.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 7 de maio de 2024

Documentário resgata a Origem do Catolicismo e o Festejo de São José, em Duque Bacelar


DOCUMENTÁRIO SOBRE O FESTEJO RELIGIOSO DE SÃO JOSÉ E O CATOLICISMO ROMANO SERÁ LANÇADO EM DUQUE BACELAR

Na era das comunicações e dos conhecimentos através das tecnologias digitais, já consolidadas em todo mundo, fato que levou as pessoas aprenderem a produzir vídeos de diferentes formatos e tamanhos para redes como facebook, Instagram, Tik Tok e You Turb.

A apropriação desses conhecimentos levou a linguagem áudio visual para os celulares digitais e internet, surgindo mega produções de conteúdos informativos e de empreendimentos, feito por pessoas comuns.

Em Duque Bacelar, algo que alguns anos parecia caro e longe de acontecer, o escritor e historiador Francisco Carlos Machado, vem produzindo com as tecnologias Digitais documentários históricos e científicos, resgatando o passado do município e de sua gente. Assim, em 2021 com a ajuda de amigos e apoiadores financiadores, ele produziu o Documentário biográfico, “Seu José, Ribamar, Zé Bonitim”, contando a história de José Ribamar Oliveira, fundador do município, documentário que tem sido bem elogiado pelos telespectadores. 

No momento com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, captado pela Prefeitura de Duque Bacelar, através da Secretaria de Educação e Cultura, Francisco Carlos, se inscreveu com o Projeto para o documentário “Festejo de São José – Origem e Histórias de Devoção ao Padroeiro”, que em dois episódios, contará a história tanto do catolicismo na cidade, como do Festejo religioso a São José, escolhido no tempo do povoado Garapa para ser o padroeiro da comunidade católica do lugarejo, nos idos os anos de 1920, do século XX.

O Documentário com duração de 45 minutos, através das memórias de pessoas vivas e já falecidas do Antigo Garapa, mostra através de depoimentos e falas, como e quem no povoado Garapa começou a Devoção ao Santo Padroeiro, José de Nazaré, o carpinteiro, marido da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus.

Segundo Francisco Carlos, que além de diretor é o roteirista do Documentário, se enfatizou os depoimentos das pessoas, suas lembranças e depoimentos como testemunhas oculares de fatos que ao longo do tempo foram construindo a história da Igreja Católica e da maior Festa Religiosa do Garapa, depois cidade Duque Bacelar. 

A produção toda do documentário contou com as inteligências de pessoas locais, como o engenheiro civil Daniel Rocha e o artista gráfico Lucas Rodrigues, na edição de artes e imagens. A produção conta com animação em 3D, em cenas que reconstroem a primeira capela do povoado Garapa, erguida no anos de 1953 e do ambiente natural do lugar, localizado às margens do rio Parnaíba.

Como contrapartida social, o Documentário que ficou em 1º lugar de seleção no Edital da Prefeitura, em dezembro de 2023, terá sessão gratuita na cidade Duque Bacelar; em escolas da sede e em povoados do interior do município, ribeirinhos do Parnaíba e de quebradeiras de coco babaçu. 

Na quarta feira, dia 8 de maio, as 4 horas da tarde se fará a estreia do Documentário “Festejo de São José – Origem e Histórias de Devoção o Padroeiro”; para lideranças das pastorais da Igreja Católica; historiadores da cidade e região, com professores de história das escolas municipais e estaduais; personalidades do mundo político, cultural e artístico locais. Na noite, do dia 8 de maio, no Auditório da Secretária Municipal de Educação, no Centro da cidade, tanto o Documentário Festejo de São José, como demais documentário contemplados pela Lei Paulo Gustavo no município, terão mostra para todos da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário