.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sarney é convidado para ato comemorativo dos 25 Anos de Democracia do Uruguai


Em 1985, o clima de entendimento na Região da Bacia do Prata estava carregado por seqüelas do período colonial que se juntavam a novos contenciosos do século XX. Além das disputas territoriais históricas, a segunda metade do século passado, sedimentou o acirramento do clima inamistoso com a corrida para o domínio da tecnologia do urânio e com a construção da Hidrelétrica de Itaipu. A aproximação de Brasil, Argentina e Uruguai, promovida pelo então presidente do Brasil, José Sarney, e apoiada com entusiasmo pelos presidentes Alfonsín e Sanguinetti, pacificou o que havia ainda de resistência para uma harmônica relação entre os países.

Os contenciosos, principalmente referentes aos recursos naturais da região do Cone-Sul da América do Sul, começaram a ser enfrentados quando os chanceleres do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia assinaram em 1969, em Brasília, o Tratado da Bacia do Prata e estabelecem um Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata como órgão permanente da região.

Em 1986 é realizada em Buenos Aires a 16º reunião dos chanceleres dos países da Bacia do Prata. Em 1989 foi a vez de Brasília sediar o encontro. Na ocasião, Sarney evidencia sua estratégia de integração ao discursar: "Meu governo tem como uma de suas mais altas prioridades o estreitamento dos laços do Brasil com a comunidade latino-americana de nações. Estou firmemente convencido de que o futuro de nossos países passa necessariamente pela integração".


Com a aproximação do relacionamento obtido pelos presidentes Sarney, Alfonsín e Sanguinetti - eles se encontraram 11 vezes no período 1985/90 -, as linhas mestras do tratado puderam ser retomadas e fazer parte da campanha integracionista liderada pelos três mandatários. A Declaração de Iguaçu de 1985, que culminou três anos depois com o Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento foi assinado em Buenos Aires, com participação inicial de Brasil e Argentina e posteriormente pelo Uruguai. O êxito dessa iniciativa gerou as circunstâncias favoráveis para que, em 1991, se constituísse o Mercosul.

O projeto de integração do Brasil com a Argentina contou, desde seu início, com o firme apoio do presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti. Os três presidentes lograram, no plano interno de seus respectivos países, consolidar, praticamente à mesma época, a transição para o regime democrático e incorporaram esse valor ao conjunto de suas políticas externas, com ressonância em toda América Latina.


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário