.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Festejo de São Sebastião leva multidão a Passagem Franca.


Hotéis, restaurantes e pontos de lanche lotados, Ruas bastante movimentadas gente de carro, moto bicicleta e até de cavalos e jumento, participando ativamente: foi assim que viveu a cidade de Passagem Franca, no médio sertão, do dia 10 a 20 de janeiro, na maior festa religiosa daquela região, que é o festejo de São Sebastião.

Padre Sebastião auxiliar  ajudante nos festejos 
Procissão nas Ruas de Passagem Franca.
Procissão nas Ruas de Passagem Franca.
O município de passagem Franca muda sua rotina do dia-dia, durante 11 dias, que compreende as festas religiosas do tradicional festejo de São Sebastião, o padroeiro do município, por receber gente de muitas partes do Maranhão e Brasil, numa festa religiosa que vem passando de pai para filho.

O portal leste maranhense nos dias 19 e 20, os dois últimos dias da festa em honra a São Sebastião esteve acompanhando curiosidades e as particularidades que só Passagem Franca tem e preserva em nome da fé e tradição católica que não se vê mais em muitos lugares do estado e até no Brasil.

Igreja Matriz  de São Sebastião. 
Igreja Matriz  de São Sebastião. 
Cartazes em homenagem a São Sebastião  
Na abertura das festividades de São Sebastião dia 10, durante todo o dia, a população em procissão caminha com o mastro na costa, sem botar no chão numa peregrinação por Ruas e Avenidas e até povoados nos arredores da sede do município, em nome da crença sacrifício e fidelidade ao padroeiro.


Durante todos os dias de festa em homenagem ao Padroeiro do município de Passagem Franca, varias programações se reversam até de forma simultâneas, envolvendo os participantes do festejo, como, corrida de cavalos, vaquejadas, cavalgada dos vaqueiros, e festas dançantes com bandas de renomes nacionais como Forró Encantús, Brasas do Forró, Sacode e Bartô Galeno, uma expressão nacional do romantismo dos anos dourados. 

Prefeito Gordinho, na festa dos vaqueiros
Prefeito Gordinho, na festa dos vaqueiros
Local das corridas dos cavalos 
Por passagem Franca nos dias do festejo a são Sebastião passaram alem de muitos filhos que vem de longe, a classe política entre os conterrâneos e outras lideranças que ao longo da história são votados por lá aproveitam o momento de festa, para vi a terrinha e visitar os seus correligionários num clima de fé...

a derrubada do mastro. 
O presidente da Assembleia Legislativa o deputado Arnaldo Melo, que é de Passagem Franca, esteve ali nas festividades religiosas.

 Entre os líderes políticos com mandato da região e sem mandato que estiveram ao lado do prefeito de Passagem Franca, Gordinho, PTB, para participar das festividades estão Raimundo Silva, ex-prefeito de Barão de Grajaú, Zé Mário, ex-prefeito de São João dos Patos, prefeito de Lagoa do Mato, o deputado Federal Pedro Fernandes, PTB, e outras autoridades.

Cavalgadas dos Vaqueiros 
Cavalgadas dos Vaqueiros 
 O ex-deputado e pré-candidato ao cargo em 2014, JJ. Pereira, que é filho de Parnarama naquela região, ao lado da esposa foi assíduo nas festividades.

 Alem de recepcionar os visitantes em Passagem Franca, o prefeito Gordinho participou diretamente dos eventos ligados ao festejo.               

A religiosidade em Passagem Franca é forte e nutre a cada dia em que se passa a fé esperança e crença em São Sebastião.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário