quando irão receber. Mais uma safra se aproxima e só Deus saberá o que pode acontecer 


É, nesta dia 1º de maio e nas tardes intermináveis de isolamento social, passei a reviver alguns momentos de lutas e muitas conquistas para os trabalhadores do nosso Município a frente do STTR de Coelho Neto.


Parabéns a todos os trabalhadores Coelhonetenses por este dia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário