O município de Afonso Cunha, registrou mais um importante avanço na educação pública com os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice Criança Alfabetizada (ICA) de 2024. De acordo com os dados oficiais, a cidade atingiu 93,10% no indicador, superando a média estadual e nacional. Sendo, o primeiro lugar na regional de Caxias e entre os 10 melhores do Maranhão.
O desempenho de Afonso Cunha é uma prova real do compromisso que o líder político Arquimedes Bacelar teve com a aprendizagem de todas as crianças do seu município com a promoção da qualidade da educação pública, uma vez que, esses dados são referentes a seu último ano do segundo mandato. Além desse marco, Afonso Cunha alcançou outras importantes conquistas na educação, que sempre foi prioridade em sua gestão.
Pra Arquimedes, o resultado é fruto de um esforço coletivo que envolve escolas, estudantes, gestores, professores e o próprio secretário de educação à época, hoje, prefeito Pedro Medeiros.
O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. O teste avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita.
O padrão nacional de alfabetização indica que estudantes que alcançam esse resultado são capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.
Conforme dados do Ministério da Educação, Afonso Cunha, está a frente com índices bem melhores que os municípios de Caxias e Coelho Neto.
Isso é o resultado de um trabalho feito por amor e com amor, que perpassa pela construção e entrega de diversas escolas na zona rural e urbana, todas climatizadas e informatizadas, valorização dos professores, formação continuada, transporte escolar, projetos e programas de referência, dentre outros inúmeros investimentos.
Do blog do Raphael Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário