Feirinhas promovidas pelo Sistema SAF.
|
As feirinhas realizadas pelo sistema SAF (composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA) têm ganhado destaque por reunirem higiene, preço justo, alimentos saudáveis e consumidores cada vez mais ávidos por produtos naturais. Na última quarta-feira (18) a Feirinha do Servidor chegou a sua terceira edição, só neste mês de outubro, acontecendo na parte interna da SAF.
Além de apoiar a produção da agricultura familiar, o Sistema SAF tem como missão viabilizar a comercialização dos produtos. Um dos canais de comercialização é a ‘Feirinha do Servidor’, que acontece todas as quartas-feiras na SAF.
Para a engenheira agrônoma Ladyanne Pinheiro, servidora da SAF, a Feirinha do Servidor já faz parte do dia a dia dela e dos outros funcionários, mudando, inclusive, a suas atividades como dona de casa. “Como trabalho em dois turnos, eu fazia feira em supermercados e, por isso, não conseguia consumir produtos totalmente naturais. Hoje, com a feirinha acontecendo aqui, no meu local de trabalho, consigo me alimentar de maneira mais saudável e toda quarta-feira volto de sacolas cheias para casa. Percebo que todos os meus colegas abraçaram a ideia porque ela une servidores e produtores”, finaliza.
Maria Ferreira, 48 anos, agricultora, conta que vender seus produtos na feirinha tem sido muito positivo, pois o lugar propicia comodidade não somente para os consumidores, como também para ela, que é vendedora. “Praticar as vendas dentro da secretaria é muito bom. Tanto por causa do local que atende a todas as exigências de higiene, quanto porque eu sinto que meus clientes gostam do nosso trabalho. Somente nestas três semanas consegui uma renda superior a 2 mil reais”, encerra.
A feirinha ocorrerá em mais duas secretarias, sendo elas: Fundação da Crianças e do Adolescente - FUNAC no dia 20/10 e Secretaria de Estado da Mulher - SEMU no dia 24/10, tendo o horário de início para ás 14h em ambas.
“Com nosso trabalho percebemos que estamos fazendo a diferença na vida dos agricultores familiares do Maranhão. É uma política pública que está dando certo. É muito satisfatório ver a felicidade dos agricultores em ter atenção do estado e apoio na comercialização, enfatizou o secretário da SAF, Adelmo Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário