O município de Anapurus foi palco, nesta terça-feira (15), de mais uma edição regional do Orçamento Participativo (OP), promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias Estaduais de Planejamento e de Direitos Humanos e Participação Popular.
O evento, realizado no auditório Lenir Garreto, faz parte da celebração dos 10 anos do OP no Maranhão, pioneiro no país ao integrar a sociedade em todas as etapas da construção do orçamento público.
Na ocasião do evento estiveram reunidos representantes de oito municípios da região do Alto Munim, incluindo Mata Roma, Buriti e Afonso Cunha.
O prefeito anfitrião, Dr. Tânios, destacou a importância da iniciativa: “O Orçamento Participativo é referência na garantia da participação popular, transparência e controle social, reforçando o compromisso do governador Carlos Brandão com uma gestão democrática e municipalista”.
Durante a audiência, os participantes votaram entre oito propostas prioritárias. As quatro mais votadas foram:
Implantação de Hospital Materno Infantil e Saúde da Mulher;
Reestruturação da Segurança Pública;
Fortalecimento da agricultura familiar e pesca artesanal;
Investimento em infraestrutura rodoviária.
Essas propostas agora seguirão para análise técnica e orçamentária, com possibilidade de inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
O encontro foi encerrado com agradecimentos das autoridades e da sociedade civil, que reconheceram o OP como um instrumento essencial para a cidadania ativa, justiça social e fortalecimento da democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário