Segundo o coronel Flávio Peregrino, comandante do 24º BC, desde 2004 o Exército Brasileiro desloca contingentes de tropas para o Haiti. Ele explicou que este ano o Comando Militar do Nordeste (CMNE) foi selecionado para designar as forças componentes do 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT), e cidades como São Luís, Natal e Recife estão enviando tropas.
“Os nossos homens passam por uma seleção e treinamento rigorosos, onde são avaliados condicionamento físico, psicotécnico e clínico. Em 2010, outros 40 soldados maranhenses também foram deslocados para a cidade de Porto Príncipe, capital haitiana. No total, o Brasil já encaminhou 17 contingentes do Exército ao Haiti”, declarou o comandante.
De acordo com Peregrino, 16 países integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), criada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004, em decorrência dos constantes conflitos armados no país.
O 17º Contingente de Força e Paz contará com aproximadamente 652 militares brasileiros.
“Na realidade, a segurança do país está controlada. A missão tem apenas estrutural na reconstrução cívica, social e estrutural dos 3 milhões de habitantes da capital haitiana. A localização do país é suscetível a problemas meteorológicos. O terremoto de 2010, de magnitude 7,0 na escala Richter, por exemplo, atingiu o país, provocando grande destruição na região da capital haitiana. Estima-se que metade das construções foram destruídas, 250 mil pessoas foram feridas, 1,5 milhão de habitantes ficaram desabrigados e o número de mortos ultrapassou 200 mil. O nosso trabalho é de apoio a essa famílias e à reconstrução de sua história”, disse Pererino.
O comandante do 24º BC frisou que as tropas do 17º contingente também darão reforço nas eleições municipais de Porto Príncipe, que acontecerão em março de 2013, realizando ações de patrulhamento e garantindo a ordem e a integridade física dos eleitores e candidatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário