.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Bomba!… Bomba!… Fim para os Gentis, partido de Gentil Neto tem contas reprovadas pela Justiça Eleitoral e fica inapto em Caxias

Um erro amador colocou o Partido Progressistas em maus lençóis em Caxias.

Por ter perdido o prazo legal de prestação de contas, estipulado pela Justiça Eleitoral, o partido de Gentil Neto, pré-candidato à sucessão do atual prefeito de Caxias, Fábio Gentil, poderá ficar de fora da disputa eleitoral de 2024.

Sem a prestação de contas em dia, o partido está inapto, ou seja, sem condições de concorrer ao pleito deste ano, pois não terá autorização para receber verba partidária, doações, abrir contas em nome de nenhum dos candidatos, entre outros problemas.

Outra situação comentada nos bastidores políticos de Caxias é o gasto exorbitante da pré-campanha de Gentil Neto. Em pré-campanha, tudo deve ter limites, e isso foi algo que o grupo Gentil aparentemente não considerou, especialmente durante a convenção, que contou com um evento faraônico, com visíveis gastos excessivos em materiais, camisas, estrutura, gráfica e marketing.

A lei se aplica a todos os partidos que perderam o prazo para prestação de contas em Caxias.

No Progressistas de Caxias, está o chamado "chapão da morte", partido que conta com nada menos que 13 vereadores em mandato e mais 3 ex-vereadores.

Além de ter perdido o prazo legal, o partido, em uma tentativa extemporânea de regularizar a situação, enviou documentações com erros amadores, como a ausência de data na procuração ao advogado que representaria o partido, entre outras falhas grotescas.

Segue abaixo o despacho da Justiça Eleitoral informando que o partido teve suas contas reprovadas:


O Progressistas ainda pode tentar entrar com um mandado de segurança, pedindo que as contas do partido sejam julgadas. Porém, o juiz da 4ª Zona Eleitoral, Jorge Antônio Sales Leite, emitiu recentemente um despacho informando que, pelos próximos 60 dias, não julgará nenhuma conta partidária de forma extemporânea, ou seja, não julgará nenhuma conta de partidos que perderam o prazo de prestação de contas, o que agrava ainda mais a situação de Gentil Neto e dos 20 pré-candidatos.

A lei é muito clara e objetiva em relação aos prazos estipulados, e aqueles que os perderem devem seguir as determinações da justiça.

Veja abaixo o despacho do juiz, informando que não julgará nenhum processo extemporâneo pelos próximos 60 dias:

Mesmo que consigam, através de um mandado de segurança, que suas contas sejam julgadas, o partido perderá muito tempo até que saia um parecer, pois a prestação de contas passa por várias etapas de averiguação, inclusive pelo Tribunal de Contas, que já tem muitas outras demandas pendentes.

A situação de Gentil Neto e seus pré-candidatos é muito complicada, e reverter essa situação não será nada fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário